segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sugestão de atividade: 6° ano


Atividade de revisão sobre a Antiga Mesopotâmia e o Antigo Egito

1) Com base no estudo sobre o Antigo Egito e suas características, forme uma frase com as palavras: Faraó; Pirâmides e Mumificação.

2) Heródoto, o principal historiador da antigüidade, descreve a população Egípcia trabalhando em 550 a. C. de seguinte forma:
            "Eles extraem os frutos da terra com menor labor do que qualquer outro povo... porque estão livres do trabalho de desatar a terra com arado, ou com enxada, ou qualquer outro processo que o homem empregue para obter colheitas de cereais; quando o rio entende de irrigar os campos e depois retira as águas, cada homem semeia seu lote e lança os porcos; depois que as sementes estão bem enterradas pelo patinhar dos porcos, eles os retiram e esperam o tempo da colheita..."
Conforme o texto do historiador Heródoto, faça as seguintes interpretações:
a) Por que extraem frutos da terra com menor labor que qualquer outro povo?

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra?

3) As sociedades antigas estudadas nesse trimestre tem características distintas das práticas religiosas de grande parte do mundo hoje. Segundo nossos estudos diferencie o Monoteísmo e o Politeísmo.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
4) Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade:
a) Lei das Doze Tábuas.
b) Leis Draconianas.
c) Código de Hamurabi.
d) Dez Mandamentos.
e) Lei Tessalônica.

5) Segundo nossos estudos sobre a Mesopotâmia e seus Impérios, responda a seguinte questão:
"- Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.
- Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto."
O preceito legal anterior pertence ao seguinte Código:
a) Corpus Juris Civilis
b) Código de Hamurabi
c) Código de Direito Canônico
d) Código Napoleônico

6) A planície do Eufrates e do Tigre não constitui como o vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos. Por isso, a história da civilização mesopotâmica está marcada por uma sucessão de invasões violentas e de migrações pacíficas que deram lugar a um contínuo entrecruzamento de povos e culturas.
Entre esses povos da Mesopotâmia, assinale a alternativa que contenha os três povos estudados nesse trimestre sobre a Mesopotâmia:
a) Egípcios, Caldeus e Babilônios.
b) Fenícios, Assírios e Hebreus.
c) Hititas, Sumérios e Fenícios.
d) Sumérios, Babilônios e Assírios.
7) Explique a função dos escribas.

8) O que é o Censo?

9) Explique as três formas de escrita praticadas pelos antigos egípcios.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
10) Com o auxílio de um dicionário e de nossas aulas, explique o que era uma MONARQUIA TEOCRÁTICA.

11) O que era o livro dos Mortos?

12) Faça uma pesquisa em livros, revistas e na Internet e escreva o nome de 4 deuses egípcios.

13) (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Teglafalasar III (745 - 728 a. C.), foi uma criação dos:
 a) egípcios
b) caldeus
c) assírios
d) sumérios
e) acádios






Algumas desses questões eu retirei do programa superprofessor e não lembro de qual vestibular eram as questões.  Peço desculpas por não colocar a fonte. Outro site bom de pesquisa de questões é o: www.coladaweb.com

Nenhum comentário: