Desafios
da prática docente
O modelo educacional vigente
na maioria das escolas brasileiras remete a um modelo estrutural no qual os
alunos enfileirados devem seguir uma grade horária de disciplinas engessadas e
que não atendem mais as necessidades desses alunos. Quando o professor entra na
sala de aula e impõe seu conhecimento a partir das primícias de que os
estudantes não trazem consigo nenhum tipo de informação ou conhecimento prévio
fica evidente que esse modelo de professor detentor do conhecimento e o aluno
como receptáculo dessas informações não está de acordo com as novas tendências
no campo das relações de ensino-aprendizagem. Ao discutir novas estruturas
educacionais, não é preciso destruir todas as escolas e reconstruir os edifícios,
mas sim refletir sobre o modelo das práticas metodológicas aplicadas em sala de
aula e na importância da relação de ensino-aprendizagem entre professor e
estudante. No caminho das novas práticas docentes o papel do professor é de ser
mediador entre a produção do conhecimento cientifico e os estudantes, pois com
o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, inclusive das redes sociais,
nossos alunos possuem diversas fontes de informações, que muitas das vezes
carecem de fontes fidedignas, cabendo ao professor traçar metodologias para tornar
essas informações aleatórias em conhecimento efetivo para os alunos. Contudo na
estrutura das escolas em que o professor não abre espaço para o debate e a o
aluno não expõem sua opinião a escola estará fadada as manutenções dos mesmos índices
educacionais alarmantes de nossa educação. As metodologias ativas não são
novidade no campo da produção acadêmica, porém nos últimos anos tivemos um
grande avanço nas produções com essa temática, visando sempre uma melhoria no
processo de ensino-aprendizagem. Tendo como princípio que o estudante é
protagonista na educação, podemos utilizar diversas formas de atividades
diferenciadas para que este estudante sistematize as informações adquiridas e
as transforme em conhecimento.
Caso nós professores não nos
adaptarmos as novas tendências as nossas aulas perderão o sentido e não
conseguiremos a atenção dos alunos, sobretudo com o acesso as tecnologias cada
vez mais amplo. A aula expositiva no qual o professor fala e o aluno só escuta
não funciona na maioria dos casos e esse caminho é desafiador, pois a formação
dos professores foi feita nessa estrutura.
Para diversificar alguns
conhecimentos, diversas práticas são utilizadas por professores e alunos com o intuito
de melhorar as relações de ensino-aprendizagem. Temos, por exemplo, o Júri
simulado, no qual os alunos interpretam uma estrutura de julgamento e para tal,
precisam fazer uma pesquisa aprofundada sobre determinado assunto previamente
estabelecido. Outra estrutura que não demanda grandes recursos financeiros é o peer instruction, no qual os alunos,
após breve exposição oral do professor debatem entre si os conhecimentos e
objetivos daquele conteúdo, daí o nome da aprendizagem
em pares.
Esse pequeno texto visa abrir
o debate e as práticas docentes que nós estamos desenvolvendo para sempre
desenvolver o ensino.

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