sexta-feira, 26 de abril de 2019

Desafios da prática docente


Desafios da prática docente

O modelo educacional vigente na maioria das escolas brasileiras remete a um modelo estrutural no qual os alunos enfileirados devem seguir uma grade horária de disciplinas engessadas e que não atendem mais as necessidades desses alunos. Quando o professor entra na sala de aula e impõe seu conhecimento a partir das primícias de que os estudantes não trazem consigo nenhum tipo de informação ou conhecimento prévio fica evidente que esse modelo de professor detentor do conhecimento e o aluno como receptáculo dessas informações não está de acordo com as novas tendências no campo das relações de ensino-aprendizagem. Ao discutir novas estruturas educacionais, não é preciso destruir todas as escolas e reconstruir os edifícios, mas sim refletir sobre o modelo das práticas metodológicas aplicadas em sala de aula e na importância da relação de ensino-aprendizagem entre professor e estudante. No caminho das novas práticas docentes o papel do professor é de ser mediador entre a produção do conhecimento cientifico e os estudantes, pois com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, inclusive das redes sociais, nossos alunos possuem diversas fontes de informações, que muitas das vezes carecem de fontes fidedignas, cabendo ao professor traçar metodologias para tornar essas informações aleatórias em conhecimento efetivo para os alunos. Contudo na estrutura das escolas em que o professor não abre espaço para o debate e a o aluno não expõem sua opinião a escola estará fadada as manutenções dos mesmos índices educacionais alarmantes de nossa educação. As metodologias ativas não são novidade no campo da produção acadêmica, porém nos últimos anos tivemos um grande avanço nas produções com essa temática, visando sempre uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como princípio que o estudante é protagonista na educação, podemos utilizar diversas formas de atividades diferenciadas para que este estudante sistematize as informações adquiridas e as transforme em conhecimento.
Caso nós professores não nos adaptarmos as novas tendências as nossas aulas perderão o sentido e não conseguiremos a atenção dos alunos, sobretudo com o acesso as tecnologias cada vez mais amplo. A aula expositiva no qual o professor fala e o aluno só escuta não funciona na maioria dos casos e esse caminho é desafiador, pois a formação dos professores foi feita nessa estrutura.
Para diversificar alguns conhecimentos, diversas práticas são utilizadas por professores e alunos com o intuito de melhorar as relações de ensino-aprendizagem. Temos, por exemplo, o Júri simulado, no qual os alunos interpretam uma estrutura de julgamento e para tal, precisam fazer uma pesquisa aprofundada sobre determinado assunto previamente estabelecido. Outra estrutura que não demanda grandes recursos financeiros é o peer instruction, no qual os alunos, após breve exposição oral do professor debatem entre si os conhecimentos e objetivos daquele conteúdo, daí o nome da aprendizagem em pares.
Esse pequeno texto visa abrir o debate e as práticas docentes que nós estamos desenvolvendo para sempre desenvolver o ensino.



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