Atividade
referente à civilização romana, suas origens e suas características principais
responda as seguintes questões.
1) Na Roma antiga, o escravo era considerado um animal de
trabalho sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte.
a)
Em quais condições alguém se tornava escravo na Roma antiga?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Na República romana qual tipo de escravo deixou de existir e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A colônia fenícia de Cartago,
localizada onde hoje se encontra a cidade de Túnis, ao norte da África, havia
se desenvolvido consideravelmente, a ponto de se constituir em poderosa rival
dos interesses romanos no Mediterrâneo. Por mais de um século, os romanos
lutaram para destruir Cartago, acabando por arrasá-la (146 a.C.). Esses
acontecimentos são conhecidos como:
a)
Guerras Médicas.
b)
Revolução Cartaginesa.
c)
Guerras Púnicas.
d)
Guerra de Tróia.
e)
Guerra da Reconquista.
3)
O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele
resultou a formação do Império Romano. Como se deu a conquista do mar
Mediterrâneo pelos romanos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
"Quando os Gracos tentaram seguir os passos de Sólon e Pisístrato era
demasiadamente tarde: nessa altura, o século II a. C., eram necessárias medidas
muito mais radicais do que as praticadas em Atenas para salvar a situação dos
pobres."
(Perry
Anderson - PASSAGENS DA ANTIGÜIDADE AO FEUDALISMO)
a) Os irmãos Graco em Roma ocuparam
importantes posições no governo de suas cidades. Identifique-as.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Para salvar a situação dos pobres, o que defendiam os Gracos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Assinale os aspectos relacionados com a civilização romana.
(01)
Cidades-estado da Grécia.
(02)
As Guerras Púnicas.
(04)
A construção de grandes pirâmides.
(08)
O código de Hamurabi.
(16)
O oráculo de Pálas Atenas.
(32)
O direito romano.
Soma
( )
6) Qual foi o 1º regime político de
Roma e qual a classe dominante?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Quem formou os dois triunviratos
romanos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Qual era a função dos Tribunos
da Peble?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) O mais notável dos poetas
latinos, autor de "Eneida”:
a)
Catulo
b)
Virgílio
c)
Horácio
d)
Ovídio
e)
César
11)
No período anterior às conquistas, a sociedade romana estava dividida em dois
grandes grupos sociais, os patrícios e os plebeus. As transformações sociais
provocadas pela expansão romana fizeram surgir, no entanto, novos grupos,
originados dos anteriores.
Relacione
adequadamente as caracterizações apresentadas na coluna 2 com os grupos sociais
referidos na coluna 1.
Coluna
1
1
- Patrícios
2
- Cavaleiros
3
- Clientes
4
- Plebeus
5
- Nobilitas
Coluna
2
(
) Militares enriquecidos após as
conquistas territoriais.
( ) Tinham origem aristocrata e eram grandes
proprietários de terras.
( ) Ex-escravos, estrangeiros e filhos
bastardos.
( ) Eram
a junção matrimonial entre plebeus enriquecidos e patrícios
A
seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a)
2 - 1 - 5 - 4.
b)
2 - 1 - 4 - 3.
c)
3 - 2 - 1 - 5.
d)
3 - 2 - 4 - 5.
e)
1 - 3 - 5 - 4.
12)
A história de "Spartacus" representa na Roma Antiga, a luta dos:
a)
escravos contra o sistema de opressão estabelecido principalmente a partir da
expansão romana.
b)
camponeses que defendiam a aprovação de uma reforma agrária nas terras
conquistadas pelos romanos.
c)
patrícios que reivindicavam a manutenção dos privilégios políticos que tinham
no Senado Romano.
d)
cartagineses, que não aceitavam o saque e a pilhagem das sua terras pelo
exército romano.
e)
plebeus que exigiam do Estado cargos públicos e salários justos em troca de
fidelidade política.
Bons
estudos!!!
Equipe
de História
“Cada
qual deve confiar em si mesmo.”
Virgílio
Virgílio
Nenhum comentário:
Postar um comentário