segunda-feira, 28 de março de 2011

A migração Humana para a América

Um pequeno texto bem simples para explicar para os alunos do 6º ano o POVOAMENTO DA AMÉRICA


A Migração Humana para a América
Quando vamos tentar estabelecer uma caminho feito pelo homem para sua chegada a América encontramos inúmeras dificuldades entre elas a falta de fontes para nos indicar um caminho a ser seguido.
A teoria do Estreito de Bering foi durante muito tempo a mais aceita pelos pesquisadores e a mais ensinada em sala de aula. Porém recentes descobertas em sítios arqueológicos na América do Sul colocaram um grande ponto de interrogação nessa teoria.
Para buscar novas respostas pesquisas indicaram que outro possível caminho da chegada do homem a América foi atravessando o Oceano Pacífico saindo em pequenas embarcações da Oceania e de Ilhas da Polinésia. Essa teoria indica que grupos de humanos chegaram primeiramente na América do Sul e não na América do Norte como dizia a teoria do Estreito de Bering.
Devido às novas descobertas em sítios arqueológicos como o de Clóvis nos Estados unidos, Monte Verde no Chile e o sítio de São Raimundo Nonato no Piauí a teoria mais aceita por agora é que o povoamento da América foi feita de maneira desordenada, ou seja, vários grupos em diferentes épocas vieram para nosso continente em busca de melhores condições de vida. (Por Eliphas Bruno) 




Um comentário:

Anônimo disse...

Isso não me ajudou em nada, quero tem mais sorte da próxima vez