segunda-feira, 28 de março de 2011

O povoamento do Brasil

Texto bem simples para explicar aos alunos do 6º ano sobre o povoamento do brasil


O povoamento do Brasil

            Para estudar os primeiros habitantes do Brasil na época das migrações e do povoamento de toda a América enfrentamos inúmeras dificuldades, sobretudo política e social. Nem sempre nossos governantes estão preocupados com o patrimônio histórico e quando estão muitas pessoas agindo de má fé destroem as fontes históricas importantíssimas para a reconstrução do nosso passado.
            As pesquisas feitas em Sítios arqueológicos no Brasil acabaram por revolucionar os conceitos existentes sobre o povoamento da América. Acreditava-se que os primeiros humanos haviam chegado aqui por volta de 12 a 13 mil anos antes de Cristo, porém as pesquisas feitas em São Raimundo Nonato – PI deixaram os historiadores intrigados, pois se acredita que as fontes encontradas aqui datam de mais de 40 mil anos. Outra fonte  Importantíssima é o crânio de Luzia, um fóssil humano de mais de 11 mil anos encontrado em Lagoa Santa em Minas Gerais. Além dessas características o “Brasil” tinha em sua fauna animais gigantes como a preguiça e o Tatu.
            Mas a vida dos primeiros habitantes do Brasil não era nada fácil, muitos deles ainda eram nômades, caçadores e coletores, porém a grande mudança foi a introdução da agricultura possibilitando a eles se fixarem num local, tornando-se sedentários.
            Por fim, os primeiros brasileiros eram bem diferentes dos outros americanos, cada povo passou a desenvolver sua cultura, devido a vastidão do território e as diferenças entre os povos, alguns povos permaneceriam nômades, outros desenvolveram a agricultura, outros construíram cidades e etc.


Por Eliphas Bruno 

3 comentários:

grupodaweb disse...

ajudou um pouco obrigada

Artigos de História disse...

precisando estamos aqui pra isso!

se você tiver textos que queira colocar aqui no blog é só falar me enviar e eu publico!

debora disse...

yallemuito obrigado tirei 10 meu professor adoro