terça-feira, 26 de abril de 2011

Absolutismo


Quem são os pensadores absolutistas?

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. Sua obra "O Príncipe" é um tratado político a respeito das estruturas do estado moderno. Nessa obra, Maquiavel defende que o soberano - chamado de Príncipe - deve utilizar de quaisquer meios para manter o controle de seu reino. 

Thomas Hobbes (1588-1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês. Em sua obra "O Leviatã", defende que no estado natural e entregues à propria sorte, os homens devorariam uns aos outros. É por isso, então, que, por necessidade, fizeram entre si um contrato social que designou um soberano sobre todos os demais, tidos como súditos. A esse soberano - o rei absolutista, no caso - competiria garantir a paz interna e a defesa da nação.

Jacques Bossuet (1627-1704) foi um bispo e teólogo francês. Foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político, criando o argumento que o governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus. Foi autor de "A Política tirada da Sagrada Escritura", publicada em 1709, na qual defende a origem divina do poder real: Deus delegava o poder político aos monarcas, conferindo-lhes autoridade ilimitada e incontestável.

Jean Bodin (1530-1596) foi um jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse. Ele é considerado por muitos o pai da Ciência Política devido a sua teoria sobre soberania. Foi o primeiro autor a dar ao tema da soberania um tratamento sistematizado, na sua obra "Os Seis livros da República", publicada em 1576. Para ele, a soberania é um poder perpétuo e ilimitado, ou melhor, um poder que tem como únicas limitações a lei divina e a lei natural.

Nenhum comentário: