quarta-feira, 17 de junho de 2020

Atividade: Reforma Protestante e Contrarreforma



1 - (UnB) A Reforma Protestante rompeu a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esse respeito, julgue os itens adiante.
a) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.
b) As ideias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.
c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.
d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono das práticas de censura.

2 - (UNESP) "Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real." (Stephen Hawking, "Uma breve história do tempo") O "famoso conflito com a Igreja católica" a que se refere o autor corresponde:
a) à decisão de Galileu de seguir as ideias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja. d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da cultura grega da antiguidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.

3 - (UERJ) “No meio de pestes terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas lutas civis, numa Europa Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas da conjuntura econômica, a Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o abismo. Mas o século XVI viu-a recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e mostrar à luz do dia o escandaloso espetáculo de ódio entre os seus filhos”. (DELUMEAU, J. A Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.) O texto acima refere-se à conjuntura do seguinte processo histórico:
a) Iluminismo 
b) Liberalismo 
c) Reforma Religiosa 
d) Revolução Filosófica e Científica

4 – (UNB-PAS/2015) O contexto de afirmação dos Estados nacionais modernos, de que Maquiavel seria intérprete primoroso, é o de importantes rupturas na história europeia. No campo da religião, por exemplo, rompe-se a unidade da Cristandade, fato que também terá repercussões políticas e econômicas. No que se refere à Reforma Protestante e à reação católica, assinale a opção correta.
a) A Reforma Protestante iniciou-se na Suíça, com Calvino, um líder religioso tolerante e aberto ao diálogo com as diversas manifestações cristãs.
b) Mais que líder religioso reformador, Lutero envolveu-se em lutas revolucionárias ao lado dos camponeses alemães em luta contra os príncipes.
c) Na Inglaterra, sob Henrique VIII, a criação da Igreja Anglicana representou um golpe na influência política e econômica do papado no país.
d) Com a criação da Companhia de Jesus, a Igreja Católica organizou sua reação ao protestantismo, centrando-a na ação militar, e não doutrinária

5 - (FCC-SP) – O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:
a) divulgar intensamente a doutrina calvinista no país, sobretudo na região da Escócia.
b) iniciar a expansão externa, formando, assim, as bases do império colonial inglês.
c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.
d) implantar o catolicismo no reino, o que foi acompanhado de repressão aos reformistas.
e) restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215.

6 - (Puccamp) O contexto no qual se desenvolve a chamada Reforma Protestante, no século XVI, inclui divergências entre monarcas, mercadores e o papa da Igreja Católica. O relativo sucesso das novas tendências religiosas está na maneira como responderam a esses conflitos em atenção aos interesses emergentes, tais como,
a) o reforço emprestado pelas ideias luteranas à crença no purgatório e a exclusividade dos príncipes na interpretação dos textos sagrados pretendida por Calvino.
b) o confisco dos bens da Igreja Católica, segundo as ideias de Lutero e a posição calvinista em relação à livre interpretação da Bíblia.
c) a ênfase luterana no culto de imagens e a condenação de Calvino ao uso de idiomas locais na celebração de missas.
d) a defesa luterana de que a igreja fosse submetida aos príncipes e a ideia de Calvino de que todo tipo de trabalho agradaria a Deus.
e) o incentivo de Lutero ao domínio da leitura entre os fiéis, para que todos interpretassem a Bíblia e o livre comércio de indulgências.

7 - (UFPR) "Se não existissem leis e governos, uma vez que o mundo é mau e apenas um ser humano em mil é um verdadeiro cristão, as pessoas se destruiriam umas às outras e ninguém seria capaz de sustentar sua mulher e seus filhos, de se alimentar e servir a Deus. O mundo tornar-se-ia um deserto. E assim Deus instituiu dois governos, o governo espiritual, que molda os verdadeiros cristãos e as pessoas justas por meio do Espírito Santo sob Cristo, e o governo secular, que reprime os maus e os não cristãos e os obriga a conservarem-se exteriormente em paz e permanecerem quietos, gostem ou não gostem disso." (Martinho Lutero. "Sobre a autoridade secular: até que ponto se estende a obediência a ela?" Trad. de Hélio M. L. de Barros e Carlos E. S. Matos. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 16.)
Sobre o contexto da Reforma Protestante e as ideias de Lutero sobre o poder temporal, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Dando continuidade ao pensamento político de Santo Agostinho, Lutero reforça a autoridade dos príncipes, legitima o domínio que exercem sobre os súditos e compartilha com os monarcas as ideias a respeito da centralização do poder.
b) Lutero, por assumir uma posição de conservadorismo político e defender a teoria da resistência passiva dos cristãos, condenou com veemência as revoltas camponesas na Alemanha.
c) Ao fundamentar sua teologia na justificação pela fé, Lutero desenvolveu uma definição pessimista da humanidade, que se confrontava com a definição humanista. Isso ficou evidente na polêmica que manteve com Erasmo, em torno do livre-arbítrio.
d) Apesar de se colocarem em campos teológicos e doutrinários completamente opostos, a Reforma Protestante e a Reforma Católica tinham um objetivo comum: responder às demandas espirituais da época e aplacar as inquietações da consciência cristã.
e) As guerras religiosas do século XVI uniram católicos e protestantes contra a ameaça turca e o Islã.

8 - (Ufg) "A grande guerra dos anos posteriores a 1580 trava-se, na verdade, pelo domínio do oceano Atlântico, que se tornou o centro da terra. Coloca-se a questão de saber se o Oceano pertencerá à Reforma ou aos Espanhóis, à gente do Norte ou aos Ibéricos, porque é exatamente do Atlântico que se trata desde então." (BRAUDEL, Fernand. "O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico". São Paulo: Martins Fontes, 1984. v. II. p. 38.)
O texto acima refere-se às rivalidades europeias no início da Idade Moderna. O espaço desses embates transfere-se do mar Mediterrâneo para o Atlântico. Sobre tais disputas, pode-se afirmar:
a) As lutas entre protestantes e católicos espalharam-se pelo território europeu: os huguenotes na França, os calvinistas na Suíça, os puritanos e os anglicanos na Inglaterra e os luteranos no Sacro Império Romano Germânico revoltaram-se contra o princípio da infalibilidade do papa.
b) No século XVI verificou-se o progresso da unidade europeia. Os poderes tradicionais, o Papado e o Império saíram reforçados após os conflitos com as monarquias nacionais.
c) Na luta contra a intolerância religiosa, a opressão fiscal, a regulamentação mercantilista e a centralização administrativa, as Províncias Unidas dos Países Baixos combateram a Espanha de Felipe II.
d) A nobreza e os assalariados sofreram as consequências da deflação: uma baixa geral dos preços foi sentida em toda a Europa em decorrência dos fluxos de metais preciosos americanos.

9 - (Unespar 2016) Sobre os elementos que caracterizaram a Reforma Católica, também conhecida como contrarreforma, ocorrida no século XVI, é CORRETO afirmar que:
a) A aproximação com os líderes da reforma religiosa, especialmente Thomas Muntzer, que defendia uma igreja renovada e mais próxima do povo;
b) A criação da Companhia de Jesus, o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício e a criação de uma lista de livros proibidos, chamada de Index Librorum Prohibitorum;
c)   A expansão da Igreja católica, especialmente pelos continentes da América e Ásia, contando com as alianças realizadas com luteranos e calvinistas, de modo a levar ao mundo uma nova Igreja instituída a partir do Concílio de Trento em 1545;
d) A partir do Concílio de Trento foi definido que a Igreja Católica mudaria suas ações, aproximando-se da população e abandonando antigas práticas como as realizadas pela Inquisição, mas buscando a conversão sincera dos pecadores;
e) A expansão do catolicismo pelo Novo Mundo descoberto pelos ibéricos, reforçando um dos princípios da Igreja católica renovada com o Concílio de Trento: a predestinação, responsável por explicar o destino dos homens na Terra.

10 - (ENEM-2003) - Jean de Léry viveu na França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras de religião opuseram católicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas católicas.
(...) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior frequência, tornou-se necessário que todos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados. de tal maneira que a caserna logo ficou cheia deles. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (...). Neste texto, Jean de Léry
a) despreza a cultura e rejeita o patrimônio dos indígenas americanos.
b) revela-se constrangido por ter de recorrer a um invento de “ selvagens”.
c) reconhece a superioridade das sociedades indígenas americanas com relação aos europeus.
d) valoriza o patrimônio cultural dos indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades.
e) valoriza os costumes dos indígenas americanos porque eles também eram perseguidos pelos católicos.


“O verdadeiro pastor tem duas vozes: uma para chamar as ovelhas e outra para espantar os lobos devoradores”.
João Calvino

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