segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resumo básico da Economia açucareira no Brasil


Tema 1 - A economia açucareira:
Os negócios na colônia:
Por que Portugal escolheu o açúcar?
·        Experiência anterior (Ilhas do Atlântico);
·        Banqueiros e grupos comerciais europeus para financiamento da produção;
·        Grande quantidade de terras férteis na colônia.
No Brasil existiam outras atividades produtivas?
·        Produção de alimentos para consumo interno;
·        Criação de gado;
·        Artesanato.
Onde se produziu o açúcar no Brasil?
·        O nordeste brasileiro foi o principal produtor, sobretudo a Bahia e Pernambuco;
·        Essas capitanias eram privilegiadas por meio dos rios navegáveis e a proximidade com a metrópole, além das amplas faixas de terra cultiváveis.
A organização da produção do açúcar:
·        Latifúndios: tem origem nas sesmarias, no qual o donatário arrendava a terra a terceiros para sua exploração.
·        Os portugueses não controlavam todo o processo de produção. Devido à falta de recursos, muitos colonos pegavam dinheiro emprestado com Holandeses para financiar a compra de escravos, equipamentos, etc.
Os senhores de Engenho
·        Engenho: local destinado a produção de açúcar.
·        A composição do Engenho: plantação de cana, engenho, residência do Senhor e dos escravos.
·        Lavradores: Proprietários e Arrendatários (tinham um menor lucro).

Tema 2 - A ocupação do Nordeste pelos holandeses
O início da globalização: problemas na Europa, efeitos no Brasil:
·        A complexa relação entre Portugal, Espanha e Holanda:
·        Sem dinheiro para produzir o açúcar, Portugal dependia de investimento estrangeiro. Neste caso, a Holanda. E como pagamento, os navios holandeses faziam o transporte do açúcar brasileiro para a Europa;
União Ibérica? Portugal e suas colônias estão sob domínio espanhol:
·        Dom Henrique 1580 morre sem herdeiros legítimos (era bispo católico), O rei espanhol Filipe II era da família real portuguesa e assim invadiu o território português e o conquistou;
·        Por 60 anos Portugal e suas colônias ficaram sob domínio espanhol (1580 - 1640). Este período ficou conhecido como União Ibérica.
Por que a Holanda invadiu o Brasil?
·        A Holanda era província da Espanha. O rei Filipe II proibiu os Holandeses de comercializar com as colônias portuguesas. Somando esse acontecimento com os inúmeros impostos cobrados e a diferente cultura, os holandeses invadem territórios extremamente lucrativos para a Espanha: escravos na África e açúcar no Brasil.
·        A companhia das Índias Ocidentais (1624 - 1654): Responsáveis pela ocupação do território brasileiro:
·        Primeiramente os holandeses invadiram a Bahia, porém não conseguiram a dominação por completa e foram expulsos. Seguindo assim para Pernambuco;
·        Na capitania de Pernambuco os holandeses vão se fixar em Olinda e pouco tempo depois mudar a capital para Recife.
O domínio holandês no Brasil:
·        Os colonos primeiramente ficaram cautelosos com a presença estrangeira, porém os holandeses só queriam lucrar com o comércio do açúcar.
·        Crescimento urbano e cultural de Recife;
·        Tolerância religiosa e política;
·        (1637 - 1644) Maurício de Nassau: governador holandês em Pernambuco: concedeu empréstimos, fez alianças a fim de retomar os lucros após os conflitos contra os portugueses.
Restauração:
·        D. João IV: em 1640, Portugal recupera sua independência, porém nem todos seus territórios coloniais.
·        Devido às dificuldades financeiras, o nordeste ainda ficou sob o domínio holandês;
As disputas entre colonos e holandeses;
·        Devido à queda no preço do açúcar, os holandeses aumentaram a cobrança de impostos dos colonos;
·        Portugal não conseguia formar um exército capaz de tomar o Nordeste novamente, por isso os colonos criaram milícias;
·        Insurreição Pernambucana: Capitulação da Campina da Taborda: retirada do território brasileiro; Porém a paz definitiva veio somente em 1661.
Tema 3 - A vida nos engenhos
A vida nos engenhos era marcada por: trabalhos pesados, violência, festas, atividades religiosas, encontros de negócios e brincadeiras infantis.
·        Quem eram os senhores de engenho? Grandes proprietários de terras, escravos e recursos financeiros;
·        Passavam pelos senhores uma grande quantidade de atribuições, desde a administração das fazendas como minimizar problemas naturais e a acomodação de visitantes.
Trabalhadores livres? Especializados? Existiam na Colônia?
·        Todo o processo de produção do açúcar era feito pelos escravos, porém eram orientados por trabalhadores especializados como:
·        Feitores: Escolhiam onde se deveria plantar, como plantar, que tipo de cana para o clima.
·        Mestre de açúcar: maior cargo na produção. Ele é que determina a qualidade do açúcar;
·        Purgador: Cuidava do processo de clareamento do açúcar;
·        Caxeiro: coordenava a embalagem e os impostos da produção e outro caxeiro era responsável pela distribuição.
A vida do escravo:
A vida dos escravos assim que entravam nos navios era transformada completamente. Quais as condições do escravo na colônia?
·        Trabalhos insalubres;
·        Moradias precárias;
·        Alimentação insuficiente;
·        Castigos físicos, Metais, etc;
·        Eram tratados como mercadorias. E quando um senhor comprava vários escravos, trazia para sua fazenda, escravos de diferentes regiões para dificultar revoltas organizadas.
·        Os ladinos e boçais: Ladinos eram os escravos que se adaptaram mais facilmente aos trabalhos nas lavouras e/ou já tinham um conhecimento artesanal anterior a sua condição de escravo, além de se adaptar também a língua portuguesa. Já os boçais são escravos que não se adaptaram a língua ou também não conseguiram aprender rapidamente um novo ofício. Estes eram enviados para a lavoura e trabalhos mais pesados.
O que é a Casa-grande?
·        Representava o poder do senhor de engenho. Era a sede do Latifúndio. Além da moradia do senhor e sua família;
O que é a Senzala?
·        Representava a desvalorização do escravo frente os homens livres e seus senhores. Era um local destinado ao descanso dos escravos e realização de seus costumes.

Tema 5 - Trocas e Conflitos: qual relação predominou entre escravos e senhores?
Convivência:
·        Além da violência, estabeleceu-se também uma relação paternal, já que para o senhor de engenho, o escravo era um bem material e sua morte causaria prejuízo a sua família.
·        Ama-de-leite: muitas vezes os filhos dos “brancos” eram alimentados por escravas;
·        As crianças filhas dos senhores também brincavam com os filhos dos negros escravizados.
A miscigenação:
·        A baixa ocorrência de movimentos puramente raciais no Brasil colonial deve-se ao fato, dentre outros motivos, de que muitos homens brancos tiveram relações com negras ou mulatas, gerando assim no Brasil colonial uma indistinção de etnias: Negro, Branco, Índio. O Brasil era formado por todas as etnias. Esses filhos de brancos livres com escravos obtinham, às vezes, a alforria (carta de libertação) de seu pai, ou sua liberdade era alcançada em acordos, ou acordos feitos entre proprietário/pai e a mãe, etc.
Sincretismo Religioso:
·        A religião dos africanos era vista pelos católicos aqui no Brasil como feitiçaria;
·        Para continuar seu culto e não perder sua identidade, os escravos absorveram parte da cultura católica substituindo santos pelos seus deuses.
Mas a história não tem só um lado:
·        Os castigos eram demasiadamente altos, mesmo com uma legislação proibindo-os;
·        Violência contra as escravas;
·        Alta taxa de mortalidade;
·        Baixa taxa de longevidade.
Tema 6 - Nem só de açúcar vivia a colônia
A economia brasileira:
·        Criação de gado: nordeste e sul - mercado interno
·        Rio São Francisco - escoamento da produção e abastecimento da população;
·        O fumo e o algodão: o fumo era destinado ao mercado europeu e para a troca de escravos na África. O algodão só veio a ter importância internacional a partir do século XVIII.
A produção de alimentos:
·        Devido aos grandes latifúndios e seu constante aumento de áreas plantadas, a produção para o mercado interno diminuía;
·        Elevação dos preços e falta de alimentos;
·        A alimentação na colônia baseava-se na alimentação indígena.










Bons estudos!!!
Equipe de História

“Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar.”
Castro Alves

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