terça-feira, 23 de junho de 2020

Exercícios: Revoltas Nativistas no Brasil Colonial


Link para a explicação do conteúdo e para os slides!

Bons estudos!

1 - (FGV) "A confrontação entre a loja e o engenho tendeu principalmente a assumir a forma de uma contenda municipal, de escopo jurídico-institucional, entre um Recife florescente que aspirava à emancipação e uma Olinda decadente que procurava mantê-lo numa sujeição irrealista. Essa ingênua fachada municipalista não podia, contudo, resistir ao embate dos interesses em choque. Logo revelou-se o que realmente era, o jogo de cena a esconder uma luta pelo poder entre o credor urbano e o devedor rural." (Evaldo Cabral de Mello. A fronda dos mazombos, São Paulo, Cia. das Letras, 1995, p. 123). O autor refere-se:
a) ao episódio conhecido como a Aclamação de Amador Bueno.
b) à chamada Guerra dos Mascates.
c) aos acontecimentos que precederam a invasão holandesa de Pernambuco.
d) às consequências da criação, por Pombal, da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco.
e) às guerras de Independência em Pernambuco.

2 - (UFRN) A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:
a) movimentos isolados em defesa de ideias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;
b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;
c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português;
d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.
e) manifestações separatistas de ideologia liberal contrárias ao domínio português.

3 -  (Fgv 2006) – Antunes voltou ao capão e transmitiu a seus companheiros as promessas de Bento. Os paulistas saíram dos matos aos poucos, depondo as armas. Muitos não passavam de meninos; outros eram bastante velhos. Sujos, magros, cambaleavam, apoiavam-se em seus companheiros. Estendiam a mão, ajoelhados, suplicando por água e comida. Bento fez com que os paulistas se reunissem numa clareira para receber água e comida. Os emboabas saíram da circunvalação, formando-se em torno dos prisioneiros. Bento deu ordem de fogo. Os paulistas que não morreram pelos tiros foram sacrificados a golpes de espada. (Ana Miranda, O retrato do rei)
O texto trata do chamado Capão da Traição, episódio que faz parte da Guerra dos Emboabas, que se constituiu
a) em um conflito opondo paulistas e forasteiros pelo controle das áreas de mineração e tensões relacionadas com o comércio e a especulação de artigos de consumo como a carne de gado, controlada pelos forasteiros.
b) em uma rebelião envolvendo senhores de minas de regiões distantes dos maiores centros – como Vila Rica – que não aceitavam a legislação portuguesa referente à distribuição das datas e a cobrança do dízimo.
c) no primeiro movimento colonial organizado que tinha como principal objetivo separar a região das Minas Gerais do domínio do Rio de Janeiro, assim como da metrópole portuguesa, e que teve a participação de escravos.
d) no mais importante movimento nativista da segunda metade do século XVIII, que envolveu índios cativos, escravos africanos e pequenos mineradores e faiscadores contra a criação das Casas de Fundição.
e) na primeira rebelião ligada aos princípios do liberalismo, pois defendia reformas nas práticas coloniais e exigia que qualquer aumento nos tributos tivesse a garantia de representação política para os colonos.

4 – “A Conjuração dos Alfaiates, também conhecida como Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana, foi um movimento organizado na Bahia em 1789.O movimento não chegou a se concretizar, a não ser pelo lançamento de alguns panfletos e várias articulações. Quatro dos principais acusados foram enforcados e esquartejados. Outros receberam penas de prisão ou banimento. A severidade das penas foi desproporcional à ação e às possibilidades de êxito dos conjurados.” (Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado)

A “severidade das penas” impostas aos acusados a que se refere o texto, pode ser explicada pela:
a) relutância dos acusados em acolher os ideais da Revolução Francesa (1789) e da Independência dos Estados Unidos da América (Revolução Americana, 1776).
b) adesão e apoio que os revoltosos obtiveram junto ao governador da província e de outros representantes da elite baiana.
c) origem e pela condição social dos acusados, ou seja, mulatos, negros livres ou libertos e escravos, todos pobres.
d) liderança do médico Cipriano Barata que, por sua atuação em revoltas anteriores, foi preso e enforcado pelas autoridades da província baiana.
e) escassez de gêneros alimentícios e pelo aumento do custo de vida em Salvador, decorrentes das ações dos quatro condenados.

5 - (UFMG 2008)
Leia este trecho, que contém uma fala atribuída a Joaquim José da Silva Xavier:

“... se por acaso estes países chegassem a ser independentes, fazendo as suas negociações sobre a pedraria pelos seus legítimos valores, e não sendo obrigados a vender escondido pelo preço que lhe dessem, como presentemente sucedia pelo caminho dos contrabandos, em que cada um vai vendendo por qualquer lucro que acha, e só os estrangeiros lhe tiram a verdadeira utilidade, por fazerem a sua negociação livre, e levado o ouro ao seu legítimo valor, ainda ficava muito na Capitania, e escusavam os povos de viver em tanta miséria.” (Autos de Devassa da Inconfidência Mineira. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1980. v. 5, p. 117.)
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que os Inconfidentes Mineiros de 1789:
a) acreditavam que o contrabando aumentava o valor recebido pelas pedras e ouro, pois dificultava sua circulação.
b) consideravam que o monopólio comercial explicava por que as regiões de que se compunha Minas Gerais, cheias de pedras e ouro, ficavam mais ricas.
c) defendiam o livre-comércio, por meio do qual pedras e ouro adquiririam seu real valor, uma vez que seriam vendidos aos estrangeiros legalmente.
d) pensavam que os estrangeiros poderiam tirar vantagens do livre-comércio das pedras e ouro, visando a aumentar seus lucros.

6 – Analise a imagem abaixo:
Ao analisar o organograma acima podemos concluir que:

a) durante o século XVII não tivemos revoltas que buscassem a liberdade da colônia em relação a Coroa portuguesa;
b) Os principais centros de revoltas coloniais durante os séculos XVII e XVIII são as regiões Sul e Sudeste do Brasil;
c) As principais revoltas regionalistas do Brasil colonial foram a Revolta de Vila Rica e a Conjuração Baiana;
d) A conjuração Mineira teve seu êxito ideológico após a prisão e morte de Tiradentes;

7 – Veja a imagem abaixo:
A partir do estudo das revoltas coloniais de caráter regionalista, da manutenção da coroa portuguesa do pacto colonial e a criação das Companhia de Comércio que exercia o monopólio comercial no Maranhão, assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais pontos reivindicados pelos irmãos Beckman na revolta de 1684:
a) Os colonos apoiavam a Companhia de Comércio do Maranhão, pois os produtos chegavam com mais frequência a capitania;
b) Os jesuítas e colonos lutavam juntos pela manutenção da escravização das populações indígenas;
c) Os colonos defendiam a escravização do indígena para suprir a falta de mão-de-obra escravizada africana;
d) As demais localidades da Capitania do Grão-Para aderiram aos ideias revolucionários dos irmãos beckman, pois também defendiam a república e a democracia.

8 – Analisando a imagem abaixo e o contexto histórico do século XVII julgue os itens a seguir:
a) Com o fim da União Ibérica em 1640, Portugal proíbe a escravização indígena e força os colonos a comprarem escravos de origem africana;
b) Os bandeirantes tinham como principal fonte de rendo o tráfico de índios escravizados, por isso com a proibição da escravização indígena após a União Ibérica, eles se rebelaram contra a Coroa Portuguesa;
c) A Aclamação de Amador Bueno pelos paulistas em 1641, mesmo não sendo um movimento que prosperou, mostrou a insatisfação de uma parcela da população contra o domínio português no Brasil;
d) Amador Bueno frustrou os planos dos paulistas a declarar fidelidade a coroa portuguesa;

9 – analise a imagem:
Essa bandeira representa os ideais de qual movimento separatista do Brasil Colonial?
a) Revolta de Felipe dos Santos;
b) Revolta de Vila Rica;
c) Guerra dos Mascates;
d) Conjuração Mineira;
e) Conjuração Baiana.

10 – A imagem abaixo apresenta as figuras de Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino dos Santos Lira, Luís Gonzaga das Virgens e João de Deus Nascimento que foram executados pela coro portuguesa em decorrência de qual revolta separatista no Brasil colonial?
a) Revolta de Beckman;
b) Guerra dos Emboabas;
c) Aclamação de Amador Bueno;
d) Conjuração Mineira;
e) Conjuração Baiana

"Liberdade que é tarde demais"

Um comentário:

Unknown disse...

gabarito
1 b
2 c
3 a
4 c
5 c
6 a
7 c
8 cccc
9 d
10 e