quarta-feira, 13 de junho de 2012

José Bonifácio: Obra Completa


José Bonifácio – Obra Completa foi concebido e estruturado de forma a satisfazer todos os tipos de usuário, desde o simples curioso, passando pelo estudante, até o mais especializado historiador profissional.
O site disponibiliza de maneira rápida, fácil e gratuita o maior banco de dados jamais reunido sobre a produção de um grande brasileiro, que atuou em vários campos ao longo de sua vida. E destaca, do conjunto de seus trabalhos como cientista, administrador, político, pensador e poeta, sua realização maior, a do homem de Estado, personagem-chave do processo que, em 1822, fez do Brasil um Império independente.
 Há três portas de entrada, e duas janelas, para José Bonifácio – Obra Completa. A partir de todas elas a navegação é rápida e auto-explicativa.
As três portas, fixas na homepage, são: a seção “História em Movimento”, a caixa “Pesquise Aqui” e, claro, o “Menu”.
A seção “História em Movimento” é composta por nuvens que, ao serem, clicadas, abrem uma animação com links para os demais conteúdos do site, ou então remetem o usuário direto aos documentos mais importantes na trajetória científica e política de José Bonifácio. A caixa “Pesquise Aqui” possibilita ao usuário uma busca rápida em todo o conteúdo do site, ou em cada uma de suas divisões. Este recurso também está listado como um dos itens do “Menu”. O “Menu”, por sua vez, lista as demais áreas que estruturam o site.
As duas janelas de entrada, localizadas abaixo da caixa “Pesquise Aqui”, destacam randomicamente duas das seções que compõem o menu.
O site José Bonifácio – Obra Completa integra um banco de dados (com documentos de José Bonifácio, isto é, produzidos por ele ou pertencentes a ele) e um vasto repertório de textos de apoio (com material sobre José Bonifácio).
No banco de dados, o pesquisador terá, sem sair de casa, acesso à imagem e ao texto integral de milhares de documentos relacionadas ao Patriarca da Independência e ao amplo período histórico a que pertenceu.
As seções de conteúdo editorial dividem-se em: “Cronologia”; “De A a Z”; “Bonifrases”; “Mapa das viagens”; “Principais obras”; “Bibliografia” e “Genealogia”. Elas foram concebidas e organizadas como guias de referência rápida, compactando informações dispersas no banco de dados, montando quadros explicativos, compilando elementos de natureza semelhante e oferecendo informações complementares ao conteúdo dos documentos.


Nenhum comentário: