segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Império Romano do Ocidente e o Império Bizantino: exercícios


Atividade de História
I – Explique por que era tão difícil controlar o Império Romano? Dê 4 exemplos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
II – Quem eram os auxiliares administrativos do Imperador romano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
III – Quais são as características da grande crise romana do século III? Apresente 3 características.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
IV – Por que a contratação de mais soldados não resolveu o problema das rebeliões romanas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
V – Cite 5 motivos estudados em sala de aula que foram fundamentais para o agravamento da crise do Império Romano.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VI – O que foi a Ruralização do Império Romano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VII – Por que os ricos das cidades também estavam deixando suas casas e fugindo para o campo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VIII – O que são os colonos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
IX – Explique o que era o COLONATO.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
X – Quais as novas classes sociais romanas no final do império?
________________________________________________________________________________

XI – Qual a principal reforma do Imperador romano Diocleciano?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
XII – Explique o que era uma Tetrarquia.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XIII – O que era a ANARQUIA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XIV – Qual imperador construiu a cidade de Constantinopla?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XV – Explique o que era o EDITO DE MILÃO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XVI – Qual Imperador dividiu o império em duas partes? Quais eram suas capitais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XVII – Explique a questão ICONOCLASTA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XVIII – Leia as informações abaixo:
1) Igreja Católica Apostólica Romana:
Sede: Roma.
Chefe: Papa.
Língua da missa: latim.
celibato era para todos os membros do clero.
2) Igreja Cristã Ortodoxa:
Sede: Constantinopla.
Chefe: Patriarca.
Língua da missa: grego.
Celibato era apena para os bispo.
Não acreditavam no purgatório
A partir das características acima, explique o Cisma do Oriente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XIX - Roma, de simples cidade-estado, transformou-se na capital do país e mais duradouro dos impérios conhecidos. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o declínio e queda do império Romano:
a) Triunfo do cristianismo e urbanização do campo.
b) Redução considerável dos tributos e abolição do poder despótico do tipo oriental.
c) Barbarização do exército e crise no modo de produção escravista.
d) Ensino democrático dos estóicos e aumento dos privilégios das classes superiores.
e) Estabilização das fronteiras e crescente oferta de mão-de-obra.
XX - Durante o Baixo Império, o império romano viveu grande decadência, determinada principalmente pela (o):
a) Retração das guerras, responsável pela diminuição do afluxo de riquezas, crise do escravismo e da própria produção.
b) Adesão imperador Constantino ao cristianismo, diminuindo a força do paganismo.
c) Guerra civil envolvendo patrícios e plebeus, determinando a decadência da produção agrícola.
d) Édito do máximo, responsável pela ilimitação da produção agrícola e importação de escravos.
e) Crise do comércio romano pelo Mediterrâneo, dado a ocupação realizada pelos povos bárbaros.
XXI - Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:
a) foi conseqüência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros;
b) foi a causa principal da falta de escravos;
c) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos;
d) incentivou o crescimento do comércio;
e) proporcionou às cidades o aumento de suas riquezas.
XXII - Justiniano (527 - 565), no Império Romano do Oriente, enfrentou diferentes dificuldades internas, inclusive nas relações entre a Igreja e o Estado, devido a heresias como a dos monofisistas. Estes, entre outros princípios:
a) pretendiam a destruição de todas as imagens;
b) negavam a natureza humana de Cristo;
c) defendiam o conhecimento de Deus inspirado no misticismo;
d) admitiam o dualismo de inspiração budista;
e) acreditavam na reencarnação das almas em corpos animais.
XXIII - Em relação ao Império Bizantino, é certo afirmar que:
a) o governo era ao mesmo tempo teocrático e liberal;
b) o Estado não tinha influência na vida econômica;
c) o comércio era sobretudo marítimo;
d) o Império Bizantino nunca conheceu crises sociais;
e) o imperialismo bizantino restringiu-se à Ásia Menor.
XXIV - Sobre o Império Bizantino, julgue os itens em CERTO ou ERRADO:
a) (C)(E) Constantinopla, a "Nova Roma" de Constantino, foi fundada para servir como capital do Império.
b) (C)(E) Sua localização geográfica era péssima, descampada por todos os lados, facilitando as invasões.
c) (C)(E) O grande imperador de Bizâncio foi Justiniano, de origem humilde, mas protegido por seu tio, o imperador Justino.
d) (C)(E) No Corpus Juris Civilis, Justiniano organizou uma compilação das leis romanas desde a República até o Império.
e) (C)(E) Com o objetivo de reconstruir o Antigo Império Romano, Justiniano empreendeu campanhas militares conhecidas pelo nome genérico de "Reconquista".



Bons Estudos!!!
Professor Eliphas Bruno







“A justiça é uma constante e perpétua vontade de viver honestamente, não prejudicar a outrem e dar a cada um o que lhe pertence”
Justiniano