sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Frases marcantes da história do Brasil

livro "A História do Brasil em 50 frases" (editora Leya).

Padre Manuel da Nóbrega (1517-1570)
“Se El-Rei determina povoar mais esta terra, é necessário que venham muitas mulheres órfãs e de toda qualidade, até meretrizes, porque há aqui várias qualidades de homens.”

Gaspar Barleus (1584-1648)
“Não existe pecado do lado de baixo do Equador”

Dom Pedro I (1798-1834)
“Será nossa divisa de agora em diante Independência ou Morte...”

Capistrano de Abreu (1853-1927)
“Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição por artigo único: todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara.”

Barão de Mauá (1813-1889)
“O melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem.”

Dom Pedro II (1825-1891)
“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”

Euclides da Cunha (1866-1909)
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.”

Getúlio Vargas (1882-1954)
“O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.”

General Olympio Mourão Filho (1900-1972)
“Em matéria de política, sou uma vaca fardada. Se de acordo com a minha consciência estou certo, quem quiser que me siga.”

Fernando Gabeira (1941-)
“O que é isso, companheiro?”


Fernando Collor de Mello (1949-)
“Em três meses quero a direita indignada e a esquerda perplexa.”


Nenhum comentário: