segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Problemas de definição: A História vista de baixo

   A nova história surgiu como uma alternativa à história tradicional, na ânsia de se colocar em pauta perspectivas diferentes daquela apregoada pelo tradicionalismo histórico.
  Determinados movimentos tais como a descolonização, o feminismo e a ecologia serviram de base para o alavancamento deste novo ponto de observação histórica, uma vez que a história consagrada oferecia uma explicação aquém da preterida por tais fatos.
   O problema inicial surgido foi o de se estabelecer definições, pois isto gera confusão. Quando se menciona o termo"povo", a quem se refere? Esta expressão tem o mesmo significado em todas as culturas? Assim pode-se extrapolar estas perguntas para vários outros termo como cultura, educação, popular, etc. Portanto, quando fala-se em "história vista de baixo" há que se ponderar sobre qual perspectiva está se tratando, afinal de contas, a visão de baixo de uma guerra pode partir de olhos de um soldado ou de um civil, noção esta que pode inferir para diversas outras análises históricas.

Ficha Técnica: BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo: UNESP, 1992.




Por Eliphas Bruno

Nenhum comentário: