quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quero conhecer-te África

Eu quero conhecer-te melhor,


minha África profunda e imortal...

Quero descobrir-te para além

do mero e estafado azul

do teu céu transparente e tropical,

para além dos lugares comuns

com que te disfarçam aqueles que não te amam

e em ti vêem apenas um degrau a mais para escalar!



De Norte a Sul

de Oriente a Ocidente,

- quero conhecer-te bem,

sem nada de insincero, superficial,

e velar-te o corpo possante de virgem negra.

Quero conhecer-te melhor do que ninguém,

minha África silhuetada contra a noite enfeitiçada

de lua e de espíritos vingadores...



E quero mais!

Quero que os meus terríveis gritos de dor

sejam os gritos repetidos dos meus irmãos...

Que eu quero dar-te e dar-lhes todo o meu amor,

toda a minha vida, o meu sangue, a minha alma,

os versos que escrevo a sofrer e a cantar...

Só contigo e com meus irmãos quero lutar

por uma vida digna, livre, alevantada!

Sim, quero lutar em ti integrada

confundindo as almas, lado a lado,

rimando nossos esforços e suores,

sentindo o eco de cada brado

das nossas bocas, reboar por esse sertão fora,

longamente, dolorosamente...



E que alguém, perdido lá longe, o recolha e diga:

- Mas é minha esta voz, esta dor,

é meu também este brado!



Quero compreender-te, minha África,

quero penetrar-te, sonhar contigo,

descobrir-te nua e verdadeira,

sofrer os teus desalentos, esperar contigo,

sempre contigo!

porque só assim merecerei viver...


E que todos digam, quando eu cantar,

ou quando me revoltar, ou quando chorar:

É a África que canta, e grita, e chora!

 
 
Noémia de Sousa
Fonte: www.monarquicos.com/forum

Nenhum comentário: