quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A fonte histórica e o trabalho do historiador

A fonte histórica e o trabalho do historiador
Ao ensinar História para nossos alunos, principalmente aos alunos do 6º ano devemos nos preocupar com a introdução dos conceitos base da História como, por exemplo, o que é história, como fazemos história, o que é fonte histórica e como vamos descobrir histórias de povos que estão muito distantes de nós no tempo e no espaço.
A História nada mais é que uma investigação do passado e os historiadores são os detetives que vão identificar inúmeras características desse passado ora distante ora próximo ao seu cotidiano. Tudo o que acontece em nossas vidas é história, uma festa, uma tarde com os amigos, um dia frente à TV, uma manhã de estudos, tudo isso faz parte da nossa história e as nossas ações também vão interferir em outras pessoas dentro da sociedade, por isso a história oral de nossos parentes mais experientes sempre têm mais de um personagem.
A partir do momento em que nascemos, começamos a construir nossa história. Todas as nossas ações independentes da moral e da ética vão estabelecer a história da nossa família e dependendo de suas conquistas pode até influenciar sua cidade, estado ou país.
Durante nossa vida nossas ações são em síntese a nossa história. Tudo o que vamos produzir será histórico. Todas as ações humanas e seus produtos vão nos dar indícios de como tal povo vive ou viveu, nossa tecnologia fatalmente será parte de um sítio arqueológico no futuro.
Cabe a nós professores e historiadores investigar e reconstruir as ações humanas no seu tempo e no seu espaço respeitando as características de cada povo e tendo como princípio que a história que foi investigada não contém uma verdade absoluta, pois vai depender do olhar de cada professor/ historiador.


Por: Professor Eliphas Bruno

Nenhum comentário: