quarta-feira, 30 de maio de 2012

Povos Pré-Colombianos: atividades


Escolha a única resposta certa, assinalando-a com um "X " nos parênteses à esquerda.

1. Desenvolvimento da agricultura
A) Por volta de 5000 a.C. a agricultura se desenvolveu por todo o continente americano. ( )
B) Por volta de 1200 a. C. a agricultura se estendeu por grande parte do continente transformando profundamente as formas de vida. ( )
C) A agricultura na mesoamerica desenvolveu-se a partir dos astecas. ( )
D) A agricultura na região andina se desenvolveu a partir dos incas ( )

2. Tenochititlán:
A) A cidade de Teotihuacan e não de Tenochititlán é o modelo do urbanismo mesoamericano. ( )
B) A cidade de Tula é a mãe do urbanismo mesoamericano ( )
C) A cidade de Tula jamais foi encontrada. Hoje sabemos tratar-se de uma imagem mítica. ( )
D) Os nazcas habitaram Tenochititlán ( )

3. Tiahuanaco:
A) Os habitantes de Tiahuanaco foram, como os toltecas no México, os primeiros povoadores da zona andina. ( )
B) Tiahuanaco é um sitio arqueológico muito importante na medida em que ele contem informações sobre o desenvolvimento das civilizações sul-americanas ( )
C) Em Tiahuanaco encontramos cerâmica muito leve sem motivos geométricos. ( )
D) As ruínas de Tiahuanaco se encontram próximo aos a área ocupada pelos chibchas.( )

4. Olmecas:
A) Consideramos os Olmecas como a civilização mãe na mesoamérica. ( )
B) Pouco se sabe dos olmecas. As pesquisas arqueológicas descobriram apenas grandes cabeças em La Venta, mas nada de significativo se sabe sobre os olmecas. ( )
C) A unidade fundamental da cultura mesoamericana pode ser encontrada nos astecas e não nos olmecas. ( )
D) Os mexicas precederam os olmecas. ( )

5. Chimus:
A) Chimús desenvolveram uma técnica para plantar a partir de pequenas jangadas colocadas em regiões em regiões pantanosas.( )
B) Os Chimús construíram grande desenhos no chão que podem ser apreciados a distancia. Alguns arqueólogos acreditam que estas proporções se justificam na medida em que esta população tinha um excelente domínio do espaço.( )
C) Os chimus educavam seus filhos com muito rigor. As crianças que desobedeciam os pais eram postas perto de fogueiras com pimenta para que seus olhos ardessem.( )
D) Os chimús trabalhavam com o bronze, ouro, cobre e prata e também o tumbaga, liga de cobre com ouro. ( )

6. Arquitetura:
A) A cidade mesoamericana é murada tendo em vista a presença constante de conflitos resultantes da grande densidade populacional. ( )
B) Apenas na região maia encontramos grandes centros cerimoniais como Palenque, por exemplo. ( )
C) Palenque era um grande centro indígena visitado pelos europeus. Quando descobriu se que a pirâmide central era um túmulo onde havia sido enterrado um príncipe indígena com uma valiosa máscara de jade a pirâmide foi saqueada. Hoje, felizmente a máscara repousa segura num Museu mexicano.
D) A arquitetura religiosa mexicana é marcada pelas capelas abertas. Nela os índios assistiam o culto reproduzindo seus hábitos anteriores, ou seja, realizarem cultos em lugares abertos. ( )

 7. Ordenação
Cada sítio arqueológico deverá ser localizado ou na Mesoamérica ou na área andina. Coloque ao lado M, se for mesoamérica e A se a região for andina. Uma resposta errada anula uma certa.
1. Olmecas ( ) 11. Paracas ( )
2. Chimús ( ) 12. Teotihuacán ( )
3. Chavín ( ) 13. Tiahuanaco ( )
4. Chichén Itzá ( ) 14. Xochicalco ( )
5. La Venta ( ) 15. Monte Alban ( )
6. Tula ( ) 16. Tulum ( )
7. Palenque ( ) 17. Chan Chan ( )
8. Uxmal ( ) 18. Tikal ( )
9. Copan ( ) 19. Mochica ( )
10. Nazca ( ) 20. Huari ( )

Verdadeiro ou Falso
A sentença incompleta abaixo está seguida de cinco itens que a completam de forma distinta. Coloque um "V" nos retângulos à esquerda, quando a sentença formada tiver um sentido verdadeiro. Coloque um "F" quando o sentido for falso.

8. Sobre o processo de descobrimento e conquista da América indígena pelos espanhóis, podemos afirmar que:
1. O contato dos europeus com os indígenas americanos foi catastrófico. Acredita-se que a maior parte da população indígena morreu devido as guerras de conquista e trabalho exaustivo nas minas ( ).
2. O contato dos europeus com os indígenas americanos foi catastrófico. Acredita-se que grande parte da população morreu devido as epidemias de doenças trazidas pelos europeus e para as quais os indígenas não possuíam resistência, por causa dos combates e, posteriormente, devido ao excesso de trabalho ao qual os indígenas eram submetidos. ( )
3. Não podemos considerar a conduta dos indígenas frente ao europeu de forma homogênea. Alguns indígenas apoiaram os europeus, como os tlaxcaltecas por exemplo, já outros jamais se sujeitaram a dominação do espanhol. ( )
4. Apesar de algumas diferenças de conduta entre os indígenas todos eles, com o passar dos anos, combateram de alguma forma os espanhóis estabelecidos no México. ( )
5. Cortês sempre considerou o indígena mexicano como inferior, jamais admirando as civilizações indígenas da América. ( )
6. Cortés admirou Tenochititlán, a atual cidade do México, e menciona em sua segunda carta ao imperador que a cidade era mais bonita que Veneza.( )
7. Colombo morreu sem saber que havia descoberto um novo continente. ( )
8. Colombo morreu triste e esquecido porque ninguém acreditava no que ele sabia tão bem: que havia descoberto um novo continente. ( )
9. Colombo acreditou ter descoberto o caminho para o paraíso. ( )
10. A cidade do México era maior do que Paris na época dos descobrimentos. ( )

Nenhum comentário: