Atividade sobre os povos pré-colombianos e as
conquistas espanholas e inglesas na América.
2 - Quais os
territórios ocupados pelos:
a) Astecas
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Maias
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Incas
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Os
"índios" encontrados pelos espanhóis ao "descobrirem" a
América formavam um contingente numeroso com características culturais
variadas, tais como:
I - a maioria era constituída de grupos tribais em
estágios diversos de desenvolvimento - nômades ou sedentários;
II - Astecas e Incas constituiam verdadeiras
civilizações, com estruturas políticas e sociais complexas;
III - no caso dos Maias, a sedentarização possibilitou a
constituição de uma sociedade agrícola e o surgimento de cidades;
IV - predominavam as comunidades de guerreiros, que
dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras.
Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) I, II e III
e) I, III e IV
4 - Considere as afirmações:
I. Os incas constituíam um vasto império, integrado por
povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se
estendiam em faixas paralelas à cordilheira dos Andes.
II. Entre os astecas, a ausência de chuvas combinada com
um clima quente e úmido permitia o desenvolvimento em grande escala da
agricultura.
III. Os monumentos maias eram tão imponentes que custava
a muitos estudiosos acreditar que tivessem sido obra dos índios americanos.
IV. Uma construção notável dos índios norte-americanos
foi a cidade fortificada de Machu Picchu, a cerca de 600km de Cuzco.
Sobre as asserções anteriores deve-se afirmar que estão
corretas apenas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e IV.
e) III e IV.
5 - As características a seguir dizem respeito a uma
cultura pós - clássica dos ameríndios.
- Ainda que fossem religiosos, não eram teocráticos.
- Seu comércio era comandado pelos pochtecas.
- Seus sacerdotes se entregavam a penitências e jejuns.
- Dividiam o ano em 18 meses de 20 dias.
Essas características se referem aos
a) maias.
b) zapotecas.
c) astecas.
d) chichimecas.
e) incas.
6 - Os astecas davam o nome de Chinampas
a) às habitações feitas de adobe, construídas com vários
andares.
b) aos canis de água utilizados para irrigar a terra nas
regiões desérticas do litoral.
c) aos terraços sustentados por paredes de pedra que
visavam a evitar a erosão.
d) às ilhas artificiais formadas com lama amontoada e
forrada com relvas e arbustos.
e) à terra possuída coletivamente pela tribo e dividida
pelos clãs.
7 -Leia as afirmações seguintes, a respeito dos incas.
I. Praticavam a agricultura da batata.
II. Utilizavam arado de tração animal.
III. Homens e mulheres trabalhavam nas atividades
agrícolas.
IV. Tinham calendário agrícola, respeitando épocas de
plantar e colher.
V. Tinham uma escrita própria, desenvolvida desde o
século XIV.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
8 - Sobre os
povos pré-colombianos assinale (I) para
Incas, (M) para Maias e (A) para os Astecas.
(I)(M)(A)
A agricultura era a principal
atividade econômica, com o domínio de técnicas desenvolvidas
(I)(M)(A)
A domesticação de animais era bem
mais restrita que a dos europeus, pois eles só criavam pacas e lhamas.
(I)(M)(A) O artesanate era bem desenvolvido, especialemente a
tecelagem e a cerâmica.
(I)(M)(A)
Erguiam grandes templos em pedra e
construíam terraços em meio a lagos para o cultivo de hortaliças.
(I)(M)(A)
Embora nao conhecessem a escrita,
tinham um sistema numérico, denominado quipus.
9 - (UEL)
Entre 1519 e 1522, Cortez vence e domina o Império Asteca. Da sangrenta guerra
quearrasou suas cidades, os astecas deixaram um testemunho:
“Nos caminhos jazem lanças quebradas,
Os cabelos estão espalhados.
Destelhadas estão as casas,
Ensanguentados têm seus muros…”
MOCELI, R. História dos povos americanos. São
Paulo: Editora do Brasil, 1990.
Sobre o contexto da dominação espanhola dos povos
americanos, considere as seguintes afirmativas:
I – Na conquista dos territórios americanos, cabia à
Coroa espanhola uma parte das riquezas arrebatadas
aos nativos.
II – Cortez tirou proveito da desunião dos índios, organizando
estratégias de guerra que, somadas
ao seu poderio bélico, acabaram por derrotar os astecas.
III – A conquista espanhola teve início com a tomada da
Cidade do México e foi concluída na segunda
metade do século XVII.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas a afirmativa I é correta.
c) Apenas a alternativa III é correta.
d) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
e)
Todas as alternativas são corretas.
10 - “A
colonização da América do Norte foi empreendida por companhias inglesas,
organizadas por
comerciantes e banqueiros e autorizadas pela Coroa. As
principais empresas eram a Companhia
de Londres, que tinha o monopólio das regiões localizadas
mais ao norte, e a Companhia de Plymonth,
que recebeu o monopólio dos territórios do sul.” Assinale
a resposta que melhor corresponde
aos tipos de colonização das treze colônias inglesas da
América do Norte.
a) As colônias do sul e as do norte possuíam mão de obra
escrava africana.
b) As colônias do norte tiveram a instalação de grandes
propriedades, onde predominava o cultivo
de um só produto (monocultura).
c) Nas colônias do norte e nas do sul o clima era o
subtropical, que favoreceu a produção de artigos
tropicais.
d) Nas colônias do norte houve a instalação de pequenas
propriedades rurais, nas quais predominou
o cultivo de vários produtos agrícolas (policultura).
e)
Nenhuma das alternativas anteriores.
11 - Complete com V para verdadeiro e F para falso.
a) Os franceses nunca fundaram povoamentos na América do
Norte. ( )
b) O Canadá foi fundado com o nome de Nova França. ( )
c) Na metade do século XVIII a Inglaterra dominou a
Louisiana. ( )
d) A Louisiana foi dada de presente aos Estados Unidos
pelos holandeses. ( )
e) O
principal povoado inglês em 1717 foi Nova Orleans. ( )
Leia o
texto para responder às questões de 12 a 15:
A mita nas minas de Potosí
“A mita está relacionada teoricamente com os costumes dos
incas dos deveres do indivíduo para com o Estado. Não é dever pessoal, é um
imposto cletivo das aldeias, das comunidades. Cada comunidade deve designar os
jovens para a mina. [...] Da mesma maneira que para os impostos, calculou-se a
partir das necessidades e se distribuiu o número de homens que deviam ser obtidos entre as comunidades indígenas,
as quais, por sua vez, selecionavam os homens. Isto dava enorme poderes aos
‘corregidores’ espanhóis nas províncias e aos ‘caciques’ índios nas aldeias. Os
aldeães [...] davam tudo que possuíam, até 15 ou 20 cabeças de gado para
ficarem isentos. Os mais pobres tinham que marchar com sua família e
abandonaram suas parcelas, o que arruinavam os campos.” (VILLAR, Pierre. In: CORRÊ, Ana Maria Martinez. A América latina de colonização espanhola.)
12 - O que era a MITA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 - Segundo o autor, a mita estava teoricamente
relacionada aos costumes incas. O uso do termo “teoricamente” significa que:
a) Os costumes incas existiam na teoria e nao na prática
b) Os espanhóis não conheciam como era verdadeiramente os
costumes incas.
c) A MITA instaurada pelos espanhóis, na prática, era
bastante diferente da que existia entre os incas.
14 - As expressões ‘corregidor’ e ‘cacique’ significam
respectivamente:
a) Máxima autoridade de um município ou província e líder
da aldeia
b) Autoridade máxima da colônia e rei da aldeia
c) Monarca espanhol e monarca da aldeia
d) Vice-rei e líder da aldeia.
15 - De acordo com o texto, que resultado a prática da
mita trouxe para as aldeias indígenas? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bons Estudos!
Equipe de História
"A
educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson
Mandela)
Nenhum comentário:
Postar um comentário