quarta-feira, 23 de maio de 2012

Semana de Arte Moderna: explicações e exercícios


A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922:

Com o objetivo de discutir a identidade nacional, compreender a cultura brasileira e os rumos das artes, artistas e intelectuais organizaram nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna - marco do movimento modernista no Brasil.

O evento, A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922:

Com o objetivo de discutir a identidade nacional, compreender a cultura brasileira e os rumos das artes, artistas e intelectuais organizaram nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna - marco do movimento modernista no Brasil.

O evento, que também envolveu representantes de outros segmentos da sociedade -políticos, educadores, empresários e trabalhadores-, acabou trazendo à tona discussões sobre os rumos da nação, propostas de reforma da Constituição de 1891 e até da sociedade.

Leia mais nos links
 http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/noticias/0,,OI5629498-EI16743,00-A+Semana+de+Arte+Moderna+de.html 
http://educacao.uol.com.br/artes/semana-de-arte-moderna-evento-inaugura-modernismo-no-brasil.jhtm 
http://www.febf.uerj.br/pesquisa/semana_22.html  que também envolveu representantes de outros segmentos da sociedade -políticos, educadores, empresários e trabalhadores-, acabou trazendo à tona discussões sobre os rumos da nação, propostas de reforma da Constituição de 1891 e até da sociedade.

Leia mais nos links


FAÇA O TESTE (1) PARA SABER O QUANTO VOCÊ CONHECE DO ASSUNTO:

1) Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros enxergaram a necessidade de romper com os valores estéticos dominantes, representados principalmente pelos poetas parnasianos, dando origem a um estilo novo e transformador. No Brasil, esse descontentamento que originou a Semana de Arte Moderna foi bastante explorado na literatura. Qual dos escritores abaixo não fazia parte do movimento modernista?
a) Oswald de Andrade
b) Euclides da Cunha 
c) Manuel Bandeira 
d) Guilherme de Almeida

2) Em 1917, a Pintora Anita Malfatti, recém-chegada do exterior, realizou a primeira exposição modernista. Com influência do cubismo, expressionismo e futurismo, suas obras escandalizaram a sociedade, chamando a atenção de um importante escritor. Em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo, ele publicou o famoso textoParanóia ou mistificação, que serviu como incentivo para a criação da Semana de Arte Moderna, 5 anos depois. Quem foi o autor do artigo? 
a) Menotti del Picchia 
b) Nelson Rodrigues 
c) Antônio Cândido 
d) Monteiro Lobato

3) Durante a Semana de Arte Moderna, diversos artistas tiveram seu espaço. Desde Villa-Lobos e Guiomar Novais, na música, até Oswald de Andrade e Brecheret, na literatura e na escultura, a Semana reuniu os principais representantes do modernismo. A leitura de um poema de Manuel Bandeira, de crítica ao parnasianismo, foi recebida pela plateia com muitas vaias. Como se chama o poema? 
a) Os Sapos 
b) Os Ratos 
c) Sábios Parnasianos 
d) Os Saltimbancos

4) Organizada por Di Cavalcanti e Rubens Borba de Morais, a exposição de artes plásticas foi um dos principais destaques da Semana de Arte Moderna. Entretanto, uma das artistas, que se tornou uma das principais pintoras modernistas brasileiras, não estava na Semana, retornando ao Brasil somente alguns meses depois. Quem foi ela? 
a) Anita Malfatti 
b) Patrícia Cavalcanti 
c) Tarsila do Amaral 
d) Helena Kolody

5) Para muitos, a importância da Semana de Arte Moderna está mais nos movimentos que gerou do que no acontecimento em si, recebido friamente por grande parte do público. Após aquela semana, diversas publicações, pinturas e movimentos políticos foram, de uma forma ou de outra, influenciados pelo espírito modernista. Ainda em 1922, surgiu a revista Klaxon, primeira publicação dos modernistas, com textos e ilustrações de artistas participantes da Semana. Quem era o principal responsável pela revista?
a) Manuel Bandeira 
b) Sérgio Milliet 
c) Jorge Amado 
d) Mário de Andrade 

6) Apesar do espanto causado à plateia pelo poema Os Sapos, de Bandeira, foi o livro Paulicéia desvairada, de Mário de Andrade, que entrou para a história como o símbolo da poesia modernista, com a defesa da liberdade e da polifonia. Três anos depois, foi publicado Pau-Brasil, um desdobramento do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que defendia a criação de uma “poesia de exportação”. Quem foi o autor do livro? 
a) Raul Bopp
b) Mário de Andrade
c) Oswald de Andrade
d) Cecília Meirelles

7) A Semana de Arte Moderna também se insere em um importante contexto de mudanças políticas e sociais no País, durante os últimos anos da República Velha. Quais desses acontecimentos também ocorreram em 1922?
a) Revolta Federalista e Intentona Comunista
b) Início do Movimento Tenentista e Criação do Partido Comunista Brasileiro
c) Revolta da Vacina e Criação do Partido Comunista Brasileiro
d) Início do Movimento Tenentista e Morte de Júlio Prestes

8) Autor do poema Juca Mulato, de 1917, palestrou sobre estética modernista na Semana de Arte Moderna e, mais tarde, alinhou-se a uma corrente nacionalista do modernismo, o verde-amarelismo. Quem é ele?
a) Cassiano Ricardo
b) Graciliano Ramos
c) Plínio Salgado
d) Menotti del Picchia

9) Quem foi o principal mecenas da Semana de Arte Moderna, também participante do modernismo, assinando o prefácio de Pau-Brasil e colaborador de Macunaíma?
a) Francisco Matarazzo
b) Natércio da Silva Pinto
c) Paulo Prado
d) Paulo Emílio Sales Gomes

10) Nas artes plásticas, Tarsila do Amaral é considerada por muitos a principal pintora modernista brasileira. Desse período, quais são duas de suas obras mais famosas?
a) O Homem Amarelo e Abaporu
b) Abaporu e Antropofagia
c) Juca Mulato e Antropofagia

Nenhum comentário: