terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Exercícios Reforma e Contrarreforma


1.       Durante nossos estudos referentes a Reforma Protestante e a Contra Reforma vimos que vários motivos implicaram em uma busca de reformular as estrutura da igreja, sendo que o principal deles eram os abusos praticados por clérigos que receberam seus títulos mediante a pagamento. Com base em nossos estudos explique: (1,5)
a) Explique três abusos cometidos pela igreja nesse período que levaram homens como Lutero, Calvino, entre outros a buscar uma reforma da Igreja Católica?(0,5)

b) Segundo Lutero como o homem poderia obter a salvação eterna? (0,5)

c) Segundo Calvino como o homem alcançaria a salvação eterna? (0,5)

2.       Em meio à efervescência de idéias renascentistas que questionavam os valores medievais implantados pela igreja, tivemos a ascensão de um movimento intitulado Reforma Protestante que abalou as estruturas da sociedade moderna. Com base nessa informação e nos nossos estudos referentes ao tema marque (X) nas afirmações incorretas. (1,0)
(     )
O episódio conhecido como Noite de São Bartolomeu, na França, foi um dos desdobramentos da Reforma protestante iniciado por Martinho Lutero.
(     )
John Huss e John Wycliffe foram os precursores de Martinho Lutero e João Calvino na busca pela reforma da Igreja.
(     )
Dentro da Igreja Católica também existiram reformadores, porém menos radicais que Lutero, por exemplo, dentre eles podemos destacar São Francisco.
(     )
Após Lutero queimar a bula papal em praça pública, o papa Leão X excomungou Martinho Lutero.
(     )
Os burgueses não aderiram a Reforma Protestante e continuaram fiéis a doutrina católica.
3.    No capítulo estudado vimos que ocorreram mudanças no contexto religioso que implicaram na saída de vários membros da igreja católica (reformadores). Na busca por manter seus membros e reconquistar os que haviam se retirado surgiu um movimento chamado de Companhia de Jesus (contra reformadores). Com relação a Reforma Protestante e Contra Reforma coloque (R) nos itens que correspondem à Reforma Protestante e (C) nos relacionados à Contra Reforma. (1,0)
(   ) Tinha entre seus principais líderes Martinho Lutero e João Calvino.
(   ) Foi um movimento que visava combater o avanço do protestantismo.
(   ) Seus participantes foram as principais vítimas das inquisições.
(   ) Foi um movimento que visava combater os abusos cometidos pela igreja católica.
(   ) Utilizavam as inquisições como forma de opressão aos seus opositores.

4. Como já foi exposto a Reforma protestante teve repercussão continental pelo de terem tido um grande apoio por parte das gráficas os idéias protestantes se propagaram por várias nações, isso implicou em inúmeras mudanças.  Julgue os itens que se seguem marcando (C) para as alternativas Corretas e (E) para as Erradas. (1,0)
( C )
( E )
A Igreja Anglicana de Henrique VIII manteve boa parte do Ritual Católico, porém a doutrina era protestante.
( C )
( E )
Segundo o filme “Lutero” podemos perceber que as pessoas seguiam fielmente a compra de indulgências e visitavam as exposições de relíquias sagradas.
( C )
( E )
Ainda em relação ao filme “Lutero” podemos perceber que Lutero era fiel à Igreja Católica, porém sua visita a cidade de Roma mudou seu pensamento e a partir daí começou a tomar medidas que eram contrárias as idéias do Papa.
( C )
( E )
A tradução da Bíblia do Latim para o Alemão feita por Lutero, não irritou a Igreja.
( C )
( E )
Calvino era um bom governante em sua cidade, Genebra, e não teve problemas entre católicos e protestantes.
( C )
( E )
Para Calvino o homem já nascia com seu destino pronto, ou seja, só havia uma forma de saber qual era esse destino, a prosperidade econômica.
( C )
( E )
Lutero se escondeu na Alemanha, pois, estava com medo dos Católicos e pensava em desistir de sua teoria.
( C )
( E )
O Rei Henrique VIII da Inglaterra fez sua própria Igreja somente para poder se casar novamente.
( C )
( E )
Vários dos príncipes alemães apoiaram Lutero na Reforma, pois, não suportavam mais os pesados impostos cobrados pela Igreja Católica.
( C )
( E )
A Inquisição foi uma resposta da Igreja Católica a Reforma protestante.

5.  Em resposta a Reforma protestante a Igreja Católica se reuniu no Concilio de Trento e fizeram algumas mudanças no seu comportamento e criaram alguns órgãos para resgatar seus fiéis perdidos. Escolha uma das medidas tomadas pela Igreja e explique-a. (0,5)

6. Vários fatores colaboraram no Movimento conhecido como Reforma Protestante. Explique que fatos que colaboraram para definir a utilização desse termo. (0,5)



                                                                                                                                                                     Boa Prova!
Equipe de História

2 comentários:

Artigos de História disse...

gabarito
2 ECCCE
3 e
4 CCCEECEECE

Unknown disse...

Correção

O item 1 da questão 2 é C