terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Renascimento e Grandes navegações: exercícios


1) Portugal e Espanha largaram na frente dos outros países europeus devido a uma série de fatores que influenciaram a sociedade em vários aspectos. Para avaliar seus conhecimentos referente as Grandes Navegações, relacione as informações propostas com os interesses dos países estudados. Coloque (P) para as afirmativas que estejam relacionadas à Portugal e (E) para as relacionadas à Espanha. (1,0)

( P ) Portugal                        (    ) Seus reis investiram no plano de Cristóvão Colombo de dar a volta ao mundo na busca de um novo caminho ao oriente.
( E ) Espanha                       (   ) Desejavam converter ao cristianismo os nativos de outros continentes, e também combater os “infiéis”.
(   ) D.Henrique criou a Escola de Sagres por sentir a necessidade do desenvolvimento náutico.
(    ) Estavam em condições de liderar a expansão marítima e comercia européia.
(     ) Novas rotas para o oriente foram descobertas com a ajuda das caravelas, que foram desenvolvidas por volta de 1226 d.C

2) Durante nossos estudos verificamos que os europeus foram os pioneiros nas navegações e na busca por rotas marítimas para se chegar ás Índias. De acordo com as aulas ministradas e o estudo sobre as grandes navegações assinale a alternativa correta. (0,5)

A) Para Portugal e Espanha saírem na frente das Grandes Navegações, estes tiveram um auxilio geográfico, econômico e político.
B) Os europeus do século XV não enfrentaram problemas em suas navegações, por isso as Grandes Navegações foi um sucesso.
C)As especiarias indianas não eram muito cobiçadas pelos, pois os europeus possuíam essas especiarias em seu território.
D) As Grandes Navegações ocorridas aproximadamente entre 1400 a 1600 não tiveram o apoio dos reis, principalmente de Portugal e Espanha.

3) Os europeus, em especial Portugueses e Espanhóis se lançaram a frente nas Grandes Navegações. No entanto existiram inúmeras dificuldades que precisaram ser superadas. De acordo com as aulas ministradas, explique quais foram os perigos enfrentados pelos europeus nas Grandes Navegações? Cite 3 exemplos. (1,0)

4) A notícia sobre novas terras causou muitas discussões entre portugueses e espanhóis quase levando estes países a guerra. Mediante as aulas ministradas e seus estudos a respeito das Grandes Navegações explique o foi Tratado de Tordesilhas. (1,0)

5) Devido a inúmeros fatores naturais os europeus estavam cada vez mais dependentes dos produtos orientais. A partir do que foi estudado e debatido em sala de aula e da leitura do capítulo referente ao tema explique por que as especiarias orientais eram tão desejadas? 
Cite no mínimo três exemplos. (1,0)   

6) Na Europa ocorreu um movimento denominado Renascimento e Humanismo. De acordo com nossos estudos e a leitura do capitulo referente ao tema julgue os itens em VERDADEIRO (V) ou FALSO (F). (1,0)

(C) (E)
O renascimento foi um movimento artístico, cientifico e cultural ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI.
(C) (E)
Os renascentistas voltaram-se para o homem, a razão, a observação e para a experiência.
(C) (E)
Somente alguns renascentistas eram ateus, sendo que a maioria acreditava em Deus.
(C) (E)
Dante e Petrarca foram alguns dos representantes do Renascimento.
(C) (E)
O retorno a arte grega e romana foi uma das características do Renascimento.
(C) (E)
A Itália foi a principal divulgadora do renascimento.
(C) (E)
Humanismo significava o egoísmo dos representantes do renascimento.
(C) (E)
Os valores renascentistas priorizavam o antropocentrismo.
(C) (E)
Os humanistas valorizavam a cultura dos gregos e romanos e rejeitavam os textos medievais, aprovados pela Igreja. 
(C) (E)
A razão era para os renascentistas o valor supremo.

7) Segundo nossos estudos referente as Grandes Navegações e ao Renascimento responda as próximas questões de acordo com as anotações do caderno e a leitura do capitulo. (0,5)

I   -
Para os renascentistas a fé era mais importante do que a razão
II  -
A crença em que nas Américas existiam seres monstruosos foi mantida após o renascimento.
III -
As Grandes Navegações foi um evento importante para Espanha e Portugal, pois o Mediterrâneo era controlado pela Itália, e impedia um crescimento mais significativo de destes países.
IV -
Algumas famílias Italianas foram as principais mantenedoras dos artistas renascentistas.
V  -
Luís de Camões e Shakespeare foram um dos nomes da renascença fora da Itália.

a)
(    )
As afirmações I e II são falsas.
b)
(    )
As afirmações I e V são verdadeiras.
c)
(    )
Todas as afirmações são verdadeiras.
d)
(    )
Somente a afirmação IV é falsa.
e)
(    )
Somente as afirmações II e IV são falsas.
8) O movimento Renascentista modificou o contexto do Homem medieval. Essas mudanças foram tão profundas que a História atual denomina este período de História Moderna. Segundo nossos estudos marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas a respeito do Humanismo e Renascimento: (1,0).

(C) (E)
Para o renascentista o tempo pertence ao Homem.
(C) (E)
Para o Renascentista a Fé é importante, porém o uso da razão se faz necessário, pois a experiência e a observação também são fundamentais.
(C) (E)
O individualismo do renascimento tem o mesmo significado de hoje, mostrando que os artistas se preocupavam consigo mesmo não dando importância para a sociedade.
(C) (E)
No mundo dos renascentistas, o Homem é o centro das atenções, ou seja, o teocentrismo.
(C) (E)
O movimento chamado de Humanismo priorizava o conhecimento do Homem, de seu corpo, suas idéias e suas emoções.

9) Nesse período do renascimento, várias descobertas foram feitas, além das já questionadas sobre as grandes navegações, os estudos sobre o corpo humano teve significativos avanços para a época, técnicas de pinturas, anatômicas, etc. Complete as afirmações: (1,0)

Leonardo da Vinci                          Mecenas                                          Renascentista                                               
                                                           Perspectiva              Humanismo
     Naturalismo       Burguesia                                   Gregos                                  Romanos                  
                       Profundidade


a) No século XIV ao XVI, os__________________ foram patrocinados pelos ___________, sendo que estes pertenciam à _________________.
b) O ______________ é a arte em que o artista busca a perfeição em relação ao real e o _______________, formaram algumas das linhas de pensamento da era renascentista.
c)________________________ foi um dos ícones do renascimento, produzindo trabalhos em varias áreas do conhecimento artístico, cientifico e experimental. Outra arte retratada pelos renascentistas foi a_________________  no qual os artistas davam _________________ a suas obras.

d) Os humanistas estudavam autores ________ e _________ para conhecê-los e inspirar-se neles a fim de criar algo novo

10) Por que o nome Renascimento demonstra preconceito em relação à Idade Média? Defina com suas palavras. (1,0)

11) Qual a diferença entre teocentrismo e antropocentrismo no contexto do renascimento? Defina com suas palavras. (1,0)

Nenhum comentário: