terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Atividade de revisão: Revolução Francesa


1) A Revolução francesa  - assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

a) ( V ) ( F )
Na prisão da Bastilha que o Rei francês Luís XVI prendia seus opositores políticos.
b) ( V ) ( F )
Na sociedade francesa do século XVIII ainda predominava o Antigo Regime, e este era liderado pela burguesia.
c) ( V ) ( F )
A sociedade francesa era dividida em três estados: 1º , 2º e 3º estados.
d) ( V ) ( F )
Após lutarem na Independência das 13 Colônias Inglesas, os soldados franceses buscaram a liberdade em seu país.
e) ( V ) ( F )
O 1º estado era formado pelo Alto e Baixo Clero, sendo que o baixo clero era de origem humilde.
f) ( V ) ( F )
O 2º estado era formado pela Nobreza e esta se dividia em três subgrupos: Cortesã, Provincial e de Toga, sendo que a nobreza de Toga eram burgueses que haviam comprado seu titulo e nobre.
g) ( V ) ( F )
O terceiro e mais numeroso estado era formado pela imensa maioria da população francesa além de ser composto por diferentes grupos sociais.
h) ( V ) ( F )
A alta burguesia e a pequena burguesia faziam parte do 3º estado, porém tinham interesses distintos.
i) ( V ) ( F )
Os trabalhadores urbanos e rurais (camponeses) faziam parte do 3º estado.
j) ( V ) ( F )
Todos os camponeses pagavam impostos ao Rei e a Igreja Católica, assim sustentavam com seu trabalho a Nobreza e o Clero.

2) Sobre o capítulo 13 – A Revolução francesa  - assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

a) ( V ) ( F )
Os pobres de Paris eram conhecidos como “sans-culottes”.
b) ( V ) ( F )
Devido a vários fatores, políticos e econômicos inúmeros franceses afortunados passavam fome. O que desencadeou nos anos após a seca de 1780 intensas revoltas populares.
c) ( V ) ( F )
A crise nos alimentos chegou ao ponto que um trabalhador tinha que gastar 88% do seu salário somente com o pão, restando 12% para as demais obrigações.
d) ( V ) ( F )
Após aproximadamente 175 anos sem convocar os Estados Gerais, Luís XVI reuniu os três estados contando com o apoio da nobreza e do clero para fazer exigências ao 3º estado.
e) ( V ) ( F )
O sistema de votação na convocação era baseado por individuo e não por sua origem social. Ou seja, não importa onde o representante nasceu e sim a importância de seu voto.
f) ( V ) ( F )
Em maio de 1789 os representantes dos 3 estados se reuniram, no entanto o 3 estado não estava satisfeito com o sistema de votação.
g) ( V ) ( F )
Logo após o início da assembléia, o rei Luís XVI manteve os privilégios absolutistas ao clero e a nobreza.
h) ( V ) ( F )
As principais fases da Revolução Francesa são: Assembléia Nacional Constituinte, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.
i) ( V ) ( F  )
No dia 26 de agosto de 1789 a assembléia aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
j) ( V ) ( F  )
Os ideais iluministas provaram na Independência dos Estados Unidos que não tem como colocá-los em prática.

3) A revolução francesa representou dentre vários fatores aspectos que sintetizam os interesses burgueses. Explique as principais características da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4) Explique o que é uma Monarquia Constitucional.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

5) Diferencie Girondinos e Jacobinos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

6) Explique o episódio conhecido como golpe  de 18 de Brumário.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Nenhum comentário: