1 – (UFRR/2014) “O senhor visitou Sara,
como ele tinha dito, e cumpriu em seu favor o que havia prometido. Sara
concebeu e, apesar de sua velhice, deu à luz um filho de Abraão, no tempo
fixado por Deus. Abraão pôs o nome de Isaac ao filho que lhe nascera de Sara”. (Gênese,
21).
De Isaac descendem todos os hebreus.
Sobre os hebreus e a antiguidade oriental é incorreto afirmar:
a) O Código de Hamurábi contém alguns
direitos de Família, tais como: o homem tinha uma esposa principal e podia
dispor de concubinas; a mulher principal tinha direitos que a concubina não
possuía.
b) O reino de Davi foi superior aos
impérios egípcios e babilônicos e até hoje Davi é o símbolo do poder político
dos hebreus, no moderno Estado de Israel.
c) O hebraico é uma língua semita,
pertencente ao mesmo grupo do aramaico e de outras línguas faladas na
Mesopotâmia.
d) De 1200 a.C. a 1030 a.C., os hebreus
desenvolveram um sistema tribal sem propriedade particular de bens de produção.
Governantes existiram apenas em ocasiões de guerra.
e) Entre os hebreus, Iavé passou de um
deus tribal para um deus universal; os profetas Amós e Isaías foram os grandes
responsáveis pela mudança.
2 - (UFPE) Entre os povos do oriente
médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização
ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das
tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a
alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus
constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política
dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em
volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por
volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos
trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por
diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os hebreus organizaram-se social e
economicamente com base na propriedade da terra, o que deu
início à Diáspora.
3 - (UFRN) Entre os hebreus da
Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao
povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas
dessa época, em nome de Javé proclamou:
“Ai dos que decretam leis injustas; dos
que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para
arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e
roubarem os órfãos!”
(Isaías 10:1-2)
“Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem
campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no
meio da terra!” (Isaías
5:8)
Esses pronunciamentos do profeta Isaías
estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorreu:
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o
comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos
povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os
hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José,
que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que
enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por
Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados
para a Babilônia.
e) o domínio persa, como Ciro, o Grande,
que massacrou milhares de camponeses hebreus.
4 - O termo semita é comumente usado
para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita é usado
para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo
hostilizar a cultura hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição
hebraica, remete à figura de:
a) Sem, um profeta obscuro da época dos
patriarcas.
b) Sem, um rei babilônico que dominou a
Mesopotâmia.
c) Sem, filho de Noé.
d) Sem, isto é, os hebreus seminômades
que habitavam a península arábica.
5 - (PUC-SP) Diáspora é o termo que
designa a dispersão dos hebreus por várias regiões do mundo, após serem
expulsos de seu território no século II. Somente depois de 1948, com a criação
do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se reunir num mesmo país.
Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio século, motivo de
contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela região. O ano de 1995,
talvez, seja o marco do apaziguamento desses conflitos, uma vez que acordos têm
sido realizados pelos seus líderes, sob a chancela da diplomacia internacional
– o que, infelizmente, não impediu o assassinato do primeiro-ministro de
Israel. O povo que provocou a dispersão dos hebreus no século II e o povo que
manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são, respectivamente:
a) os egípcios e os iranianos.
b) os romanos e os palestinos.
c) os palestinos e os egípcios
d) os romanos e os iranianos
e) os egípcios e os palestinos.
6 - Os judeus foram dominados por
diversos povos da Antiguidade, após seu estabelecimento na região da Palestina,
no Oriente Médio. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a um povo que
dominou os judeus:
a) Fenícios.
b) Macedônios.
c) Romanos.
d) Assírios.
e) Babilônios.
7 - (UFMS/2005) Sobre a Bíblia e a
história dos hebreus, é correto afirmar que:
a) a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro
cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns
historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um
livro sagrado, ela também é uma importante fonte de pesquisa para o
conhecimento da história dos hebreus.
b) o povo hebreu, do qual a Bíblia é
originária, desde seus primórdios manifestou total desprezo pelas suas
tradições escritas. Isso significa que, para eles, a tradição oral teve mais
importância na transmissão de conhecimentos e costumes, enfim, para a
manutenção de sua identidade.
c) na Bíblia, a história dos hebreus
começa em Gênesis, quando Moisés, um dos patriarcas, recebeu a ordem de deixar
a sua terra natal para ir rumo à terra que Deus lhe mostrou para nela se
estabelecer.
d) embora a Bíblia seja considerada um
livro sagrado, ela não deve ser vista como um documento que possa ser estudado
por historiadores, pois religião e ciência são diferentes esferas do
conhecimento.
e) a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo
Novo Testamento, é considerada integralmente um livro sagrado para cristãos,
judeus e mulçumanos.
8 - (UFSC) "Subitamente,
entreabria-se o quadro sonoro para irromper o coro das lamentações. Acabavam no
ar, lucíolas extintas, os derradeiros sons da harpa de David; perdia-se em ecos
a derradeira antístrofe de Salomão; [...]. Clamavam as imprecações do dilúvio,
os desesperos de Gomorra; flamejava no firmamento a espada do anjo de
Senaqueribe; dialogavam em concerto tétrico as súplicas do Egito, os gemidos de
Babilônia, as pedras condenadas de Jerusalém." (POMPÉIA, Raul. "O Ateneu". São
Paulo: Ática, 1990. p. 37.) Sobre os
hebreus e os judeus julgue os itens a seguir:
a) no século XX, após a Segunda Guerra
Mundial, com a criação do Estado de Israel pela ONU, os judeus voltaram a se
reunir em um território.
b) no primeiro milênio a.C., os hebreus
foram retirados à força de Canaã pelos egípcios, que os levaram ao vale do rio
Nilo e os fizeram escravos.
c) o dilúvio, narrado no Antigo
Testamento, provavelmente foi inspirado em um relato muito mais antigo,
conhecido pelos sumérios.
d) a construção do Templo de Jerusalém
por Salomão foi um marco na centralização política dos hebreus durante o
período monárquico.
e) a religião dos hebreus não teve
qualquer importância na construção da identidade daquele povo.
9 - (UNESP) Na região onde atualmente se
encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou
a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de
comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao
comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a
costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza,
usados na construção de navios. O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.
10 - Que característica da civilização
fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a
romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes
para o desenvolvimento da cultura humana?
a) a invenção da bússola.
b) o desenvolvimento da escrita
alfabética.
c) a criação da pólvora.
d) a descoberta da fusão de metais, como
o ferro.
e) o desenvolvimento do monoteísmo
religioso.
“Educa a criança no caminho em que deve
andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Provérbios 22,6
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