As
castas correspondem a uma forma de identificar hierarquicamente os membros de
uma sociedade a partir de grupos. Originalmente, representavam ocupações e seus
nomes designavam serviços – carpinteiros, doceiros, lavadores etc. – que
acabavam confirmando monopólios dessas castas sobre as atividades.
As
castas são uma forma de identificar hierarquicamente os membros de uma
sociedade a partir de grupos
Mas
elas não representam um sistema de divisão de trabalho; pessoas de uma casta
podem circular entre ocupações distintas na economia. O sistema de castas é
complexo, tem alto grau de endogamia.
Em
textos clássicos do hinduísmo, como os cânticos do Rig Veda (2000-1000 a.C.) ou
as leis de Manu (500 a.C.), já se encontram alusões à existência de quatro
varnas que dividiam a sociedade: os brâmanes (sacerdotes e intelectuais), os
xátrias (guerreiros, administradores e monarcas), os vaixás (comerciantes e
agricultores) e os xudras (serviçais em geral). Alguns desses textos clássicos
representam códigos religiosos-legais que regulamentam condutas sociais,
profissionais, aspectos morais e éticos.
Os
xudras incluem várias castas de ‘intocáveis’. Ocupações que lidavam com a
morte, na preparação de enterros ou cremações, por exemplo, constituíram castas
sobre as quais uma série de tabus proibia o contato, inclusive físico. Os
quatro varnas originais dividem-se em jatis, normalmente identificadas como
subcastas.
Não
se devem confundir castas com classes sociais. Embora uma casta possa ser
socialmente discriminada, isso não implica que seus membros sejam pobres. O
inverso também é válido: membros de uma casta prestigiada podem ser desprovidos
de capital financeiro.
A
constituição indiana de 1950 aboliu todas as formas de discriminação,
especialmente a ‘intocabilidade’. Isso inaugurou políticas de discriminação
positiva, chamadas ‘políticas de reserva’ (de assentos no parlamento e nas
câmaras estaduais, de empregos em cargos do Estado, de vagas em universidades
etc.).
O
sistema de castas não tem mais valor legal na Índia, mas ainda está presente na
vida cotidiana do país. Mesmo que a discriminação por casta esteja proibida, há
várias formas de valorizar privilégios de castas altas, como o favorecimento em
empregos.
Nascer
em uma casta ainda significa quase sempre morrer nela
Nascer
em uma casta ainda significa quase sempre morrer nela. A Índia, porém, tem sido
sacudida pela ascensão de vários políticos de castas baixas, forçando a revisão
dessa estrutura social tão hierarquicamente imóvel.
Por
fim, as castas não são exclusivas do hinduísmo – existem entre muçulmanos,
cristãos, sikhs e outras religiões na Índia. Além disso, são comuns a várias
sociedades asiáticas e africanas.
Cláudio
Costa Pinheiro
Escola
de Ciências Sociais e História
Fundação
Getúlio Vargas/ RJ
Revista
Ciência Hoje
fonte:http://historianovest.blogspot.com.br
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