1 - Leia o texto
abaixo:
A fonte
histórica e o trabalho do historiador
Ao ensinar
História para nossos alunos, principalmente aos alunos do 6º ano devemos nos
preocupar com a introdução dos conceitos base da História como, por exemplo, o
que é história, como fazemos história, o que é fonte histórica e como vamos
descobrir histórias de povos que estão muito distantes de nós no tempo e no
espaço. A História nada mais é que uma investigação do passado e os
historiadores são os detetives que vão identificar inúmeras características
desse passado ora distante ora próximo ao seu cotidiano. Tudo o que acontece em
nossas vidas é história, uma festa, uma tarde com os amigos, um dia frente à
TV, uma manhã de estudos, tudo isso faz parte da nossa história e as nossas
ações também vão interferir em outras pessoas dentro da sociedade, por isso a
história oral de nossos parentes mais experientes sempre têm mais de um
personagem. A partir do momento em que nascemos, começamos a construir nossa
história. Todas as nossas ações independentes da moral e da ética vão
estabelecer a história da nossa família e dependendo de suas conquistas pode
até influenciar sua cidade, estado ou país. Durante nossa vida nossas ações são
em síntese a nossa história. Tudo o que vamos produzir será histórico. Todas as
ações humanas e seus produtos vão nos dar indícios de como tal povo vive ou
viveu. Nossa tecnologia fatalmente será parte de um sítio arqueológico no
futuro. Cabe a nós professores e historiadores investigar e reconstruir as
ações humanas no seu tempo e no seu espaço respeitando as características de cada
povo e tendo como princípio que a história que foi investigada não contém uma
verdade absoluta, pois vai depender do olhar de cada professor/ historiador.
(retirado do blog: www.artigosdehistoria.blogspot.com). De acordo com nossos
estudos e o nosso livro didático marque CERTO (C) OU ERRADO (E).
a) (C)(E) As
fontes históricas são coisas fabricadas pelo ser humano.
b) (C)(E) A
História é uma ciência, pois seus estudos são todos provados por meio das
fontes históricas.
c) (C)(E) O
único tipo de fonte histórica é a Fonográfica.
d) (C)(E) Os
testemunhos orais podem ser considerados como fontes históricas.
e) (C)(E) A
História é a ciência que estuda o passado e assim compreender a cultura dos
povos antigos.
2 - Assinale a
alternativa que apresenta corretamente o ano relacionado ao seu século.
a) Ano 1478
século XIV
b) Ano 258
século II
c) Ano 3698
século XXXI
d) Ano 1236
século XII
e) Ano 2015 século XXI
3 - Um dos
principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um
determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento.
Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. Escreva
uma frase explicando o que são fontes históricas.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
4 –Leia o texto
O Tempo
Histórico e o Tempo Cronológico
“A divisão mais comum da história é a da Idade
Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Mas essa divisão é de toda a
história do Homem? Para estabelecer um caminho didático na exposição, desenvolvimento
e pensamento dos fatos históricos fez-se necessário a divisão da história em
períodos com características semelhantes, porém essa divisão não atende a todas
as sociedades humanas. Na visão de um mundo eurocêntrico onde a Europa é o
centro político e geográfico do mundo se estabeleceu para o ocidente a divisão
da história segundo os acontecimentos políticos, religiosos e econômicos da
Europa como, por exemplo, a Queda do Império romano, Queda de Constantinopla ou
a Revolução Francesa. Mas como dizer que tais acontecimentos foram decisivos
para a história de sociedades que não estavam ligadas direta ou indiretamente
com esses fatos como uma tribo norte-americana que nunca passou por um processo
de industrialização, ou que não construiu um grande império. Esse pensamento
acaba por gerar um conceito de sociedades desiguais e proporciona um conceito
de sociedades mais avançadas que outras. Para minimizar tais conceitos devemos
nos apegar as características e necessidades de cada comunidade/sociedade e não
compará-las, tendo como base o conceito da história é que devemos levar em
consideração o tempo e o espaço das populações, pois se o espaço ou o tempo são
diferentes, consequentemente a história também o será. Com isso não podemos
alinhar o tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem
desprezando culturas diferentes.” (texto retirado do site:
http://artigosdehistoria.blogspot.com)
De acordo com o
texto acima e as nossas aulas responda as seguintes questões:
a) Qual a
divisão mais comum da História?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Cite um acontecimento europeu, de acordo com o texto, serve para marcar a
divisão da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
De acordo com o texto e nossos estudos, devemos comparar duas sociedades
diferentes? Justifique sua resposta com ao menos UM argumento.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5
- Leia o texto abaixo
A evolução do
ser humano
Ao analisar
fósseis de humanos antigos percebemos que nós evoluímos desde nosso surgimento.
Esta evolução nos traz alguns indícios de que existiram outras raças humanas.
Estas antigas raças humanas, como surgiram? Para essa pergunta temos
basicamente 2 respostas: a primeira apresenta uma visão religiosa com a
participação do divino e tem como fonte histórica principal a Bíblia (para os
cristãos ou Torá para os Judeus), para essa teoria damos o nome de
criacionista, onde Deus é o criador de tudo e de todos. Porém essa teoria não
explica as diversidades encontradas entre os primeiros hominídeos. Tentando
sanar essa lacuna na História do surgimento do ser humano começou a se pensar
na teoria de uma evolução desse hominídeo, onde para continuar sua vida teve de
se adaptar as novas características climáticas, geográficas, enquanto outras
espécies foram extintas. Essa teoria traz grandes dúvidas sobre a evolução do
homem tendo vindo do macaco, mas a nossa certeza hoje é de que essa evolução não
é verídica, o que pode ter ocorrido é que um grupo de primatas com algumas
características semelhantes à de nossos ancestrais possa a ter vindo originar
os primeiros hominídeos. A seleção natural desenvolvida (mas não criada) por
Charles Darwin no século XIX possibilitou de concreto para nós é de que hoje
sobre a terra não existem raças humanas, o que nos diferencia uns dos outros é
a nossa etnia. (texto retirado do site: http://artigosdehistoria.blogspot.com)
A partir do
texto acima e de nossos estudos sobre o tema, responda os seguintes itens:
a) O que são
fosseis?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Qual o livro que trás a teoria Criacionista?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Quem desenvolveu a teoria Evolucionista?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6
- Qual a diferença entre Etnia e Raça?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7
- De acordo com nossos estudos marque a alternativa que corresponda ao conceito
da Ciência História:
a) Estuda as
ações do homem no espaço sem se preocupar com o tempo
b) Estuda as
ações do Homem no tempo, sem se preocupar com o espaço
c) Está
relacionado a tudo o que o ser humano modifica
d) è toda
tecnologia que o ser humano produz
e) Estuda as
ações do Homem no tempo e no espaço
8 – Leia o texto
Os idosos
“Envelhecer é
uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por
várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os
idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa
memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos
significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado.
Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de
sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu
modo de vida, sua história”.
Ao trabalhar com
o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia
interativa
9 – Ainda com
relação ao texto da questão 8, qual o significado do idoso para a História?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
10 – leia a
frase:
"Quem
sou eu sem meu passado? Sou apenas um mero indigente perambulando pelas
esquinas da História com os olhos fechados"
De acordo com a
frase acima qual a importância da história para as nossas vidas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
“O historiador e
o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa
e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o
outro o que poderia ter acontecido.”
Aristóteles
10 comentários:
Excelente trabalho. Parabéns!!! Obrigada pelo conteúdo.
De acordo com o texto e nossos estudos devemos comparar duas sociedades diferentes justifique SUS resposta com só menos um argumento
Os estudo historicos abrem diversos temas pq?
Pois a partir da análise desses fatos históricos vc pode abordar música, artes plásticas, política, economia, dentre outros diversos temas produzidos por uma sociedade
❤❤
Conteúdo excelente para uma boa aprendizagem ❤❤❤
Adorei o conteúdo ❤❤❤❤
Obrigado! qualquer dúvida pode falar!
Conteudo riquissimo.
Conteudo riquissimo. Parabens!
Postar um comentário