terça-feira, 30 de junho de 2020

Atividade: Antigo Egito


1 - Observe a imagem abaixo:

Na imagem é possível perceber a representação de um culto egípcio a um deus cujo símbolo é um disco solar. A adoração a esse deus representou uma revolução religiosa impulsionada por um faraó do Novo Império ao crescente poder que detinham os sacerdotes egípcios. Qual era esse faraó e qual sua ação revolucionária?

a) Faraó Tutancâmon e a transformação das pirâmides em templos.
b) Faraó Amenemhat III e a criação do politeísmo.
c) Faraó Amósis I e o fim da prática do antropozoomorfismo.
d) Faraó Amenófis IV e o fim do politeísmo.
e) Faraó Tutmés III e a adoção do monoteísmo.

2 - Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia.
a) Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.
b) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
c) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.
d) Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.



3 – “A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó”. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 44.)
Tendo como base o texto acima e os estudos sobre a organização política do império egípcio assinale a alternativa que apresenta corretamente o sistema político que vigorava no tempo dos faraós:
a) Democracia
b) República
c) Diarquia
d) Teocracia

4 – Analise a imagem abaixo:

Com base na imagem acima julgue os itens que se seguem em Certo ou Errado:
a) O faraó do antigo Egito era visto como uma figura divina, ou seja, juntamente com sua família ocupavam o topo da pirâmide social;
b) A sociedade egípcia era estratificada, sendo assim um camponês jamais ascenderia socialmente ao posto de nobre.
c) Os escravos na sociedade egípcia eram unicamente escravizados por sua condição étnica.
d) As mulheres eram prestigiadas, por isso elas tinham o direito de exercer qualquer função política, econômica ou social em igualdade com aqueles que eram da mesma categoria social.

5 – Analise a imagem abaixo:

Sobre o processo de mumificação assinale a alternativa correta:
a) Todos os habitantes do antigo Egito recebiam o mesmo tratamento no processo de mumificação;
b) É uma técnica utilizada pelos egípcios após a morte de algum indivíduo para o corpo ser conservado e a alma conseguir se separar do corpo;
c) Os órgãos eram retirados no processo de mumificação para evitar que assim a alma não atingisse o mundo dos mortos;
d) O processo de mumificação era realizado somente nos faraós.


6 - (UEPA/2014) Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava:
a) por serem provenientes do meio social dos felás, camponeses livres, que investiam na formação educacional de seus filhos mais inclinados ao serviço público.
b) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das atividades da administração pública.
c) pela dependência direta de faraós e altos funcionários reais relativa aos conhecimentos dos escribas, que formavam uma corporação intelectual dotada de poder político.
d) pelo domínio exclusivo dos escribas do idioma escrito, da matemática, da agrimensura e dos processos administrativos em geral.
e) pelas possibilidades de ascensão social dos escribas que, em função do sucesso de suas carreiras, poderiam ocupar posições no alto escalão da administração pública.

7 - (UFRGS) – Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império
a) legou a humanidade códigos e compilações de leis.
b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade.
c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível.
d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna.
e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura.

8 – (ENEM/2009) O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há́ milênios: as pirâmides de Gize, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo. O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois:
a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.
b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.
c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.
d) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.
e) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.

9 – (UnB 1° Dia 2011/2 - Adaptado)



No Antigo Egito, grande parte das pinturas adornava as paredes das pirâmides e retratava a vida dos faraós, os feitos dos deuses e a vida após a morte. Considerando a arte no Antigo Egito e os aspectos estéticos apresentados nas figuras acima, julgue o item que se segue.
a) Na representação da figura humana nas pinturas e nos baixos-relevos do Antigo Egito, realçava-se a cabeça do retratado, de perfil, e os olhos, os braços e o tronco eram representados em posição frontal.
b) A escrita egípcia ficou caracterizada pelo uso do alfabeto, sendo assim as transcrições e traduções do Egípcio antigo para as línguas modernas foi mais fácil que outras línguas da antiguidade.
c) As pirâmides, templos e outras edificações egípcias eram adornadas com as inscrições em hieróglifos retratando as histórias dos faraós e de seus deles;
d) Os deuses egípcios nunca eram retratados nas pinturas, pois para os egípcios, isso seria um sacrilégio.

10 – (UnB 2018/1) Leia o fragmento de texto e julgue os itens a seguir: “O filme Deuses do Egito é mais branco que o Oscar 2016. E, naquele caso, há um agravante: o filme se passa em um país do norte da África. O elenco principal parece mais apropriado para uma lenda celta do que para o Egito antigo, pois quase todos os atores são brancos. Esse branqueamento histórico foi motivo de fortes críticas nos Estados Unidos. A produtora e o diretor pediram desculpas ao público. Eles repetiram a velha tradição hollywoodiana de colocar atores brancos nos papéis principais: Charlton Heston encenou Moisés em Os Dez Mandamentos (1956) e Elizabeth Taylor foi Cleópatra (1963). Ou seja: Hollywood não mudou. E não percebeu que o mundo à sua volta, sim”. (Ricardo Calil Polêmica racial encobre a ruindade do longa épico Deuses do Egito In: Folha de S. Paulo, 27/2/2016 Internet. - com adaptações)
a) O texto critica a escolha de atores brancos para o elenco principal do filme Deuses do Egito, com base no argumento de que, tal escolha, uma tradição hollywoodiana, é incoerente com as características da população do país onde a história se passa.
b) O texto aborda o racismo existente em Hollywood, por não aceitarem a grandeza da sociedade egípcia e sua etnia negra.
c) Os filmes citados no texto não retratam fielmente os aspectos étnico-culturais da sociedade egípcia.
d) Podemos estabelecer uma relação anacrônica, além do racismo, na representação etimológica equivocada da sociedade egípcia por Hollywood.


11 – (UnB 2018/1 - adaptado)  Leia o texto a seguir: “T’Challa é um rei-guerreiro da nação africana fictícia de Wakanda. O herói de rosto africano é a estrela do filme Pantera Negra, a primeira grande produção cinematográfica derivada dos quadrinhos da Marvel a trazer um protagonista e um elenco principal negros para o centro da tela. Subvertendo os estereótipos que frequentemente cercam o continente africano, Wakanda nunca foi colonizada. É extremamente desenvolvida, dona de uma secreta tecnologia avançada cuja estética se apoia no afrofuturismo”. (Tory Oliveira Pantera Negra e o racismo no universo nerd In Carta Capital, 11/2/2018 Internet - com adaptações)
A respeito dos sentidos e das estruturas linguísticas desse fragmento de texto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens.
a) A história africana é marcada pela existência de importantes Estados, impérios e civilizações detentoras de grande diversidade de estruturas societárias e culturais, tais como o Egito faraônico e os reinos de Kush, Gana, Mali, Songhai e Kongo.
b) No filme abordado no texto, as sociedades apresentadas são tecnologicamente inferiores as sociedades europeias.
c) O rei T’Challa, assim como os faraós antigos são adorados como um deus.
d) Wakanda, o reino fictício dos quadrinhos da Marvel é um exemplo de sociedade teocrática.



“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros”
Rei T’Challa – Pantera Negra

Nenhum comentário: