1 - Observe a imagem abaixo:
Na imagem é possível perceber a
representação de um culto egípcio a um deus cujo símbolo é um disco solar. A adoração
a esse deus representou uma revolução religiosa impulsionada por um faraó do
Novo Império ao crescente poder que detinham os sacerdotes egípcios. Qual era
esse faraó e qual sua ação revolucionária?
a) Faraó Tutancâmon e a transformação
das pirâmides em templos.
b) Faraó Amenemhat III e a criação do
politeísmo.
c) Faraó Amósis I e o fim da prática do
antropozoomorfismo.
d) Faraó Amenófis IV e o fim do
politeísmo.
e) Faraó Tutmés III e a adoção do
monoteísmo.
2 - Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido
por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós
possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a
alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia.
a) Os Faraós tinham autonomia política e
econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não
demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais
poderosos pelos indivíduos egípcios.
b) Teocracia foi uma forma de governo no
Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política,
uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
c) Um governo teocrático era
simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar
do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.
d) Somente o Faraó Mentuhotep II,
durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele
era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.
3 – “A religião foi muito importante
para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses
pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó”. (Vicentino, Claudio. História para o
Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione,
2001.p, 44.)
Tendo como base o texto acima e os
estudos sobre a organização política do império egípcio assinale a alternativa
que apresenta corretamente o sistema político que vigorava no tempo dos faraós:
a) Democracia
b) República
c) Diarquia
d) Teocracia
4 – Analise a imagem abaixo:
Com base na imagem acima julgue os itens
que se seguem em Certo ou Errado:
a) O faraó do antigo Egito era visto
como uma figura divina, ou seja, juntamente com sua família ocupavam o topo da
pirâmide social;
b) A sociedade egípcia era
estratificada, sendo assim um camponês jamais ascenderia socialmente ao posto
de nobre.
c) Os escravos na sociedade egípcia eram
unicamente escravizados por sua condição étnica.
d) As mulheres eram prestigiadas, por
isso elas tinham o direito de exercer qualquer função política, econômica ou
social em igualdade com aqueles que eram da mesma categoria social.
5 – Analise a imagem abaixo:
Sobre o processo de mumificação assinale
a alternativa correta:
a) Todos os habitantes do antigo Egito
recebiam o mesmo tratamento no processo de mumificação;
b) É uma técnica utilizada pelos
egípcios após a morte de algum indivíduo para o corpo ser conservado e a alma
conseguir se separar do corpo;
c) Os órgãos eram retirados no processo
de mumificação para evitar que assim a alma não atingisse o mundo dos mortos;
d) O processo de mumificação era
realizado somente nos faraós.
6 - (UEPA/2014) Os escribas do Egito
antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa
governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era
inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à
nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características
de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das
elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem
estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava:
a) por serem provenientes do meio social
dos felás, camponeses livres, que investiam na formação educacional de seus
filhos mais inclinados ao serviço público.
b) pelo domínio dos escribas dos
segredos da escrita demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte,
da organização das atividades da administração pública.
c) pela dependência direta de faraós e
altos funcionários reais relativa aos conhecimentos dos escribas, que formavam
uma corporação intelectual dotada de poder político.
d) pelo domínio exclusivo dos escribas
do idioma escrito, da matemática, da agrimensura e dos processos
administrativos em geral.
e) pelas possibilidades de ascensão
social dos escribas que, em função do sucesso de suas carreiras, poderiam
ocupar posições no alto escalão da administração pública.
7 - (UFRGS) – Na África, durante a
Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império
unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda
despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império
a) legou a humanidade códigos e
compilações de leis.
b) desenvolveu a escrita alfabética,
dominada por amplos setores da sociedade.
c) retinha parcela insignificante do
excedente econômico disponível.
d) sustentou a crença de que o caráter
divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna.
e) dependia das cheias do rio Nilo para
a prática da agricultura.
8 – (ENEM/2009) O Egito é visitado
anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos
de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há́ milênios:
as pirâmides de Gize, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos
ao longo do Nilo. O que hoje se transformou em atração turística era, no
passado, interpretado de forma muito diferente, pois:
a) significava, entre outros aspectos, o
poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais
que trabalhavam nesses monumentos.
b) representava para as populações do
alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos
canteiros faraônicos.
c) significava a solução para os
problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas
riquezas, construindo templos.
d) representava a possibilidade de o
faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas,
que engrandeceram o próprio Egito.
e) significava um peso para a população egípcia,
que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.
9 – (UnB 1° Dia 2011/2 - Adaptado)
No Antigo Egito, grande parte das
pinturas adornava as paredes das pirâmides e retratava a vida dos faraós, os
feitos dos deuses e a vida após a morte. Considerando a arte no Antigo Egito e
os aspectos estéticos apresentados nas figuras acima, julgue o item que se
segue.
a) Na representação da figura humana nas
pinturas e nos baixos-relevos do Antigo Egito, realçava-se a cabeça do
retratado, de perfil, e os olhos, os braços e o tronco eram representados em
posição frontal.
b) A escrita egípcia ficou caracterizada
pelo uso do alfabeto, sendo assim as transcrições e traduções do Egípcio antigo
para as línguas modernas foi mais fácil que outras línguas da antiguidade.
c) As pirâmides, templos e outras
edificações egípcias eram adornadas com as inscrições em hieróglifos retratando
as histórias dos faraós e de seus deles;
d) Os deuses egípcios nunca eram
retratados nas pinturas, pois para os egípcios, isso seria um sacrilégio.
10 – (UnB 2018/1) Leia o fragmento de
texto e julgue os itens a seguir: “O filme Deuses do Egito é mais branco que o
Oscar 2016. E, naquele caso, há um agravante: o filme se passa em um país do
norte da África. O elenco principal parece mais apropriado para uma lenda celta
do que para o Egito antigo, pois quase todos os atores são brancos. Esse
branqueamento histórico foi motivo de fortes críticas nos Estados Unidos. A
produtora e o diretor pediram desculpas ao público. Eles repetiram a velha
tradição hollywoodiana de colocar atores brancos nos papéis principais:
Charlton Heston encenou Moisés em Os Dez Mandamentos (1956) e Elizabeth Taylor foi
Cleópatra (1963). Ou seja: Hollywood não mudou. E não percebeu que o mundo à
sua volta, sim”. (Ricardo
Calil Polêmica racial encobre a ruindade do longa épico Deuses do Egito In:
Folha de S. Paulo, 27/2/2016 Internet. - com adaptações)
a) O texto critica a escolha de atores
brancos para o elenco principal do filme Deuses do Egito, com base no argumento
de que, tal escolha, uma tradição hollywoodiana, é incoerente com as
características da população do país onde a história se passa.
b) O texto aborda o racismo existente em
Hollywood, por não aceitarem a grandeza da sociedade egípcia e sua etnia negra.
c) Os filmes citados no texto não
retratam fielmente os aspectos étnico-culturais da sociedade egípcia.
d) Podemos estabelecer uma relação
anacrônica, além do racismo, na representação etimológica equivocada da
sociedade egípcia por Hollywood.
11 – (UnB 2018/1 - adaptado) Leia o texto a seguir: “T’Challa é um
rei-guerreiro da nação africana fictícia de Wakanda. O herói de rosto africano
é a estrela do filme Pantera Negra, a primeira grande produção cinematográfica derivada
dos quadrinhos da Marvel a trazer um protagonista e um elenco principal negros
para o centro da tela. Subvertendo os estereótipos que frequentemente cercam o
continente africano, Wakanda nunca foi colonizada. É extremamente desenvolvida,
dona de uma secreta tecnologia avançada cuja estética se apoia no afrofuturismo”.
(Tory
Oliveira Pantera Negra e o racismo no universo nerd In Carta Capital, 11/2/2018
Internet - com adaptações)
A respeito dos sentidos e das estruturas
linguísticas desse fragmento de texto e dos múltiplos aspectos a ele
relacionados, julgue os itens.
a) A história africana é marcada pela
existência de importantes Estados, impérios e civilizações detentoras de grande
diversidade de estruturas societárias e culturais, tais como o Egito faraônico
e os reinos de Kush, Gana, Mali, Songhai e Kongo.
b) No filme abordado no texto, as
sociedades apresentadas são tecnologicamente inferiores as sociedades
europeias.
c) O rei T’Challa, assim como os faraós
antigos são adorados como um deus.
d) Wakanda, o reino fictício dos
quadrinhos da Marvel é um exemplo de sociedade teocrática.
“Em tempos de crise, os sábios constroem
pontes, enquanto os tolos constroem muros”
Rei T’Challa – Pantera Negra
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