terça-feira, 16 de novembro de 2010

O imaginário sobre a África

Qual é o seu imaginário sobre a África? Vamos fazer um teste?
É hora de verificar seus conhecimentos (ou a falta deles), como também desvelar quais imagens sobre o continente africano, sua cultura e sua gente estão construídas no seu imaginário.
As afirmativas são verdadeiras ou falsas?!?!?!?!?!


1. A África precedeu a Europa no uso de roupas. 
2. A África se manteve isolada dos espaços mundiais até que o europeu chegasse ao continente africano. 
3. Muitos africanos são poliglotas. 
4. O clima africano é uniforme em todas as regiões e estações do ano. 
5. As culturas africanas utilizavam-se da escrita desde as civilizações egípcias. 
6. O europeu foi quem levou a civilização para o continente africano. 
7. As civilizações africanas desenvolveram pelo menos quatro tipos de alfabeto. 
8. As civilizações do Egito Faraônico são provenientes de povos de pele branca, vindos do oriente médio. 
9. A família humana teve sua origem na África e de lá se espalhou, povoando todo o planeta. 
10. As primeiras civilizações mundiais se originam na África 
11. A África é o berço do pensamento matemático. 
12. O comércio entre a África e outras regiões começou com o tráfico de seres humanos para a escravidão
13. As línguas diversificadas impedem os africanos de construírem uma verdadeira integração. 
14. O esqueleto mais complexo de um pré-humano, dos mais antigos, recebeu o nome Lucy por causa da canção dos Beatles Lucy in the Sky with Diamonds. 
15. São egípcios os fundamentos da Geometria, o jogo de damas e as formulações matemáticas. 
16. Santo Agostinho, o “pai da Igreja Católica”, era africano 
17. A Libéria é um país africano que, na sua origem, foi povoado por africanos do norte da África. 
18. Os egípcios foram os únicos povos a construir pirâmides. 
19. Forma-se neve no continente africano. 
20. A questão feminina de luta por mais justiça e liberdade não preocupa os governos do norte da África, pois as mulheres são educadas para serem submissas e resignadas em sua condição. 


01. Verdadeiro
Existiu uma forte indústria têxtil africana. A África exportou tecidos para a Europa no passado e precedeu a Europa no uso de roupas.

02. Falso
O continente africano não se manteve isolado. Existia a integração de todo o continente. Caravanas o cruzavam, comercializando mercadorias interna e externamente. Muitas destas chegavam da Europa, da Ásia e até da China.

03. Verdadeiro
Muitos africanos falam suas línguas nacionais e as línguas oficiais de colonização.

04. Falso
A África é diversa, e isso se confirma também em relação ao clima. De acordo com o imaginário construído pela África, a enxergamos apenas como uma região de selvas tropicais. O clima africano sofre alternâncias entre o quente, o temperado e o frio, variando nas estações do ano e entre as regiões. Temos, por exemplo, no Quênia, as savanas, com clima úmido, e também o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com neves eternas.

05. Verdadeiro
As culturas africanas não são totalmente ágrafas. A escrita faz parte dessas culturas desde as civilizações egípcias. A África é um continente predominantemente oral, mas oralidade não significa a ausência da escrita.

06. Falso
É um conceito equivocado, levando-se em consideração as comparações e idealizações depreciativas racializadas feitas entre a história africana e a europeia, em que a Europa aparece como fonte do saber e a África como primitiva, ágrafa, incapaz de construir civilização. Até hoje, a visão raciológica entremeia os estudos e o ensino sobre o continente africano, reproduzindo essa inverdade.
07. Verdadeiro Em diversas áreas do continente e no conjunto das civilizações africanas, foram desenvolvidos diferentes tipos de alfabeto.

08. Falso
Esse é mais um mito raciológico imposto ao continente africano. Comumente, a África era apresentada como um continente sem história, sem escrita; portanto, sem possibilidade de construir civilização.

09. Verdadeiro
A África é o berço da humanidade. Os dados científicos apontam que os povos autóctones desse continente são os progenitores de todas as populações humanas do planeta.

10. Verdadeiro
A história da espécie humana se confunde com a história da própria África, onde se originaram as primeiras civilizações do mundo. Sociedades agrossedentárias e estados burocráticos se desenvolveram ao longo do Rio Nilo.

11. Verdadeiro
O Bastão de Ishango é um pequeno objeto encontrado em pleno coração da África, datado de 15 mil anos antes dos cálculos dos faraós e antes do surgimento da matemática na Grécia. O bastão constitui o mais antigo testemunho matemático da humanidade.

12. Falso
O continente africano viveu épocas de grande desenvolvimento econômico, político e cultural antes de ser colonizado pelos europeus. Alguns povos já comercializavam com a Europa e a Ásia; conheciam e lidavam com agricultura, mineração, ourivesaria, metalurgia, astronomia e medicina.

13. Falso
O que marca a territorialidade é, sobretudo, a integração histórica. Mesmo com suas diferenças linguísticas, os africanos falam muitas línguas de matrizes comuns e têm a União Africana como referência continental. Por isso, é possível estabelecer os traços comuns que ajudam a construir suas bases históricas.

14. Verdadeiro
Os pesquisadores, ao encontrarem esse fóssil, estavam ouvindo os Beatles e resolveram, então, dar o nome de Lucy ao achado arqueológico.

15. Verdadeiro
Não só as pirâmides. Os egípcios deixaram grandes legados para a humanidade em várias áreas do conhecimento humano, como, por exemplo, na matemática.

16. Verdadeiro
Santo Agostinho era berbere. Nasceu em Gasgasta, de pai pagão e mãe cristã. Morreu em 1430, na Argélia.

17. Falso
Esse país africano foi constituído de negros dos Estados Unidos que, após a abolição da escravatura, resolveram voltar à África.

18. Falso
Além dos egípcios, outros povos antigos também construíram prédios em formato similar. Povos da Mesopotâmia, civilizações da América pré-colombiana e os chineses são alguns deles.

19. Verdadeiro
Há neve sobre o Tibet saariano, os altos planaltos etíopes, o pico do Ceide, nas Canárias, além do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia.

20. Falso
São sua realidade atual e preocupação dos grandes governos mais conservadores as corajosas lutas por mais justiça e liberdade empreendidas pelas mulheres dessa região. As associações de mulheres e a Liga dos Direitos Humanos se multiplicam. 

Resultados

De 17 a 20 acertos

Você tem bons conhecimentos sobre o continente africano! Partilhe-os com seus colegas de trabalho. Isso enriquecerá o processo de implantação do Ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar. Avance cada dia em seus conhecimentos sobre a África e sua gente.

De 12 a 16 acertos

Não há dúvida de que você tem procurado se informar sobre a realidade africana. Você está razoavelmente preparado para trabalhar com essa história. Procure superar as possíveis lacunas para realizar um bom trabalho em sala de aula.

De 7 a 11 acertos

Não se pode dizer que você não sabia nada sobre a África, mas seus conhecimentos ainda são insuficientes para resolver o trabalho na escola. Cuidado, atualize-se! Enriqueça seus conhecimentos, pois, muitas vezes, a instituição, de forma simplista, pode indicar caminhos equivocados!

Abaixo de 7 acertos

Você tem uma imagem simplista do continente africano. Reabilite essa imagem procurando atualizar seus conhecimentos e desfazer estereótipos sobre a África e o seu povo que permanecem em seu imaginário. Mas não se sinta culpado. Assim como você, vários educadores deverão procurar avançar em seus conhecimentos sobre a África para desenvolver um bom trabalho no cotidiano escolar. 

fonte 1: Fonte: ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A História da África na Educação Básica: Almanaque Pedagógico – Referenciais para uma Proposta de Trabalho. Belo Horizonte: Nandyala, 2009. p.
20 a 24. 
Fonte 2: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1617 

Nenhum comentário: