terça-feira, 9 de novembro de 2010

X semana de extensão da UnB


RELEASE 
UnB PROMOVE MARATONA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
A Universidade de Brasília promove de 8 a 12 de novembro uma verdadeira maratona de atividades em seus quatro campi .Convida a população e  especialmente, crianças e jovens das escolas do ensino fundamental e médio e universitários do DF e região do Entorno, para   participar  da X Semana de Extensão – Brasília 50 Anos Diver Cidades.  que acontece  no âmbito da Semana Universitária UnB 2010, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro,  FCE-Ceilândia, FGA-Gama e FUP-Planaltina.
A programação da Semex apresenta  mais de 500 atividades gratuitas, em 19 modalidades. São visitas monitoradas, oficinas, feiras, minicursos, exposições, conferências, mesas-redondas, palestras e outras.  As inscrições seguem até o dia 12/11/10 na página www.semanadeextensao.unb.br e também podem ser feitas diretamente no local e na data, a depender de vaga. O  agendamento das escolas  pode ser feito pelo telefone 3107-0315 c/ Juliana.
No Espaço Semex Brasília 50 Anos (atrás do Banco do Brasil) instalado no campus Darcy Ribeiro serão concentradas programações especiais e os shows da extensa  programação artístico-cultural promovida  em parceria com a 1ª Bienal Universitária de Arte, Ciência e Cultura do DF -CUCA da UNE-DF.  Também serão nesse espaço as solenidades de abertura e de encerramento da Semana.
A UnB manterá vasta movimentação em três turnos sempre fechando o dia com um show especial.   A programação atende a variado interesse acadêmico e social e abrange as  áreas:  comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho. A X Semex comemora 10 anos de criação e também comemora o cinqüentenário de Brasília.
Dotada das tradicionais visitas a museus e laboratórios, centros e núcleos, a programação oferecida é rica em opções que atendem a variados segmentos sociais  e demandas peculiares das comunidades do DF e regiões do Entorno. Essa característica remete ao tema  Diver”Cidades” que reflete a extensão universitária e  pontua uma   série de reflexões na forma  de debates,  sobre  impactos e limites  da Universidade na sociedade.   
Parcerias com o Senac e o Senai vão permitir as tradicionais ações sociais desses organismos nos Campi de Planaltina e Ceilândia durante a Semex.  O público vai encontrar atividades que reafirmam valores, conceitos e fatos contemporâneos, como o da sustentabilidade, memória cultural, respeito à diversidade, saúde e qualidade de vida, interdisciplinaridade, profissões e empreendedorismo e os 50 anos de Brasília. O Núcleo DEX-Projeto Rondon promove 54 atividades multidisciplinares concentradas no Hall da Reitoria, campus Darcy Ribeiro.
A Casa da Cultura da América Latina/DEX inclui nas suas atividades, o  lançamento- do Festival Afro Latino Americano de Arte e Cultura- FLAAC-2012, uma iniciativa que movimentou Brasília nos anos de 1987-1988 e que  representou  marco cultural na UnB e na cidade.  Reunindo embaixadas e organismos nacionais e internacionais serão estabelecidas parcerias para a reedição do
festival  no cinquentenário da UnB.

 Instituições renomadas, autoridades e eminentes personalidades do cenário educacional, artístico e internacional reúnem-se para refletir e socializar discussões de amplos interesses para a sociedade contemporânea.  Teremos a  presença do professor  Ralf Stabel, da  Escola Superior de Dança de Berlim, Alemanha,  bem como de Denise Stoklos, Dudu Alves,  e a tradicional conferência promovida pela  Unesco que este ano versará sobre o tema A formação para a proteção do patrimônio cultural no âmbito da cooperação Sul-Sul.

A exemplo das edições em que  a Semex integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nos anos de 2004 a 2007, espera-se um  grande público e a expectativa é de no mínimo  30.000 pessoas nos quatro campi.

A UnB está preparada para receber a sociedade e mostrar, com apoio de instituições renomadas e por meio da extensão universitária, sua produção, seus espaços e sua gente que trabalha em prol da democracia e do desenvolvimento social.




DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Cerimônia de Abertura
Uirapuru Jazz, Ellen Oléria, Homenagem aos Dez Mais da SEMEX e outros
8/11, às 17hEspaço SEMEX Brasília 50 Anos/UnB
Convidados: Reitor, Vice-reitor, Decanos, Comunidade Universitária, Homenageados e Autoridades
Conferência
 “A Formação para a Proteção do Patrimônio Cultural no Âmbito da Cooperação Sul-Sul”                                                                                                          9/11, 9h30 às 11h
– Auditório da Reitoria, Prédio Reitoria (3º piso)                                 Realização: DEX e UNESCO                                                                                                          
Convidados: Jurema Machado, Márcia Rollemberg e Deborah Santos
Conferência
“A Arte, a Cultura e a Política como Articuladores do Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Pública”
10/11, 9h30 às 11h - Espaço SEMEX Brasília 50 Anos/UnB
Realização: DEX, DAC/DEA, IDA, CAL, CUCA
Convidados: Denise Stoklos, Dudu Alves e Izabela Brochado

Conferência
“A história da educação da dança na Alemanha, Passado, Presente e Futuro
10/11, 9h30 às 11h - Espaço SEMEX Brasília 50 Anos/UnB
Realização: DEX

Nenhum comentário: