sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: REVOLUÇÕES: EUROPEIAS e Independência dos EUA


1 - leia o texto:
“Para as indústrias foram chamados
Revoltados com a condição de trabalho
Os Operários revoltados
Lançados a maus-tratos
Exaustos eram castigados
Tamanha era a fadiga
A sua vida terminara
Ruínas de sua família
Inundada de dívidas
As doenças também enchiam
Da sua cama as ruas
Os seus filhos, esposa e vizinhos chorosos assistiam aquela condição desumana.”
O texto acima apresenta um pouco das condições vivida pela população inglesa durante a Revolução Industrial. Sobre as mudanças sociais e a exploração do trabalho julgue os itens em CERTO ou ERRADO.
a) O processo de produção era repetitivo e monótono.
b) Os operários perderam o controle sobre os meios de produção, ou seja, ele não era o dono de seu trabalho.
c) Como faltavam empregos, o trabalhador aceitava condições desumanas de trabalho.
d) As jornadas de trabalho eram de 8h por dia e o trabalhador tinha inúmeros direitos que deveriam ser seguidos pelos empresários.
e) O salário das mulheres e crianças era igual aos dos homens.
2 - O processo industrial que a Inglaterra desenvolveu durante os séculos XVII, XVIII e XIX só foi possível devido a algumas pré-condições. Sobre as Condições necessárias citadas acima assinale a alternativa que Não apresenta uma condição verdadeira.
a) Acumulo de Capital
b) Mão-de-obra barata
c) Mercado Consumidor
d) Reservas de matérias-primas
e) Boas condições de trabalho
3 – Sobre a Revolução Industrial e seu desenvolvimento assinale as alternativas em CERTO ou ERRADO.
a) A lei da oferta e da procura definia os preços dos produtos, ou seja, com um valor indefinido.
b) A Inglaterra utilizava suas colônias para vender seus produtos
c) O imperialismo inglês tinha como objetivo combater o avanço dos produtos chineses nas colônias americanas.
d) Com a lei de oferta de procura os preços dos produtos mudavam constantemente.
e) O imperialismo inglês propunha a presença dos produtos ingleses no maior número de países possíveis.
4 – Assinale abaixo a alternativa que representa corretamente a importância da locomotiva para a Revolução Industrial.
a) Somente serviu para o transporte de pessoas.
b) Somente serviu para o transporte de mercadorias.
c) Não se desenvolveu devido à falta de combustíveis viáveis para o uso, entrando assim em decadência.
d) Teve utilidade tanto no transporte de mercadorias como de pessoas.
e) O inglês James Watt, desistiu de sua criação, pois ela era muito lenta para ser aproveitada pelos ingleses.
5 – O processo de Urbanização acabou por criar um abismo entre os operários e os donos das fábricas, sobre o processo de Urbanização e suas consequências, assinale os itens abaixo em CERTO OU ERRADO.
a) Com o advento das cidades e as fábricas a população operária foi se tornando marginalizada.
b) Várias pessoas passaram a viver de forma miserável devido aos trabalhos extremamente mal remunerados;
c) A falta de saneamento básico prejudicava ainda mais a qualidade de vida dos trabalhadores ingleses
d) As fábricas na revolução inglesa já tinham um sistema para preservar o meio ambiente
e) Desenvolvimento de leis para a Educação e de leis para a proibição do trabalho infantil foram marcantes no processo da Revolução.
6 – A independência dos Estados Unidos teve influência de disputas europeias como a Guerra dos sete anos dentre outros fatores. Sobre o processo que influenciou na Independência dos Estados Unidos assinale os itens em CERTO ou ERRADO.
a) As idéias do Iluminismo francês tiveram participação no processo revolucionário Estadunidense.
b) Após a Guerra dos Sete anos, a Inglaterra aumentou os impostos cobrados das 13 Colônias.
c) Com o final da Guerra dos sete anos, os colonos ingleses fortaleceram seu exército.
d) As treze colônias, como eram chamadas as colônias inglesas na América, tinham certa autonomia política, ou seja, a Inglaterra não interferia muito na administração, sobretudo nas Colônias do Norte.
e) As colônias do Sul tinham uma característica diferente das colônias do Norte: o sul era uma colônia de Exploração e o Norte colônias de povoamento.
7 - Quais eram os três poderes segundo a divisão de Montesquieu.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
8 – Voltaire passou a vida lutando contra a ignorância, o preconceito e o fanatismo em favor da liberdade, da justiça e da tolerância, porém era a favor da Monarquia, entretanto esses conceitos não são antagônicos. Sobre o pensamento de Voltaire, qual o conceito de um déspota esclarecido?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – “Laissez-faire, laissez-passer, le monde va de luimême”. Esta frase representa o ideal fisiocrata que apresentava a seguinte teoria: “deixai fazer, deixai passar, que o mundo caminha por si mesmo”. O que era a Lei da Oferta e da procura? Ela ainda existe no mundo atual? Cite um exemplo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - Leia o seguinte trecho:
“Embora reconhecesse formalmente a autoridade da Igreja (*), deixava claro que o conhecimento provinha dos sentidos, e não de Roma ou da revelação. O grande ordenador era a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memórias e imaginação. Assim, tudo o que o homem conhecia derivava do mundo que o cercava e do funcionamento de sua própria mente”. (Robert Darnton. O iluminismo como negócio)
A partir da leitura do texto acima e de nosso estudo sobre a formação da Enciclopédia, assinale a alternativa que apresenta o nome dos filósofos que a idealizaram:
a) Rousseau e Quesnay
b) Adam Smith e Diderot
c) Diderot e D’Alembert
d) Adam Smith e Montesquieu
e) Marquês de Pombal e Nicolau II.
11 - As ideias de John Locke (1632-1704) ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra. Locke dizia que todos os homens, ao nascer tinham DIREITOS NATURAIS. A partir da informação acima, quais eram os três direitos naturais do homem, segundo LOCKE?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - A constituição dos EUA apoiava os ideias libertários do Iluminismo, porém manteve a escravidão no seu território. Dê ao menos um motivo discutido em sala para essa manutenção.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 - A Estatua da Liberdade representa um processo político importantíssimo para os norte-americanos. Qual processo foi esse é por que foi tão comemorado? Justifique sua resposta
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14 – Qual a importância dos Ideais de IGUALDADE, FRATERNIDADE e LIBERDADE para a sociedade francesa do século XIX?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15 – Qual a importância de acabar com o voto censitário nas eleições para a escolha de seus representantes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: