terça-feira, 16 de junho de 2020

Renascimento: atividades

“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. (CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.
a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem.
b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.
d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em relação ao homem.

2 - (Enem) Leia os fragmentos de texto a seguir:
I - (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

II - Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.

3 - (Uneb-BA) Leia atentamente os relatos a seguir:

"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

4 - (Enem 2011) Leia o fragmento de texto a seguir: “Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.” (SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.)

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:
a) fé e misticismo
b) ciência e arte.
c)   cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.

5 - (Unesp 2017) A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do Renascimento italiano:



a) a imitação das formas artísticas medievais e a ênfase na natureza espiritual de Cristo.  
b) a preocupação intensa com a forma artística e a ausência de significado religioso do quadro.  
c) a gama variada de cores luminosas e a concepção otimista de uma humanidade sem pecado.  
d) a disposição da figura de Cristo em perspectiva geométrica e o conteúdo realista da composição.  
e) a idealização do corpo do Salvador e a noção de uma divindade desvinculada dos dramas humanos.

6 - (IFSP 2017) Leia o trecho e analise a figura abaixo.
A Última Ceia, obra-prima de Leonardo Da Vinci, retrata uma época, um movimento artístico e um avanço histórico em termos de perspectiva, olhar dramático, técnica e ciência.” (ROMES, 2008.)


Assinale a alternativa que apresenta a qual período histórico a obra acima pertence.
a) Iluminismo.  
b) Renascimento.  
c) Feudalismo.  
d) Cruzadas.  
e) Reforma protestante.

7 - (Uefs 2016)  Leia o texto que se segue: “O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.
(PERRY, Marvin. Tradução de Waltensir Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 282.)

A afirmação do texto relaciona-se
a) ao renascimento científico europeu, que introduziu novas concepções relativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à anatomia humana, às operações matemáticas decimais e à produção de textos.  
b) ao modo de produção feudal, resultante do aumento da produtividade agrícola e da expansão do poder dos senhores feudais, ampliando a exploração sobre a classe servil.  
c) à finalização da concorrência comercial entre as cidades italianas que disputavam a hegemonia no mar Mediterrâneo.  
d) à eclosão da Reforma Protestante, que condenava o apoio da Igreja Católica às interpretações científicas dos fenômenos religiosos.  
e) ao fortalecimento das tradições, que afirmavam a identidade entre as raças e a igualdade da capacidade intelectual entre elas.  

8 – Leia o texto a seguir: “Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro , o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.”  (Adaptado de Jacques Le Goff, “Prefácio”, Para um novo conceito de Idade Média : Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.)
Tendo como base o estudo das características da sociedade europeia da Idade Moderna, assinale a alternativa que se contrapõe o pensamento medieval e renascentista:
a) Geocentrismo x Teocentrismo;
b) Teocentrismo x Antropocentrismo;
c) Heliocentrismo x Antropocentrismo;
d)  Antropocentrismo x Humanismo.
9 - (ENEM-2001) O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.  Os próprios céus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha, distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus.”  (personagem Ulysses, Ato I, cena III).  SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.  A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria:
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu. 
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen. 
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico. 
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei. 
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.

10 - (UnB-1998) Julgue os itens seguintes, referentes ao Renascimento, colocando VERDADEIRO ou FALSO: 
a) Retomando traços da Antiguidade Clássica, a Renascença significou a ruptura total e absoluta com a cultura medieval. 
b) Iniciado na Península Ibérica, sobretudo por sua forte tradição urbana, o movimento renascentista afastou-se do humanismo típico da cultura medieval para enaltecer os conteúdos religiosos que emergiam com a crise feudal. 
c) Leonardo da Vinci, personagem-síntese do Renascimento, para quem o homem era o modelo do mundo, notabilizou-se pela atuação diversificada, destacando-se, na pintura, com Monalisa. 
d) A atuação dos mecenas, protetores e financiadores dos artistas, deu impulso decisivo ao desenvolvimento da arte renascentista.

11 – (UNB) “Do ponto de vista histórico, o Renascimento italiano foi único. Sociologicamente, no entanto, devemos vê-lo não apenas como uma experiência europeia, mas como a experiência de uma classe maior de eventos que ocorrem em todas as culturas letradas e envolvem tanto um olhar retrospectivo quanto um salto para frente, nem sempre combinados num único evento”. (Jack Goody. Renascimentos: um ou muitos? São Paulo: Ed. UNESP, 2011, p. 283 - com adaptações).

A partir das ideias do texto acima, julgue o item.
a) O Renascimento italiano, movimento cultural desenvolvido entre o final da Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna, caracterizou-se, entre outros aspectos, pela revalorização da tradição clássica greco-romana, pelo humanismo e pelo anticlericalismo.
b) Entre os séculos XII e XIII, em diversas áreas da Europa ocidental, o intenso desenvolvimento da vida urbana e da atividade comercial coincidiu com um renascimento cultural, durante o qual se destacaram, entre outros eventos, a fundação de universidades e a publicação de traduções de obras de autores gregos e árabes para o latim.
c) O autor do texto argumenta que, dado o caráter único do Renascimento italiano, o termo “renascimento” não deve ser atribuído a outros contextos ou eventos históricos.









“A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.”

Galileu Galilei

Vídeo com a resolução das atividades!

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