sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Sugestão de atividades: Revolução Inglesa

1 - A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. A partir das informações acima assinale os itens em Certo ou Errado:
a) (C)(E) Uma das causas da Revolução foi o poder absoluto dos reis ingleses, Sobretudo, Elizabeth I, Jaime I e Carlos I.
b) (C)(E) Oliver Cromwell foi um dos responsáveis pela mudança política na Inglaterra
c) (C)(E) A decapitação do rei Carlos I causou diferentes sentimentos na população, entre desespero, alegria, revolta etc.
d) (C)(E) O Ato de Navegação tornou a Inglaterra “A rainha dos mares”.
e) (C)(E) O rei passou a perseguir os puritanos como medida para conter outras religiões, além de estabelecer assim o seu poder absoluto sobre a sociedade.
2 - O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos) resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou:
a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos.
b) pela consolidação de uma república social que estendeu aos “niveladores” e “cavadores” os privilégios da aristocracia proprietária.
c) pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as ideias do Parlamento, concluído com a execução de Henrique VIII.
d) pela aproximação econômica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos cercamentos configurada na Revolução Gloriosa.
e) pelo avanço dos setores católicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos, mantenedores da ordem feudal.
3 – Leia o texto a seguir: “Uma grande parte dos cavaleiros e gentil-homens da Inglaterra (...) aderira ao rei Carlos I. (...) Do lado do Parlamento estavam uma pequena parte da pequena nobreza de muitos dos condados e a maior parte dos comerciantes e proprietários, especialmente nas corporações e condados dependentes do fabrico de tecidos e de manufaturas desse tipo (...) Os proprietários e comerciantes são a força da religião e do civismo no país; e os gentil-homens, os pedintes e os arrendatários servis são a força da iniqüidade”  (Depoimento de Baxter, puritano inglês. Christopher HILL, A Revolução Inglesa de 1640. Adaptado)
a) Quais as classes sociais inglesas estão presentes no texto?
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b) Quais as classes apoiavam o Rei Carlos I?
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c) Quais as classes apoiavam o Parlamento?
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d) Quais as atividades econômicas inglesas podemos identificar no texto?
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4 - Leia o texto:
“(...) Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje, 22 de janeiro de 1689, reunidos (...) declaram (...)
1. Que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução é ilegal;
2. Que o pretenso direito da autoridade real de se dispensar das leis ou da sua execução é ilegal (...)
4. Que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso (...) sem o consentimento do Parlamento é ilegal (...)”
A partir das informações acima julgue os itens em certo (C) ou errado (E):
a) (C)(E) O documento acima restaura o poder absolutista dos monarcas ingleses, legitimado pela Teoria do Direito Divino.
b) (C)(E) O documento acima retrara a condenação e posterior execução do rei Carlos I, estabelecendo-se, para o país, o regime republicano.
c) (C)(E) O documento acima define as limitações impostas ao absolutismo pela ação do Parlamento.
d) (C)(E) O documento acima aponta os confrontos entre os partidários da Coroa e o Novo Exército Modelo, durante a Guerra Civil.
5 - No contexto do processo revolucionário inglês do século XVII, o governo de Oliver Cromwell
a) representou a reafirmação do ideário absolutista ao defender os privilégios do clero anglicano
b) rompeu com suas bases nobiliárquicas ao permitir a participação popular no Parlamento
c) ampliou as bases da monarquia inglesa ao liberar a participação de colonos americanos nas discussões parlamentares
d) significou a defesa e a consecução de objetivos da burguesia e da gentry, ampliando sua participação na política do Estado.
6 – Leia o trecho da Magna Carta inglesa de 1215:
Artigo 39 (tradução livre a partir de uma versão em inglês):
"Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora-da-lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra." A partir da interpretação do texto responda:
a) O que foi a magna carta?
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b) Na prática o que ela significava para o rei inglês?
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c) No artigo 39, descrito acima, quais os direitos que os súditos ingleses estavam adquirindo?
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d) No caso do súdito inglês livre cometer algum crime, qual o procedimento previsto na Magna Carta para condená-lo?
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“Confie em Deus, e mantenha seca a sua pólvora.”

Oliver Cromwell

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