sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Sugestão de atividades: processo de independência do Brasil

1 - (Cesgranrio) A Constituição imperial brasileira, outorgada em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema político imperial tais como o (a):
a) autonomia das Províncias e, principalmente, dos Municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país.
b) equilíbrio dos poderes com o controle constitucional do Imperador e as ordens sociais privilegiadas.
c) predominância do poder do imperador sobre todo o sistema através do Poder Moderador.
d) ampla participação política de todos os cidadãos, com exceção dos escravos.
e) laicização do Estado por influência das ideias liberais.
2 – Leia o texto:
Após a Independência política do Brasil, em 1822, era necessário organizar o novo Estado, fazendo leis e regulamentando a administração por meio de uma Constituição. Para tanto, reuniu-se em maio de 1823, uma Assembleia Constituinte composta por 90 deputados pertencentes à aristocracia rural. (...) Na abertura dos trabalhos, o Imperador D. Pedro I revelou sua posição autoritária, comprometendo-se a defender a futura Constituição desde que ela fosse digna do Brasil e dele próprio”. (VICENTINO, C; DORIGO, G. "História Geral do Brasil." São Paulo: Scipione, 2001.)
a) Qual a característica presente na constituição que apresenta a afirmação de Dom Pedro I quando ele diz q a constituição deve ser digna para ele?
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b) O que é uma constituição outorgada?
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3 – Analise a imagem:
A imagem apresenta os escravos trabalhando após a independência brasileira. A partir da gravura é possível afirmar que, logo após a emancipação política do Brasil qual a situação dos negros no Brasil?
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4 -  (Unesp) A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:
a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador.
b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
c) propôs, a partir das ideias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra.
d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações nas estruturas econômicas e sociais do País.
e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.
5 – Leia o texto:
D. João sabia que ele e Portugal estavam numa enorme encrenca. Ou cedia a Napoleão e aderia ao Bloqueio Continental, ou aceitava a oferta dos aliados ingleses, que garantiam proteger o rei na viagem para o Brasil, levando junto à família real, a maior parte da nobreza, seus tesouros e todo aparato do Estado. Aparentemente, era uma oferta generosa. Na prática, tratava-se de uma chantagem. Se o príncipe regente ficasse do lado de Napoleão, os ingleses não só bombardeariam Lisboa e sequestrariam a frota portuguesa, como muito provavelmente tomariam suas colônias ultramarinas, das quais o país dependia para sobreviver”. (GOMES, Laurentino.1808. São Paulo, Ed. Planeta do Brasil, 2008)
a) Qual a saída tomada por Dom João para escapar dos ataques Ingleses e de Napoleão descritos no texto?
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b) Qual a principal colônia portuguesa descrita no texto?
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c) D. João VI no período descrito no texto ainda era o príncipe regente de Portugal, pois sua mãe não estava com as faculdades mentais aptas a governar a Coroa portuguesa. Como era conhecida a mãe de D. João VI?
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6 - Os grandes proprietários de terra viram-se presos a dívidas com os comerciantes portugueses – que controlavam as atividades de importação e exportação – e com os altos impostos e taxas estabelecidos pela Coroa Portuguesa. Com isso, a aristocracia agrária e outros brancos livres pobres organizaram um movimento que eclodiu em 06 de março de 1817. Como ficou conhecido esse movimento na História do Brasil?
a) Conjuração Baiana
b) Inconfidência Mineira
c) Revolução Praieira
d) Confederação do Equador
e) Revolução Pernambucana
7 –Leia o texto: “Após derrotarem as tropas defensoras de Portugal, os revoltosos formaram um governo provisório composto por cinco membros. Além disso, estabeleceram a formação de um grupo de emissários que difundiriam o movimento em outras capitanias do Brasil e em algumas nações europeias.” (Disponível em: Revolução Pernambucana – Brasil Escola) Esse fenômeno histórico, conhecido como Revolução Pernambucana, chegou através do governo provisório inclusive a:
a) Abolir a escravidão
b) Proclamar uma República
c) Instaurar uma nova monarquia
d) Expulsar os portugueses do Brasil
e) Conseguir o reconhecimento internacional como órgão de poder no Brasil.


“Ensopai a terra no sangue dos tiranos portugueses. Rasgai de uma vez as entranhas desses monstros”
Cipriano Barata (1823)

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