quarta-feira, 4 de julho de 2018

Atividade diferenciada: Revisão Grécia e Roma


1 - Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa correta referente a política feita por Caio Graco que facilitava a compra de trigo pelos plebeus na tentativa de diminuir a fome na população mais carente.
A – (   ) LEI FRUMENTÁRIA                                B – (   ) LEI LATIFUNDIÁRIA

2 – A imagem abaixo é do filme: Asterix e Obelix contra César e faz referência a invasão dos romanos as terras dos dois personagens principais. Assinale a alternativa que corresponda corretamente o nome do povo conquistado por Júlio César representado de maneira bem humorada na cena abaixo. 
A – (   ) Gauleses                                           B – (   ) BRETÕES

3 – Com base na imagem abaixo assinale a alternativa que representa a cidade-estado grega que desenvolveu o conceito de DEMOCRACIA: 
A – (   ) TEBAS                                                        B – (    ) ATENAS

4 – O direito das mulheres é uma conquista ocidental recente. No mundo Antigo, sobretudo na Grécia as mulheres não tinham participação política, porém em algumas cidades-estados elas poderiam participar de atividades públicas. Assinale a alternativa que apresenta a cidade grega que permitia uma pequena participação da mulher na vida pública:

A – (    ) ATENAS                                                    B – (    ) ESPARTA

5 - A imagem abaixo faz referência a uma parte da cidade de Atenas importantíssima, no qual estavam os principais prédios públicos e religiosos da pólis. Assinale a alternativa que representa corretamente o termo utilizado para chamar essa parte específica da cidade: 

A – (   ) ACRÓPOLE                                                           B – NECRÓPOLE

6 – A imagem abaixo é do filme: SPARTACUS, de Stanley Kubrick. Sabendo que Spartacus era escravo que que morreu durante uma tentativa de libertar-se da escravidão assinale a alternativa que apresente a opção correta na forma que uma pessoa poderia se tornar escrava em Roma durante o fim da República e início do Império.
A – (   ) Guerra                                                                      B – (   ) Apostas

7 – Alexandre o Grande foi responsável por difundir (espalhar) a cultura grega por várias partes da Europa, Ásia e África. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse conceito de Alexandre em levar a cultura grega para povos orientais:

A – (   ) HELENISMO                                                          B – (   ) ALEXANDRISMO

8 – Eneias, um grande personagem da mitologia é responsável pela criação de umas maiores cidades da antiguidade clássica. Sua história foi relatada pelo poeta Virgílio e escrita na obra ENEIDA. Assinale a alternativa que apresenta a cidade que, de acordo com a mitologia, foi criada a partir das viagens de Eneias e seus descendentes:
A – (    ) ROMA                                                                    B – (    ) ARGOS.


“A ira nada pode sem a força.”
                                                                          Tito Livio 



Nenhum comentário: