segunda-feira, 8 de junho de 2020

Islamismo e mundo árabe: exercícios

https://artigosdehistoria.blogspot.com/2020/05/islamismo-resumo-das-principais.html

Segue o link para as atividades em power point com o gabarito no final dos slides.

No post acima tem a explicação sobre o conteúdo e os slides. Vou postar o gabarito na quarta-feira! Bons estudos!

1 - (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

2 - (Vunesp) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
a) politeístas e monoteístas;
b) sunitas e xiitas;
c) cristãos e muezins;
d) sunitas e cristãos;
e) xiitas e politeístas.

3 - (FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde:
a) à entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.
b) ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos.
c) à fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.
d) à revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel.
e) ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.

4 - (Vunesp) As invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a:
a) acordos comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter produtos e especiarias.
b) conflitos entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas.
c) difusão das ideias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes navegações.
d) acordos entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das ideias e ciências romanas, fundamentais, para o crescimento comercial e das artes náuticas.
e) contribuições para a cultura científica, possibilitando ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas.


5 - (FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:
a) no desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica;
b) na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
c) na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;
d) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;
e) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.

6 – Analise a imagem:

Após a revelação dada pelo anjo Gabriel, de que era mais um dos profetas de Deus, Maomé passou a pregar uma religião monoteísta entre praticantes de uma religião politeísta. Com isso, houve uma perseguição realizada pelos coraixitas a Maomé, resultando:
a) na jihad, a guerra santa contra os não adeptos ao islamismo.
b) na cruzada islâmica contra os politeístas.
c) na Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina.
d) na escrita do Alcorão, como forma de tentar converter os coraixitas.

7 - “Quando vós encontrardes infiéis, matai-os a ponto de fazer uma grande carnificina e apertai as correntes dos cativos. Quando cessar a guerra, vós os colocareis em liberdade ou os entregarei mediante um resgate. Agi assim. Se Alá o desejar, ele mesmo triunfará sobre eles. Mas ele vos manda combater para vos pôr à prova.” (Corão)
Essa orientação de guerra santa levou os árabes a expandir seu Império para vastas áreas, chegando a alcançar:
a) a Península Ibérica ainda durante a vida de Maomé.
b) toda a península Arábica com o exército liderado por Maomé.
c) toda a península Arábica durante o século VII dC.
d) a Península Ibérica durante o califado dos omíadas.

8 - Leia o texto a seguir: “[...] O Alcorão ordena: “Não geres confusão na terra após este justo comando.” Quando diz também que a terra e tudo o que nela existe é criada para nosso uso, isto não implica uma transferência de propriedade; é uma incumbência a nós delegada, e respondemos perante o “Senhor de todas as coisas” pelo nosso ministério. O muçulmano é constantemente relembrado, quer no Alcorão, quer nos ditos preservados do Profeta, que a ganância e o desperdício estão entre os maiores pecados. Podemos usar aquilo que nos é disponibilizado para o nosso sustento, mas nada mais; e mesmo esse pouco não é mais do que um roubo se abandonamos a nossa função humana e decidimos renunciar a oração universal que transporta toda a criação de novo para a sua origem.” (Conceição, Miguel. O protesto da terra. In: Sabedoria Perene.)

Partindo do que está exposto no texto, indique a alternativa INCORRETA:
a) Os “outros ditos preservados do profeta”, aos quais o texto se refere, podem ser encontrados em livros como a Suna.
b) O islamismo rejeita o desperdício e a ganância por serem, além de tudo, pecado.
c) O texto sugere que o islâmico leva em conta uma espécie de comunhão entre a ação humana e os bens naturais que lhe foram dados por Deus.
d) O texto acentua o fato de que o mau uso humano da terra e dos bens naturais é mais grave que um roubo.
e) O Alcorão, segundo o texto, sugere a reforma agrária e a distribuição de terras entre os muçulmanos.

9 - Leia o texto a seguir: “A gente tem vontade de perder-se em As mil e uma noites, pois sabe que, se entrar nesse livro, é capaz de esquecer nosso pobre destino humano. […] No título de As mil e uma noites existe algo muito importante: a sugestão de que se trata de um livro infinito. E ele é, virtualmente. Os árabes dizem que ninguém pode ler As mil e uma noites até o fim. Não por tédio, mas porque se sente que o livro é infinito. […]”. BORGES, Jorge Luís. Sete noites. São Paulo: Max Limonad, 1983, p. 71-85.
De acordo com o texto, é possível afirmar que:
a) o livro As mil e uma noites é um dos mais confusos livros de literatura já escritos, já que o leitor “se perde” ao lê-lo.
b) os árabes não se acostumaram com o livro As mil e uma noites, por isso não conseguem lê-lo até o fim.
c) a riqueza do livro As mil e uma noites está no fato de ele ser infinito, no sentido de oferecer leituras ilimitadas sobre os temas de que trata.
d) os árabes julgam que As mil e uma noites é uma obra de boa qualidade por ter sido escrita por chineses.
e) o autor, Jorge Luís Borges, abomina As mil e uma noites, pois é um livro infinito.

10 – (UNB PAS) julgue o item em CERTO ou ERRADO:

a) As interações entre as histórias do islamismo e do Brasil Colonial e Imperial são explicadas, entre outros fatores, pela longa presença e colonização islâmica na Península Ibérica e pelos milhares de africanos islamizados que desembarcaram no Brasil na condição de escravos em decorrência do tráfico atlântico.

11 – A partir da imagem abaixo e dos estudos referentes às práticas religiosas islâmicas, cite as 5 principais obrigações religiosas dos muçulmanos:

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“Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia.”

Provérbio Árabe


Explicação da atividade!
bons estudos!


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