1
- leia o texto:
“Para
as indústrias foram chamados
Revoltados
com a condição de trabalho
Os
Operários revoltados
Lançados
a maus-tratos
Exaustos
eram castigados
Tamanha
era a fadiga
A
sua vida terminara
Ruínas
de sua família
Inundada
de dívidas
As
doenças também enchiam
Da
sua cama as ruas
Os
seus filhos, esposa e vizinhos chorosos assistiam aquela condição desumana.”
O
texto acima apresenta um pouco das condições vivida pela população inglesa
durante a Revolução Industrial. Sobre as mudanças sociais e a exploração do
trabalho julgue os itens em CERTO ou ERRADO.
a)
O processo de produção era repetitivo e monótono.
b)
Os operários perderam o controle sobre os meios de produção, ou seja, ele não
era o dono de seu trabalho.
c)
Como faltavam empregos, o trabalhador aceitava condições desumanas de trabalho.
d)
As jornadas de trabalho eram de 8h por dia e o trabalhador tinha inúmeros
direitos que deveriam ser seguidos pelos empresários.
e)
O salário das mulheres e crianças era igual aos dos homens.
2
- O processo industrial que a Inglaterra desenvolveu durante os séculos XVII,
XVIII e XIX só foi possível devido a algumas pré-condições. Sobre as Condições
necessárias citadas acima assinale a alternativa que Não apresenta uma condição
verdadeira.
a)
Acumulo de Capital
b)
Mão-de-obra barata
c)
Mercado Consumidor
d)
Reservas de matérias-primas
e)
Boas condições de trabalho
3
– Sobre a Revolução Industrial e seu desenvolvimento assinale as alternativas
em CERTO ou ERRADO.
a)
A lei da oferta e da procura definia os preços dos produtos, ou seja, com um
valor indefinido.
b)
A Inglaterra utilizava suas colônias para vender seus produtos
c)
O imperialismo inglês tinha como objetivo combater o avanço dos produtos
chineses nas colônias americanas.
d)
Com a lei de oferta de procura os preços dos produtos mudavam constantemente.
e)
O imperialismo inglês propunha a presença dos produtos ingleses no maior número
de países possíveis.
4
– Assinale abaixo a alternativa que representa corretamente a importância da
locomotiva para a Revolução Industrial.
a)
Somente serviu para o transporte de pessoas.
b)
Somente serviu para o transporte de mercadorias.
c)
Não se desenvolveu devido à falta de combustíveis viáveis para o uso, entrando
assim em decadência.
d)
Teve utilidade tanto no transporte de mercadorias como de pessoas.
e)
O inglês James Watt, desistiu de sua criação, pois ela era muito lenta para ser
aproveitada pelos ingleses.
5
– O processo de Urbanização acabou por criar um abismo entre os operários e os
donos das fábricas, sobre o processo de Urbanização e suas consequências,
assinale os itens abaixo em CERTO OU ERRADO.
a)
Com o advento das cidades e as fábricas a população operária foi se tornando
marginalizada.
b)
Várias pessoas passaram a viver de forma miserável devido aos trabalhos
extremamente mal remunerados;
c)
A falta de saneamento básico prejudicava ainda mais a qualidade de vida dos
trabalhadores ingleses
d)
As fábricas na revolução inglesa já tinham um sistema para preservar o meio
ambiente
e)
Desenvolvimento de leis para a Educação e de leis para a proibição do trabalho
infantil foram marcantes no processo da Revolução.
6
– A independência dos Estados Unidos teve influência de disputas europeias como
a Guerra dos sete anos dentre outros fatores. Sobre o processo que influenciou
na Independência dos Estados Unidos assinale os itens em CERTO ou ERRADO.
a)
As idéias do Iluminismo francês tiveram participação no processo revolucionário
Estadunidense.
b)
Após a Guerra dos Sete anos, a Inglaterra aumentou os impostos cobrados das 13
Colônias.
c)
Com o final da Guerra dos sete anos, os colonos ingleses fortaleceram seu
exército.
d)
As treze colônias, como eram chamadas as colônias inglesas na América, tinham
certa autonomia política, ou seja, a Inglaterra não interferia muito na administração,
sobretudo nas Colônias do Norte.
e)
As colônias do Sul tinham uma característica diferente das colônias do Norte: o
sul era uma colônia de Exploração e o Norte colônias de povoamento.
7
- Quais eram os três poderes segundo a divisão de Montesquieu.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
8
– Voltaire passou a vida lutando contra a ignorância, o preconceito e o
fanatismo em favor da liberdade, da justiça e da tolerância, porém era a favor
da Monarquia, entretanto esses conceitos não são antagônicos. Sobre o pensamento
de Voltaire, qual o conceito de um déspota esclarecido?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9
– “Laissez-faire, laissez-passer, le monde va de luimême”. Esta frase
representa o ideal fisiocrata que apresentava a seguinte teoria: “deixai fazer,
deixai passar, que o mundo caminha por si mesmo”. O que era a Lei da Oferta e
da procura? Ela ainda existe no mundo atual? Cite um exemplo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10
- Leia o seguinte trecho:
“Embora
reconhecesse formalmente a autoridade da Igreja (*), deixava claro que o
conhecimento provinha dos sentidos, e não de Roma ou da revelação. O grande
ordenador era a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando
com as faculdades irmãs, memórias e imaginação. Assim, tudo o que o homem
conhecia derivava do mundo que o cercava e do funcionamento de sua própria
mente”. (Robert Darnton. O iluminismo como negócio)
A
partir da leitura do texto acima e de nosso estudo sobre a formação da
Enciclopédia, assinale a alternativa que apresenta o nome dos filósofos que a
idealizaram:
a)
Rousseau e Quesnay
b)
Adam Smith e Diderot
c)
Diderot e D’Alembert
d)
Adam Smith e Montesquieu
e)
Marquês de Pombal e Nicolau II.
11
- As ideias de John Locke (1632-1704) ajudaram a derrubar o absolutismo na
Inglaterra. Locke dizia que todos os homens, ao nascer tinham DIREITOS NATURAIS. A partir da
informação acima, quais eram os três direitos naturais do homem, segundo LOCKE?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12
- A constituição dos EUA apoiava os ideias libertários do Iluminismo, porém
manteve a escravidão no seu território. Dê ao menos um motivo discutido em sala
para essa manutenção.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13
- A Estatua da Liberdade representa um processo político importantíssimo para
os norte-americanos. Qual processo foi esse é por que foi tão comemorado?
Justifique sua resposta
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14
– Qual a importância dos Ideais de IGUALDADE, FRATERNIDADE e LIBERDADE para a
sociedade francesa do século XIX?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15
– Qual a importância de acabar com o voto censitário nas eleições para a
escolha de seus representantes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário