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1 - Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:
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1 - Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros a
demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior
realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas
religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos
fornecidos pelos sentidos”.
(CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo:
Brasiliense, 1985. p. 80.)
A leitura do trecho nos permite
identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém
essas características.
a) nova postura com relação ao
conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio
homem.
b) ruptura com as concepções
antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual
caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.
d) adaptações do pensamento
contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em
relação ao homem.
2 - (Enem) Leia os fragmentos de texto a
seguir:
I - (...) Depois de longas
investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de
planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além
dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como
satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...)
Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao
trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira
aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros
e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da
Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as
verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
II - Aqueles que se entregam à
prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem
bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de
um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as
experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se
considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os
textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a
Deus.
c) a limitação da ciência pelos
princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da
observação.
e) o princípio da autoridade e da
tradição.
3 - (Uneb-BA) Leia atentamente os
relatos a seguir:
"O pintor que trabalha rotineira
e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo
o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci,
personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão,
experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico
do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios
dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica
que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada
oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé
como única fonte de conhecimento.
4 - (Enem 2011) Leia o fragmento de
texto a seguir: “Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar
seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa
científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar
nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a
cor e mesmo a expressão e o sentimento.” (SEVCENKO, N. O Renascimento.
Campinas: Unicamp, 1984.)
O texto apresenta um espírito de época
que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:
a) fé
e misticismo
b) ciência
e arte.
c) cultura
e comércio.
d) política
e economia.
e) astronomia
e religião.
a) a imitação das formas artísticas
medievais e a ênfase na natureza espiritual de Cristo.
b) a preocupação intensa com a forma
artística e a ausência de significado religioso do quadro.
c) a gama variada de cores luminosas e a
concepção otimista de uma humanidade sem pecado.
d) a disposição da figura de Cristo em
perspectiva geométrica e o conteúdo realista da composição.
e) a idealização do corpo do Salvador e
a noção de uma divindade desvinculada dos dramas humanos.
6 - (IFSP 2017) Leia o trecho e analise
a figura abaixo.
“A Última Ceia, obra-prima de
Leonardo Da Vinci, retrata uma época, um movimento artístico e um avanço
histórico em termos de perspectiva, olhar dramático, técnica e ciência.” (ROMES,
2008.)
Assinale a alternativa que apresenta a
qual período histórico a obra acima pertence.
a) Iluminismo.
b) Renascimento.
c) Feudalismo.
d) Cruzadas.
e) Reforma protestante.
7 - (Uefs 2016) Leia o texto que se segue: “O movimento em
direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado
pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a
cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a
experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os
segredos da natureza.
(PERRY, Marvin. Tradução de Waltensir
Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002,
p. 282.)
A afirmação do texto relaciona-se
a) ao renascimento científico europeu,
que introduziu novas concepções relativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à
anatomia humana, às operações matemáticas decimais e à produção de textos.
b) ao modo de produção feudal,
resultante do aumento da produtividade agrícola e da expansão do poder dos
senhores feudais, ampliando a exploração sobre a classe servil.
c) à finalização da concorrência
comercial entre as cidades italianas que disputavam a hegemonia no mar
Mediterrâneo.
d) à eclosão da Reforma Protestante, que
condenava o apoio da Igreja Católica às interpretações científicas dos
fenômenos religiosos.
e) ao fortalecimento das tradições, que
afirmavam a identidade entre as raças e a igualdade da capacidade intelectual
entre elas.
8 – Leia o texto a seguir: “Esta
longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento
e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da
sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais;
momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e
o relógio, o livro , o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.” (Adaptado de Jacques Le Goff, “Prefácio”,
Para um novo conceito de Idade Média : Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente.
Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.)
Tendo como base o estudo das
características da sociedade europeia da Idade Moderna, assinale a alternativa
que se contrapõe o pensamento medieval e renascentista:
a) Geocentrismo x Teocentrismo;
b) Teocentrismo x Antropocentrismo;
c) Heliocentrismo x Antropocentrismo;
d)
Antropocentrismo x Humanismo.
9 - (ENEM-2001) O texto foi extraído da
peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em
1601. “Os próprios céus, os planetas,
e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha,
distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis porque o
glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio
dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas
malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus.” (personagem Ulysses, Ato I, cena III). SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto:
Lello & Irmão, 1948. A descrição
feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria:
a) geocêntrica do grego Claudius
Ptolomeu.
b) da reflexão da luz do árabe
Alhazen.
c) heliocêntrica do polonês Nicolau
Copérnico.
d) da rotação terrestre do italiano Galileu
Galilei.
e) da gravitação universal do inglês
Isaac Newton.
10 - (UnB-1998) Julgue os itens
seguintes, referentes ao Renascimento, colocando VERDADEIRO ou FALSO:
a) Retomando traços da Antiguidade
Clássica, a Renascença significou a ruptura total e absoluta com a cultura
medieval.
b) Iniciado na Península Ibérica,
sobretudo por sua forte tradição urbana, o movimento renascentista afastou-se
do humanismo típico da cultura medieval para enaltecer os conteúdos religiosos
que emergiam com a crise feudal.
c) Leonardo da Vinci, personagem-síntese
do Renascimento, para quem o homem era o modelo do mundo, notabilizou-se pela
atuação diversificada, destacando-se, na pintura, com Monalisa.
d) A atuação dos mecenas, protetores e
financiadores dos artistas, deu impulso decisivo ao desenvolvimento da arte
renascentista.
11 – (UNB) “Do ponto de vista
histórico, o Renascimento italiano foi único. Sociologicamente, no entanto,
devemos vê-lo não apenas como uma experiência europeia, mas como a experiência
de uma classe maior de eventos que ocorrem em todas as culturas letradas e
envolvem tanto um olhar retrospectivo quanto um salto para frente, nem sempre
combinados num único evento”. (Jack Goody. Renascimentos: um ou muitos? São
Paulo: Ed. UNESP, 2011, p. 283 - com adaptações).
A partir das ideias do texto acima,
julgue o item.
a) O Renascimento italiano, movimento
cultural desenvolvido entre o final da Baixa Idade Média e o início da Idade
Moderna, caracterizou-se, entre outros aspectos, pela revalorização da tradição
clássica greco-romana, pelo humanismo e pelo anticlericalismo.
b) Entre os séculos XII e XIII, em
diversas áreas da Europa ocidental, o intenso desenvolvimento da vida urbana e
da atividade comercial coincidiu com um renascimento cultural, durante o qual
se destacaram, entre outros eventos, a fundação de universidades e a publicação
de traduções de obras de autores gregos e árabes para o latim.
c) O autor do texto argumenta que, dado
o caráter único do Renascimento italiano, o termo “renascimento” não deve ser
atribuído a outros contextos ou eventos históricos.
“A ciência humana de maneira nenhuma
nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas
o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente
que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.”
Galileu Galilei
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