1)
Na Roma antiga, o escravo era considerado um animal de trabalho sobre o qual o
senhor detinha o direito de vida e de morte. Em quais condições alguém se
tornava escravo na República Romana?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2)
A colônia fenícia de Cartago, localizada onde hoje se encontra a cidade de
Túnis, ao norte da África, havia se desenvolvido consideravelmente, a ponto de
se constituir em poderosa rival dos interesses romanos no Mediterrâneo. Por
mais de um século, os romanos lutaram para destruir Cartago, acabando por
arrasá-la (146 a.C.). Esses acontecimentos são conhecidos como:
a)
Guerras Médicas.
b)
Revolução Cartaginesa.
c)
Guerras Púnicas.
d)
Guerra de Tróia.
e)
Guerra da Reconquista.
3)
"Quando os Gracos tentaram seguir os passos de Sólon e Pisístrato era demasiadamente
tarde: nessa altura, o século II a. C., eram necessárias medidas muito mais
radicais do que as praticadas em Atenas para salvar a situação dos
pobres." Perry Anderson - PASSAGENS DA ANTIGÜIDADE AO FEUDALISMO)
a)
Os irmãos Graco em Roma ocuparam importantes posições no governo de suas
cidades. Identifique-as.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Para salvar a situação dos pobres, o que defendiam os Gracos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Qual era a função dos Tribunos da Peble?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
A história de "Spartacus" representa na Roma Antiga, a luta dos:
a)
escravos contra o sistema de opressão estabelecido principalmente a partir da
expansão romana.
b)
camponeses que defendiam a aprovação de uma reforma agrária nas terras
conquistadas pelos romanos.
c)
patrícios que reivindicavam a manutenção dos privilégios políticos que tinham
no Senado Romano.
d)
cartagineses, que não aceitavam o saque e a pilhagem das sua terras pelo
exército romano.
e)
plebeus que exigiam do Estado cargos públicos e salários justos em troca de
fidelidade política.
6)
Sobre as conquistas dos plebeus responda:
a)
O que era o tribuno da plebe?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
O que era a Lei das Doze Tábuas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
O que era a Lei Canuléia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
O que era a Lei Lícinia-Séxtia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
7)
(UEPB) “Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens
ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dioniso, deus do vinho.” (Myriam
Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p.
65.) Dois gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais, são
eles:
a)
melodrama e tragédia
b)
drama e pantomima
c)
tragédia e drama
d)
vaudeville e comédia
e)
tragédia e comédia
8)
(UNCISAL/AL) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas -
No
território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados, destacando-se
Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e Argos. Acerca das
cidades-estados, é correto afirmar que:
a)
compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas.
b)
possuíam uma organização econômica solidária.
c)
mantinham política e administração comuns.
d)
possuíam princípios religiosos antagônicos.
e)
estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
9)
Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a)
Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os
espartanos, o militarismo.
b)
As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se
destacassem na sociedade.
c)
Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d)
Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
e)
O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e
o fim da escravidão.
10)
(MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses
culminaram no conflito armado denominado:
a)
Guerras Médicas
b)
Guerras Púnicas
c)
Guerra do Peloponeso
d)
invasão macedônica
e)
Guerras Gaulesas
“Nenhum dever é mais importante que
a gratidão”
Cícero
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