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Segue o link para as atividades em power point com o gabarito no final dos slides.
No post acima tem a explicação sobre o conteúdo e os slides. Vou postar o gabarito na quarta-feira! Bons estudos!
1 - (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
Segue o link para as atividades em power point com o gabarito no final dos slides.
No post acima tem a explicação sobre o conteúdo e os slides. Vou postar o gabarito na quarta-feira! Bons estudos!
1 - (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
a) o
monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre
povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos
santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo,
isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio
da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção
do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos
povos inferiores.
2 - (Vunesp) O
islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder
político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa
heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
a) politeístas
e monoteístas;
b) sunitas e
xiitas;
c) cristãos e
muezins;
d) sunitas e
cristãos;
e) xiitas e
politeístas.
3 - (FGV-SP) A
hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do
calendário islâmico, corresponde:
a) à entrada
triunfal de Maomé em Meca em 630.
b) ao
casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos.
c) à fuga de
Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.
d) à revelação
de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel.
e) ao grande
incêndio da Caaba em Meca em 615.
4 - (Vunesp)
As invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica
provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os
diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na
região, relacionaram-se a:
a) acordos
comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas
de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter
produtos e especiarias.
b) conflitos
entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da
Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as
grandes navegações oceânicas.
c) difusão das
ideias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela
catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes
navegações.
d) acordos
entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das ideias e
ciências romanas, fundamentais, para o crescimento comercial e das artes
náuticas.
e)
contribuições para a cultura científica, possibilitando ampliação de
conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que permitiram
criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas.
5 - (FUVEST)
Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica
(Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e
da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:
a) no
desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica;
b) na expansão
da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
c) na
derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos
noventa;
d) no
estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade
Moderna;
e) na ocupação
do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a
primeira do século XX.
Após a
revelação dada pelo anjo Gabriel, de que era mais um dos profetas de Deus,
Maomé passou a pregar uma religião monoteísta entre praticantes de uma religião
politeísta. Com isso, houve uma perseguição realizada pelos coraixitas a Maomé,
resultando:
a) na jihad, a
guerra santa contra os não adeptos ao islamismo.
b) na cruzada
islâmica contra os politeístas.
c) na Hégira,
a fuga de Maomé de Meca para Medina.
d) na escrita
do Alcorão, como forma de tentar converter os coraixitas.
7 - “Quando
vós encontrardes infiéis, matai-os a ponto de fazer uma grande carnificina e
apertai as correntes dos cativos. Quando cessar a guerra, vós os colocareis em
liberdade ou os entregarei mediante um resgate. Agi assim. Se Alá o desejar,
ele mesmo triunfará sobre eles. Mas ele vos manda combater para vos pôr à
prova.” (Corão)
Essa
orientação de guerra santa levou os árabes a expandir seu Império para vastas
áreas, chegando a alcançar:
a) a Península
Ibérica ainda durante a vida de Maomé.
b) toda a
península Arábica com o exército liderado por Maomé.
c) toda a
península Arábica durante o século VII dC.
d) a Península
Ibérica durante o califado dos omíadas.
8 - Leia o
texto a seguir: “[...] O Alcorão ordena: “Não geres confusão na terra após este
justo comando.” Quando diz também que a terra e tudo o que nela existe é criada
para nosso uso, isto não implica uma transferência de propriedade; é uma
incumbência a nós delegada, e respondemos perante o “Senhor de todas as coisas”
pelo nosso ministério. O muçulmano é constantemente relembrado, quer no
Alcorão, quer nos ditos preservados do Profeta, que a ganância e o desperdício
estão entre os maiores pecados. Podemos usar aquilo que nos é disponibilizado
para o nosso sustento, mas nada mais; e mesmo esse pouco não é mais do que um
roubo se abandonamos a nossa função humana e decidimos renunciar a oração
universal que transporta toda a criação de novo para a sua origem.” (Conceição,
Miguel. O protesto da terra. In: Sabedoria Perene.)
Partindo do
que está exposto no texto, indique a alternativa INCORRETA:
a) Os “outros
ditos preservados do profeta”, aos quais o texto se refere, podem ser
encontrados em livros como a Suna.
b) O islamismo
rejeita o desperdício e a ganância por serem, além de tudo, pecado.
c) O texto
sugere que o islâmico leva em conta uma espécie de comunhão entre a ação humana
e os bens naturais que lhe foram dados por Deus.
d) O texto
acentua o fato de que o mau uso humano da terra e dos bens naturais é mais
grave que um roubo.
e) O Alcorão,
segundo o texto, sugere a reforma agrária e a distribuição de terras entre os
muçulmanos.
9 - Leia o
texto a seguir: “A gente tem vontade de perder-se em As mil e uma noites, pois
sabe que, se entrar nesse livro, é capaz de esquecer nosso pobre destino
humano. […] No título de As mil e uma noites existe algo muito importante: a
sugestão de que se trata de um livro infinito. E ele é, virtualmente. Os árabes
dizem que ninguém pode ler As mil e uma noites até o fim. Não por tédio, mas
porque se sente que o livro é infinito. […]”. BORGES, Jorge Luís. Sete noites.
São Paulo: Max Limonad, 1983, p. 71-85.
De acordo com
o texto, é possível afirmar que:
a) o livro As
mil e uma noites é um dos mais confusos livros de literatura já escritos, já
que o leitor “se perde” ao lê-lo.
b) os árabes
não se acostumaram com o livro As mil e uma noites, por isso não conseguem
lê-lo até o fim.
c) a riqueza
do livro As mil e uma noites está no fato de ele ser infinito, no sentido de
oferecer leituras ilimitadas sobre os temas de que trata.
d) os árabes
julgam que As mil e uma noites é uma obra de boa qualidade por ter sido escrita
por chineses.
e) o autor,
Jorge Luís Borges, abomina As mil e uma noites, pois é um livro infinito.
10 – (UNB PAS)
julgue o item em CERTO ou ERRADO:
a) As
interações entre as histórias do islamismo e do Brasil Colonial e Imperial são
explicadas, entre outros fatores, pela longa presença e colonização islâmica na
Península Ibérica e pelos milhares de africanos islamizados que desembarcaram no
Brasil na condição de escravos em decorrência do tráfico atlântico.
“Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o
homem que lavra e não semeia.”
Provérbio Árabe
Explicação da atividade!
bons estudos!
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