1 - (Cesgranrio) A Constituição imperial brasileira, outorgada
em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema
político imperial tais como o (a):
a) autonomia das Províncias e, principalmente, dos
Municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país.
b) equilíbrio dos poderes com o controle constitucional
do Imperador e as ordens sociais privilegiadas.
c) predominância do poder do imperador sobre todo o
sistema através do Poder Moderador.
d) ampla participação política de todos os cidadãos, com
exceção dos escravos.
e) laicização do Estado por influência das ideias
liberais.
2 – Leia o
texto:
“Após a Independência política do Brasil, em
1822, era necessário organizar o novo Estado, fazendo leis e regulamentando a
administração por meio de uma Constituição. Para tanto, reuniu-se em maio de
1823, uma Assembleia Constituinte composta por 90 deputados pertencentes à
aristocracia rural. (...) Na abertura dos trabalhos, o Imperador D. Pedro I
revelou sua posição autoritária, comprometendo-se a defender a futura
Constituição desde que ela fosse digna do Brasil e dele próprio”. (VICENTINO,
C; DORIGO, G. "História Geral do Brasil." São Paulo: Scipione, 2001.)
a) Qual a
característica presente na constituição que apresenta a afirmação de Dom Pedro
I quando ele diz q a constituição deve ser digna para ele?
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b) O que é uma constituição
outorgada?
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3 – Analise a
imagem:
A imagem
apresenta os escravos trabalhando após a independência brasileira. A partir da
gravura é possível afirmar que, logo após a emancipação política do Brasil qual
a situação dos negros no Brasil?
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4 - (Unesp) A respeito da independência do Brasil,
pode-se afirmar que:
a) consubstanciou os ideais
propostos na Confederação do Equador.
b) instituiu a monarquia como
forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
c) propôs, a partir das ideias
liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando
os interesses da Inglaterra.
d) provocou, a partir da
Constituição de 1824, profundas transformações nas estruturas econômicas e
sociais do País.
e) implicou na adoção da forma
monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de
terras e de escravos.
5 – Leia o texto:
“D. João sabia que ele e Portugal estavam numa enorme encrenca. Ou cedia
a Napoleão e aderia ao Bloqueio Continental, ou aceitava a oferta dos aliados
ingleses, que garantiam proteger o rei na viagem para o Brasil, levando junto à
família real, a maior parte da nobreza, seus tesouros e todo aparato do Estado.
Aparentemente, era uma oferta generosa. Na prática, tratava-se de uma
chantagem. Se o príncipe regente ficasse do lado de Napoleão, os ingleses não
só bombardeariam Lisboa e sequestrariam a frota portuguesa, como muito
provavelmente tomariam suas colônias ultramarinas, das quais o país dependia
para sobreviver”. (GOMES, Laurentino.1808. São Paulo, Ed. Planeta do
Brasil, 2008)
a) Qual a saída tomada por Dom
João para escapar dos ataques Ingleses e de Napoleão descritos no texto?
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b) Qual a principal colônia
portuguesa descrita no texto?
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c) D. João VI no período descrito
no texto ainda era o príncipe regente de Portugal, pois sua mãe não estava com
as faculdades mentais aptas a governar a Coroa portuguesa. Como era conhecida a
mãe de D. João VI?
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6 - Os grandes proprietários de
terra viram-se presos a dívidas com os comerciantes portugueses – que
controlavam as atividades de importação e exportação – e com os altos impostos
e taxas estabelecidos pela Coroa Portuguesa. Com isso, a aristocracia agrária e
outros brancos livres pobres organizaram um movimento que eclodiu em 06 de
março de 1817. Como ficou conhecido esse movimento na História do Brasil?
a) Conjuração Baiana
b) Inconfidência Mineira
c) Revolução Praieira
d) Confederação do Equador
e) Revolução Pernambucana
7 –Leia o texto: “Após derrotarem as tropas defensoras de
Portugal, os revoltosos formaram um governo provisório composto por cinco
membros. Além disso, estabeleceram a formação de um grupo de emissários que
difundiriam o movimento em outras capitanias do Brasil e em algumas nações
europeias.” (Disponível em: Revolução Pernambucana – Brasil Escola) Esse
fenômeno histórico, conhecido como Revolução Pernambucana, chegou através do
governo provisório inclusive a:
a) Abolir a escravidão
b) Proclamar uma República
c) Instaurar uma nova monarquia
d) Expulsar os portugueses do
Brasil
e) Conseguir o reconhecimento
internacional como órgão de poder no Brasil.
“Ensopai a terra no sangue dos
tiranos portugueses. Rasgai de uma vez as entranhas desses monstros”
Cipriano Barata (1823)
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