segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sugestão de atividade: 9° ano

Atividade de Revisão

1 - Até 1945, o corpo do Imperador japonês era tido como sagrado e não podia ser tocado.  Quando terminou a II Guerra, o presidente dos Estados Unidos quebrou a autoridade simbólica do Imperador, no Japão, ao exigir dele um aperto de mão em público.
a) A partir do acontecimento relatado anteriormente, explique a situação político-econômica dos Estados Unidos e do Japão ao final da II Guerra Mundial.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual a situação político-econômica desses dois países atualmente?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.
b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.
e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.
3 - Em torno de fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. BLITZKRIEG
2. KAMIKAZE
3. A GRANDE ALIANÇA
4. AS NAÇÕES DO EIXO
5. NAGAZAKI
(     ) Guerra relâmpago
(     ) Cidade arrasada pela bomba atômica
(     ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa
(     ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos
(     ) Japão, Itália e Alemanha
A seqüência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1;
b) 1, 2, 5, 4 e 3;
c) 1, 5, 2, 4 e 3;
d) 1, 5, 2, 3 e 4;
e) 4, 5, 2, 3 e 1.
4 -       "Pensem nas crianças
              Mudas telepáticas
              Pensem nas meninas
              Cegas inexatas
              Pensem nas mulheres
              Rotas alteradas
              Pensem nas feridas
              Como rosas cálidas
              Mas oh! não se esqueçam
              Da rosa de Hiroshima
              A rosa hereditária
              A rosa radioativa
              Estúpida e inválida
              A rosa com cirrose
              A anti-rosa atômica
              Sem cor, sem perfume
              Sem rosa, sem nada"
                               "Rosa de Hiroshima" (Gerson Conrad e Vinícius de Moraes)
Podemos considerar que o texto acima debate:
a) a herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2 Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
b) a poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
c) as armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
d) a paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.
e) as armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.
6 - Na II Guerra Mundial, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki foram consideradas crimes de guerras, porque:
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.
b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.
7 - Assinale a ÚNICA proposição CORRETA. Em outubro de 2005, comemorou-se sessenta anos da criação da Organização das Nações Unidas. A partir de que acontecimento ela foi constituída?
a) Guerra Irã-Iraque.
b) Primeira Guerra Mundial.
c) Guerra do Vietnã
d) Segunda Guerra Mundial.
e) Liga das Nações.
8 - No processo histórico da Segunda Guerra Mundial o dia 6 de junho de 1944 é conhecido como o Dia D. Por que o Dia D foi tão importante? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Sobre fatos antecedentes à Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta.
a) Os E.U.A. cortaram o envio de ferro, aço, petróleo e borracha e bloquearam capitais japoneses na América do Norte por causa da invasão da Manchúria pelo Japão.
b) Passando por cima das disposições dos tratados do pós-guerra, em 1938, Hitler, com o apoio de fascistas austríacos, ordenou a ocupação da Áustria.
c) Em 1936, um grupo de generais, chefiados por Franco, iniciou uma revolta contra o governo de esquerda, legalmente constituído, na Espanha.
d) A euforia econômica decorrente da valorização da Bolsa de Nova Iorque em 1929 favoreceu a recuperação econômica e a consolidação das democracias na Europa.
e) Em 1939, Stálin conseguiu se aproximar da Alemanha através do Pacto Germano-Soviético, negociado por Ribbentrop e Molotov.
10 - Foi o encontro do primeiro ministro inglês Winston Churchill e dos presidentes Roosevelt, dos Estados Unidos e Stálin, da União Soviética onde confirmou-se o desmembramento da Alemanha e da Coréia:
a) Conferência do Cairo.
b) Conferência de Teerã.
c) Conferência de Ialta.
d) Conferência de Potsdam.
e) Conferência de Bandung.
11 - Que acontecimento marca oficialmente o fim da Segunda Guerra Mundial?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - Conseqüências imediatas da Segunda Guerra Mundial, exceto:
a) divisão do mundo em dois blocos: socialista e democrático
b) decadência dos regimes totalitários
c) emancipação das colônias africanas
d) reunificação da Alemanha
e) emprego de armas atômicas
13 - Lucros resultantes do emprego de cada prisioneiro no campo de concentração, segundo cálculo feito pelas SS em documento oficial:
Salário diário médio (não pago, é claro) ..RM 6.00
Dedução para alimentação ............................0.60
Id. Amortização dos objetos de vestuário.......0.10
Duração média de vida: 9 meses = 270 dias x 5.30 ..... .....1431.00
Exploração racional do corpo do prisioneiro:
1. Ouro dentário; 2. Vestuário pessoal; 3. Bens deixados pelo morto; 4. Dinheiro deixado pelo morto; - menos despesas de incineração: RM2.00: média 200.00
Lucro total em 9 meses ...............................1 631.00
mais o lucro suplementar da utilização dos ossos e das cinzas.
(Fonte: FREITAS, G. de. 900 TEXTOS E DOCUMENTOS DE HISTÓRIA. Lisboa: Plátano, s.d. p.291.)
Sobre as informações trazidas pelo texto, são feitas as seguintes afirmações:
I - A exploração dos prisioneiros como força de trabalho proporcionou, ao Estado nazista, a obtenção de uma mais-valia quase absoluta.
II - A montagem da estrutura necessária para a extração de lucros absolutos sobre os prisioneiros foi pautada por um complexo planejamento, com características semelhantes às de um planejamento industrial.
III - Os dados mostram que são falsas as denúncias sobre tratamento desumano nos campos de concentração nazistas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) I, II e III
14 - A Segunda Grande Guerra (1939-1945), por suas dimensões, perdas humanas e materiais e por seus impactos, provocou uma série de modificações no cenário das relações internacionais.
Considerando essas modificações, avalie as afirmações abaixo.
I - Houve a configuração da bipolaridade de interesses e disputas entre blocos de países liderados pelos governos dos EUA e da URSS.
II - Assistiu-se ao incremento das lutas de descolonização em regiões asiáticas e africanas.
III - Concretizou-se a hegemonia britânica sobre a exploração de reservas petrolíferas no Oriente Médio.
IV - Proibiu-se o uso de armas nucleares, devido ao impacto causado pelo lançamento das bombas atômicas sobre o Japão.
V - Encerraram-se, em função do Holocausto, as perseguições e conflitos políticos por motivos étnicos, religiosos ou raciais.
Assinale:
a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas III e V estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas.
15 - Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a
a) confirmação da supremacia do Eixo.
b) reversão da II Guerra Mundial com a ofensiva passando para os aliados.
c) ruptura entre os EUA e a URSS, dando origem à Guerra Fria.
d) conquista da Polônia e da Hungria pelos nazistas.
e) ascensão do poderio militar soviético.
16 - "[...] Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos[...]"
(LEVI, Primo. "Os afogados e os sobreviventes". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 71 e 72)
O texto acima refere-se:
a) ao chamado holocausto do povo palestino.
b) à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.
c) ao chamado holocausto do povo judeu.
d) à Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
e) ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.
17 - O ataque à base naval de Pearl Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque
a) representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
b) criou condições favoráveis para os aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
c) contribuiu para o aumento do poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase total das forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
d) marcou a derrota final dos países que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o símbolo da restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.
e) foi importante para o fortalecimento do nazi-fascismo, em razão da vitória esmagadora das forças alemãs sobre o exército soviético e de outros países do Leste Europeu.
18 - "Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...] Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança [...] A população deve trabalhar sempre [...] Não viemos para distribuir o maná [vantagens]. Viemos para criar as bases da vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui."
(Fonte: Adap. de Erich Koch, Comissário do Reich na Ucrânia em março de 1943, in: SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967, vol. 4, p. 13)
O Texto permite identificar alguns valores que permeavam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
a) Identifique no texto dois valores da ideologia nazista.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite duas razões que levaram o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: