terça-feira, 28 de junho de 2011

Sugestão de atividade 8º ano: Era Napoleônica


Atividade de Revisão
1 - Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.
a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
e) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.
2 - Entre 1814-1815, representantes das nações européias reuniram-se no chamado Congresso de Viena. As principais discussões desses encontros giraram em torno:
a) Da adoção do Código Napoleônico por todos os Estados europeus, como forma de modernizar as instituições sociais e adequá-las ao desenvolvimento capitalista do período.
b) Da reorganização da Europa após as guerras napoleônicas, procurando garantir à burguesia os avanços conquistados após anos de revoluções.
c) Da definição de fronteiras e governantes europeus a partir da idéia de legitimidade, isto é, a restauração do poder e das divisões territoriais anteriores à Revolução Francesa.
d) Da necessidade de banir definitivamente os princípios fundamentais do Antigo Regime, tais como a desigualdade jurídica, a dominação aristocrática e o absolutismo.
e) Da implementação do Parlamentarismo como a única forma de garantir a dominação aristocrática e a restauração das dinastias destronadas pelas revoluções.
3 - Por volta de 1811, o Império napoleônico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão dominou mais da metade do continente europeu. Tal conjuntura, no entanto, reforçou os sentimentos nacionalistas da população dessas regiões. A idéia de nação, inspirada nas próprias concepções francesas, passou a ser uma arma desses nacionalistas contra Napoleão.
Assinale a afirmação correta, relativa à conjuntura acima delineada.
a) Após o bloqueio continental, em todos os Estados submetidos à dominação napoleônica, os operários e os camponeses, beneficiados pela prosperidade econômica, aluaram na defesa de Napoleão contra o nacionalismo das elites locais.
b) A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão de construir um Império.
c) A Espanha, vinculada à França pela dinastia dos Bourbon desde o século XVIII, não reagiu à dominação francesa. Em nome do respeito às suas tradições e ao seu nacionalismo, a Espanha aceitou a soberania estrangeira imposta por Napoleão.
d) Em 1812, Napoleão estabeleceu sólida aliança com o Papa, provocando a adesão generalizada dos católicos. Temporariamente, os surtos nacionalistas foram controlados, o que o levou a garantir suas progressivas vitórias na Rússia.
e) Herdeira da Filosofia das Luzes, a idéia de nação, tal como difundida na França, fundou-se sobre uma concepção universalista do homem e de seus direitos naturais. Essa concepção, porém, pressupunha o princípio do direito dos povos de dispor sobre si mesmos.
4 - A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, encontra-se associada, EXCETO:
a) à submissão lusitana em relação aos interesses ingleses.
b) à expansão napoleônica no continente europeu.
c) à necessidade de recrudescimento do pacto colonial.
d) à busca de segurança para o trono português.
5 - Considere as afirmações a seguir, referentes ao período napoleônico.
I - Um dos objetivos do Bloqueio Continental era anular a defasagem industrial da França em relação à Inglaterra.
II - As Guerras Napoleônicas produziram desdobramentos de cunho político na América do Sul.
III - A expansão napoleônica debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu e estimulou o surgimento dos nacionalismos.
IV - O Bloqueio Continental possibilitou a hegemonia do capitalismo industrial francês em toda a Europa.
V - O Congresso de Viena confirmou, na Europa, os avanços sociais e políticos conquistados durante a Revolução Francesa.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.
6 - A respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar que:          
a) a ditadura bonapartista atendeu aos interesses da burguesia francesa.
b) provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
c) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.
d) a ditadura napoleônica instituiu o Terror.
e) aprovou a Declaração dos Direitos do Homem
7 - “Minha maior glória não consistiu em ter ganho quarenta batalhas; Waterloo apagará a memória de tantas vitórias. O que nada apagará, o que viverá eternamente, é o meu Código Civil.”         Napoleão Bonaparte
O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804, assegurava:
a) que os reis franceses só poderiam aumentar impostos ou alterar as leis com a aprovação do Grande Conselho, composto por membros do clero, burgueses e nobres.
b) as conquistas burguesas, como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade e a proibição da organização de sindicatos de trabalhadores e das greves.
c) uma organização da Europa em novas bases econômicas e sociais, fixando uma bipolarização ideológica marcada pela tensão internacional, o que reativou o confronto com a Inglaterra.
d) a harmonização dos interesses conflitantes do capital e do trabalho dentro dos quadros das corporações, defendendo que tudo deveria ser feito para a nação, pois esta representava a mais alta forma de sociedade.
e) um planejamento econômico e social baseado na intervenção do Estado na economia, através de investimentos estatais de monta, estimulando uma política de pleno emprego.
8 - O Congresso de Viena, de 1815, reuniu representantes dos países europeus com o objetivo de:
a) apoiar a Doutrina Monroe para impedir a recolonização da América.
b) organizar uma aliança militar para conter a expansão napoleônica no continente.
c) combater as idéias socialistas difundidas pelos operários nas indústrias.
d) reorganizar o mapa político europeu e promover a paz entre os países beligerantes.
9 - Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas:
Sobre o Código Civil elaborado no período napoleônico, podemos afirmar:
(    ) Na elaboração houve a atuação direta de Napoleão, embora houvesse uma comissão de quatro membros para elaborá-la.
(    ) Traduziu concretamente os princípios da Declaração dos Direitos do Homem: liberdade individual, de trabalho, de consciência; Estado leigo; igualdade perante a Lei.
(    ) Proibia a fortuna herdada, a fortuna adquirida e a propriedade privada.
(    ) Destacava e protegia o trabalho assalariado e estimulava as coalizões operárias.
(    ) Subordinava a mulher ao homem, mantinha o divórcio e restabelecia a escravidão nas colônias.
a) F, V, V, F, F
b) V, F, F, V, F
c) F, V, F, V, V
d) V, V, F, F, V
e) V, F, V, V, F
10 - Forme uma frase com as seguintes palavras: Bloqueio Continental, Inglaterra, Napoleão e França.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - Cite três realizações de Napoleão que foram de fundamental importância para a França durante os anos de 1799 e 1815.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bons estudos!!!
Equipe de História
“Há duas forças que unem os homens: medo e interesse.”
Napoleão Bonaparte

5 comentários:

Anônimo disse...

coloque o gabarito das questões da atividade da era Napoleonica...agradeço.

Anônimo disse...

Sua atividade está ótima,mas cad^o gabarito ou as resposta???
coloque as respostas das questões, por favor.

amós disse...

https://download.acrocomcontent.com/adc/open/Era%20Napole%C3%B4nica.pdf?objectID=SReqZHFad02hGkDWcllviw&assetID=2hfhwtaWt-qpRVwYE8neWw&workflow=GetAsset&sid=&cvn=17&dimension=0&ticket=4F176E1661D5C902443B4EAC96DF2777A0EAE3E971A80EECF30C4BCB4F40A693FC13288A360A617079E1860B3E077BD5950ECE1789AF8F7DB646F25803628B4017346BCA3E8370E6ECFD93D2F5CF77DAACFAC23409239C5950A2A669E54706FEAB6109492A617156342FE1C24B5A19E574B85FE90BA72023CF4AFEC6EDC51FFBA0297C19513CC0117C3808B358A34A15436BC80449E5ED1769C7E85CEE2624BE443EC36F34E97C3D711130F34282345B

Unknown disse...

falta so a resposta



Unknown disse...

por favor coloque as respostas, seu trabalho esta otimo mas so falta as respostas?