sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Sugestão de atividade: governos totalitários

Leia o seguinte trecho e responda as questões 1 e 2:
“Cheguei tarde à cultura militante. Pertenço a uma geração que saiu do fascismo, que não deixava nenhuma escolha entre a apologia e o silêncio...” (Fonte: BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória: de Senectude e Outros Escritos Autobiográficos. Trad. Daniela Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 91)
1 - Qual o país europeu teve como forma de governo totalitária o Fascismo no período entre as duas grandes guerras mundiais?
a) Alemanha
b) Rússia
c) França
d) Itália
2 – Assinale o item que apresenta corretamente o nome do grande líder fascista italiano durante a II Guerra Mundial:
a) Adolf Hitler
b) Joseph Stalin
c) Vladimir Ilinov
d) Mussolini
3 – “Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.”
Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia:
a) socialista.
b) liberal-fascista.
c) nazi-fascista.
d) anarquista.
e) capitalista.
4 - "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior." (Hitler). Nessa frase Hitler, líder da Alemanha nazista define um de seus pensamentos. Explique o que era a definição de raça ariana para HITLER.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – “Itália deseja a paz, mas não teme a guerra. Justiça sem a força é uma palavra sem sentido. Nós sonhamos com a Itália romana”. O trecho reflete as ideias da Itália fascista. Cite uma ideia fascista presente na frase.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - “Os judeus tinham que usar uma estrela amarela, [...] tinham que entregar as bicicletas, [...] não podiam andar de bonde, [...] ficavam proibidos de dirigir automóveis. [...] só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em casas que tivessem placa dizendo ‘casa israelita’. Os judeus deviam recolher-se às suas casas às oito da noite [...]. Ficavam proibidos de ir a teatros, cinemas e outros lugares de diversão.” (FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Editora Mérito S. A., 1958, p. 14, 3ª edição).  Esse trecho, que foi retirado do diário de uma adolescente judia prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde morreu em 1945. Qual característica nazista podemos identificar nesse relato?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Leia o texto abaixo:
“O direito ao solo e à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão, parece destinado a ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que dará a seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos apontar o caminho. ( HITLER, ADOLF, Minha luta. 1925).
As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial. Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de:
a) xenofobia
b) espaço territorial
c) purificação racial
d) revanchismo militar
8 – Analise a imagem:

Os símbolos presentes na imagem representam quais governos totalitários?
a) Nazista e Anarquista
b) Anarquista e Comunista
c) Capitalista e Anti-Colonialista
d) Nazista e Comunista
e) Capitalismo e Anarquista
9 – Ainda com base na imagem da questão acima, cite uma diferença entre os governos nazista e comunista.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - Os slogans nazifascistas eram publicamente invocados e sempre aplaudidos pela massa popular em praças públicas:
“Acredita! Obedece! Luta!”
“Quem tem aço tem pão!”
“Mais canhão, menos manteiga!”
“Nada jamais foi ganho na história sem derramamento de sangue!”
“A liberdade é um cadáver em putrefação!”
Dentre as alternativas expostas abaixo, qual delas não é uma característica do totalitarismo:
a) Militarismo
b) Democracia
c) Nacionalismo
d) Autoritarismo
e) Estatismo
 “A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes.”

Ulysses Guimarães

Nenhum comentário: