Leia o seguinte
trecho e responda as questões 1 e 2:
“Cheguei tarde à
cultura militante. Pertenço a uma geração que saiu do fascismo, que não deixava
nenhuma escolha entre a apologia e o silêncio...” (Fonte: BOBBIO, Norberto. O
Tempo da Memória: de Senectude e Outros Escritos Autobiográficos. Trad. Daniela
Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 91)
1 - Qual o país
europeu teve como forma de governo totalitária o Fascismo no período entre as
duas grandes guerras mundiais?
a) Alemanha
b) Rússia
c) França
d) Itália
2 – Assinale o
item que apresenta corretamente o nome do grande líder fascista italiano
durante a II Guerra Mundial:
a) Adolf Hitler
b) Joseph Stalin
c) Vladimir
Ilinov
d) Mussolini
3 – “Morrer pela
Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é
que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode
imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser
cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua
vontade viva na de outro homem.”
Esse texto, de
1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia:
a) socialista.
b)
liberal-fascista.
c)
nazi-fascista.
d) anarquista.
e) capitalista.
4 - "Aqueles
que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma
raça superior." (Hitler). Nessa frase Hitler, líder da Alemanha nazista
define um de seus pensamentos. Explique o que era a definição de raça ariana
para HITLER.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – “Itália
deseja a paz, mas não teme a guerra. Justiça sem a força é uma palavra sem
sentido. Nós sonhamos com a Itália romana”. O trecho reflete as ideias da
Itália fascista. Cite uma ideia fascista presente na frase.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - “Os judeus
tinham que usar uma estrela amarela, [...] tinham que entregar as bicicletas,
[...] não podiam andar de bonde, [...] ficavam proibidos de dirigir automóveis.
[...] só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em casas que
tivessem placa dizendo ‘casa israelita’. Os judeus deviam recolher-se às suas
casas às oito da noite [...]. Ficavam proibidos de ir a teatros, cinemas e
outros lugares de diversão.” (FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo:
Editora Mérito S. A., 1958, p. 14, 3ª edição).
Esse trecho, que foi retirado do diário de uma adolescente judia
prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde morreu em 1945. Qual
característica nazista podemos identificar nesse relato?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Leia o texto
abaixo:
“O direito ao
solo e à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de
extensão, parece destinado a ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou
então não será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa
grandeza territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que
dará a seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos
apontar o caminho. ( HITLER, ADOLF, Minha
luta. 1925).
As ideias
contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados
pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial. Uma dessas ideias,
abordada no texto, está associada ao conceito de:
a) xenofobia
b) espaço
territorial
c) purificação
racial
d) revanchismo
militar
8 – Analise a
imagem:
Os símbolos
presentes na imagem representam quais governos totalitários?
a) Nazista e
Anarquista
b) Anarquista e
Comunista
c) Capitalista e
Anti-Colonialista
d) Nazista e
Comunista
e) Capitalismo e
Anarquista
9 – Ainda com
base na imagem da questão acima, cite uma diferença entre os governos nazista e
comunista.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - Os slogans
nazifascistas eram publicamente invocados e sempre aplaudidos pela massa
popular em praças públicas:
“Acredita! Obedece! Luta!”
“Quem tem aço tem pão!”
“Mais canhão, menos manteiga!”
“Nada jamais foi ganho na história sem derramamento
de sangue!”
“A liberdade é um cadáver em putrefação!”
Dentre as
alternativas expostas abaixo, qual delas não é uma característica do
totalitarismo:
a) Militarismo
b) Democracia
c) Nacionalismo
d) Autoritarismo
e) Estatismo
“A grande força da democracia é confessar-se
falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas
totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam
irresponsáveis e onipotentes.”
Ulysses
Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário