sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Sugestão de atividade: República romana

1) Na Roma antiga, o escravo era considerado um animal de trabalho sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte. Em quais condições alguém se tornava escravo na República Romana?
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2) A colônia fenícia de Cartago, localizada onde hoje se encontra a cidade de Túnis, ao norte da África, havia se desenvolvido consideravelmente, a ponto de se constituir em poderosa rival dos interesses romanos no Mediterrâneo. Por mais de um século, os romanos lutaram para destruir Cartago, acabando por arrasá-la (146 a.C.). Esses acontecimentos são conhecidos como:
a) Guerras Médicas.
b) Revolução Cartaginesa.
c) Guerras Púnicas.
d) Guerra de Tróia.
e) Guerra da Reconquista.
3) "Quando os Gracos tentaram seguir os passos de Sólon e Pisístrato era demasiadamente tarde: nessa altura, o século II a. C., eram necessárias medidas muito mais radicais do que as praticadas em Atenas para salvar a situação dos pobres." Perry Anderson - PASSAGENS DA ANTIGÜIDADE AO FEUDALISMO)
a) Os irmãos Graco em Roma ocuparam importantes posições no governo de suas cidades. Identifique-as.
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b) Para salvar a situação dos pobres, o que defendiam os Gracos?
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4) Qual era a função dos Tribunos da Peble?
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5) A história de "Spartacus" representa na Roma Antiga, a luta dos:
a) escravos contra o sistema de opressão estabelecido principalmente a partir da expansão romana.
b) camponeses que defendiam a aprovação de uma reforma agrária nas terras conquistadas pelos romanos.
c) patrícios que reivindicavam a manutenção dos privilégios políticos que tinham no Senado Romano.
d) cartagineses, que não aceitavam o saque e a pilhagem das sua terras pelo exército romano.
e) plebeus que exigiam do Estado cargos públicos e salários justos em troca de fidelidade política.
6) Sobre as conquistas dos plebeus responda:
a) O que era o tribuno da plebe?
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b) O que era a Lei das Doze Tábuas?
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c) O que era a Lei Canuléia?
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d) O que era a Lei Lícinia-Séxtia?
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7) (UEPB) “Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas origens ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dioniso, deus do vinho.” (Myriam Mota e Patrícia Braick, História das Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002. p. 65.) Dois gêneros clássicos do teatro grego originaram-se destes festivais, são eles:
a) melodrama e tragédia
b) drama e pantomima
c) tragédia e drama
d) vaudeville e comédia
e) tragédia e comédia
8) (UNCISAL/AL) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas -
No território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados, destacando-se Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e Argos. Acerca das cidades-estados, é correto afirmar que:
a) compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas.
b) possuíam uma organização econômica solidária.
c) mantinham política e administração comuns.
d) possuíam princípios religiosos antagônicos.
e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
9) Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
e) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.
10) (MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) invasão macedônica
e) Guerras Gaulesas

“Nenhum dever é mais importante que a gratidão”

Cícero

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