01. A
descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a
imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do Novo Mundo. Com
respeito a essa “visão do paraíso” nos trópicos, é correto afirmar:
a) Os
europeus esperavam encontrar monstros e outras entidades mitológicas, o que se
confirmou na presença de animais pré-históricos e seres humanos estranhos.
b) Os
temores com relação ao inesperado levaram muitas vezes os europeus a demonstrar
uma violência desumana contra os nativos do chamado Novo Mundo.
c) As
descrições dos novos territórios, com suas florestas exuberantes e seus
pássaros exóticos, vinham confirmar as expectativas de descoberta do Paraíso na
Terra.
d) O
encontro com seres de uma nova cultura, em um ambiente natural diferente, criou
um clima propício ao entendimento mútuo e ao respeito pela vida humana, como
era pregado pelos religiosos europeus.
e) Os
primeiros colonizadores europeus ficaram maravilhados com a cultura indígena a
ponto de sofrerem influência direta dos valores nativos.
02.
Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei D. Manoel, ressaltava que a salvação
dos índios era a mais imediata contribuição à terra. Algumas décadas depois, o
ensino colonial desenvolvia-se fortemente influenciado pela cultura religiosa
do colonizador. Sobre os primeiros educadores da fase colonial, é correto
afirmar que eles:
a)
Conseguiram dissociar a evangelização do processo colonizador luso-brasileiro.
b)
Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de
escravos.
c)
Presos às idéias etnocêntricas européias, ignoraram as línguas indígenas.
d)
Pretenderam espalhar a fé, tomando novos súditos tementes a Deus e obedientes
ao rei.
e)
Tinham por objetivo promover à Igreja Católica, mantendo intacta a cultura
indígena.
03. Os
senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos
despidos e nus, os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome...
Estas
palavras, do padre Antônio Vieira, descrevem bem a situação da sociedade
colonial à época do apogeu açucareiro. A respeito, considere as afirmativas:
I. Os
senhores eram os donos dos engenhos e da riqueza neles gerada; logo, podiam
comer bem e vestir-se
luxuosamente.
II. Os
escravos eram uma propriedade dos senhores, como qualquer outro objeto de sua
lavoura e de seu engenho, não precisando de roupas e comendo apenas o mínimo
necessário.
III. A
Igreja Católica, inclusive os padres da Companhia de Jesus, admitiu em geral a
escravidão africana, embora tenha combatido com coragem e tenacidade a escravização
do indígena.
IV. A
minoria dos senhores de terras e escravos temia as ações dos jesuítas, tal como
haviam feito os holandeses em Pernambuco, em prol da libertação dos escravos
dos engenhos e plantações.
Assinale:
a) Se
somente as alternativas I e II estão corretas.
b) Se
somente as alternativas II e III estão corretas.
c) Se
somente as alternativas I, II e II estão corretas.
d) Se
somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e) Se
todas as alternativas estão corretas.
04. As
expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de
riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escraviza-lo e vende-lo no
litoral. O papel das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:
a)
Determinam a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua
atual configuração geográfica.
b)
Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando
índios e colonos.
c)
Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a
situação econômica da Colônia.
d) Por
razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do
Vice-Reino, do Rio de Janeiro para a Bahia.
e)
Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados
entre portugueses e espanhóis.
05. O
comércio das colônias espanholas, desde o início do século XVI, esteve
subordinado a severas restrições, garantindo o monopólio e evitando o
contrabando. Dentro desse quadro, foi adotando o sistema de porto único, que:
a)
Garantia grande controle sobre as colônias, pois apenas o porto de Vera Cruz,
no México, podia fazer transações comerciais com a Metrópole.
b)
Conseguiu evitar o contrabando de metais preciosos, resguardando a riqueza
colonial do ataque de piratas.
c)
Permitiu grande desenvolvimento de Buenos Aires, responsável pelo escoamento da
produção de prata da América do Sul.
d) Fez
com que a Espanha mantivesse todo o território americano unido, constituindo
uma imensa colônia.
e)
Centralizou o comércio metropolitano em Sevilha, de onde partiam as frotas
anuais para algumas regiões da América.
06. À
medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela
mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena.
Esta opção pode ser explicada, porque:
a) O
uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais
lucrativos setores do comércio colonial.
b) Os
indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram
dóceis e submissos.
c) Os
indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros
tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.
d) Os
negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não
conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.
e) Os
africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas
foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.
07. As
leis portuguesas do século XVI são dúbias com relação aos indígenas, proíbem a
escravização do indígena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso
de “guerra justa”. Para os portugueses “guerra justa” significava:
a) A
utilização da força para que esses povos pudessem participar do reino dos céus.
b)
Aquela no qual o indígena tomava a iniciativa de agressão contra o branco.
c) O
aprisionamento devido à necessidade vital de mão-de-obra.
d) A
ação missionária do jesuíta para ensinar os valores da sociedade branca.
e) O
uso da violência na formação dos aldeamentos, evitando a ação dos jesuítas.
08. Os
donatários recebiam lotes em caráter hereditário, indivisíveis e inalienáveis
no todo ou em parte. Vale dizer que o Estado concedia apenas a posse da terra,
reservando para si a propriedade dela. As capitanias eram:
a)
Porções territoriais na Colônia, cujo comércio era monopolizado pelo donatário,
criando uma elite mercantil no Brasil.
b)
Regiões doadas pelo rei a seus amigos, porém obrigados a produzir açúcar
durante dez anos para garantirem a propriedade da terra.
c)
Territórios coloniais controlados pela Metrópole através de funcionários
especiais, os donatários.
d)
Reflexo da incapacidade econômica da Coroa em promover diretamente a
colonização, transferindo esse ônus à iniciativa privada.
e) Os
elementos que permitiram a consolidação da aliança entre o rei e a burguesia,
iniciada com a expansão marítima.
09. A
organização do engenho exigia a utilização de numerosos trabalhadores na
produção açucareira, estimulando a escravidão, já adotada por Portugal nas
Ilhas Atlânticas, e que representava:
a) a
efetivação do sistema capitalista na periferia do sistema colonial, fundamental
para a acumulação de riquezas.
b) um
grande retrocesso para Portugal, que desde o Renascimento Humanista havia
abolido a escravidão de seus territórios.
c) uma
contradição, pois nos países europeus desenvolvia-se a mentalidade liberal,
antiescravista.
d) um
choque com a Igreja Católica, contrária qualquer forma de escravidão, por
considerar que todos são filhos de Deus.
e) a
retomada do escravismo antigo, tal como no Império Romano, em que o escravo era
utilizado em atividades variadas.
10. Na
época da moagem de cana, os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em
turnos, proporcionando grandes lucros aos proprietários. Para os escravos esse
ritmo de trabalho era massacrante e em geral sobreviviam cerca oito anos nesse
regime. A partir do texto e de seus conhecimentos é correto:
a)
Durante a fase colonial, houve fugas de escravos dos engenhos e a formação, no
sertão brasileiro, de mocambos que se transformaram em quilombos.
b) Tal
situação determinou a ação dos latifundiários, no sentido de organizar
expedições para o aprimoramento de indígenas.
c) O
barateamento do preço de escravos, uma vez que a compra por parte dos
latifundiários tendeu a aumentar.
d) Essa
situação somente ocorreu no período de ocupação holandesa, pois a necessidade
de manter os lucros e os gastos militares sobrecarregava os escravos.
e)
Implementou-se no Brasil Colônia um sistema produtivo semelhante ao existente
nas indústrias européias, onde o operário é superexplorado.
Um comentário:
Resolução:
01. B 02. D 03. E 04. A
05. E 06. A 07. B 08. D
09. A 10. A
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