https://pt.slideshare.net/caifas04/histria-e-cultura-afro-brasileira-2
Tema: História e Cultura Afro-brasielira
Música – África – Palavra Cantada
Quem não sabe onde é o
Sudão
Saberá
A Nigéria, o Gabão,
Ruanda
Quem não sabe onde fica
o Senegal
A Tanzânia e a Namíbia
Guiné-Bissau?
Todo o povo do Japão
Saberá
De onde veio o leão de
judá
Alemanha e Canadá,
saberão
Toda a gente da Bahia,
sabe já
De onde vem a melodia,
do ijexá
O sol nasce todo dia,
vem de lá
Entre o Oriente e o
Ocidente
Onde fica?
Qual a origem da gente?
Onde fica?
África fica no meio do
mapa do mundo
Do Atlas da vida
Áfricas ficam na África
que fica lá
E aqui África ficará
Basta atravessar o mar
Pra chegar
Onde cresce o Baobá
Pra saber
Da Floresta de Oxalá
E malê
No deserto de Alah
Do ilê
Banto mulçumanamagô,
Yorubá
Entre o Oriente e o
Ocidente
Onde fica?
Qual a origem da gente?
Onde fica?
África fica no meio do
mapa do mundo
Do Atlas da vida
Áfricas ficam na África
que fica lá
E aqui África ficará
1 – A canção acima apresenta aspectos
culturais do continente africano. Com base nas informações e interpretação
canção assinale a alternativa correta:
a) A canção aborda a temática da
exploração colonial europeia no século XV no continente africano.
b) Os aspectos culturais presentes na
canção nos faz pensar que a cultura do continente africano é igual para todos o
seu território.
c) A canção nos apresenta a diversidade
cultural presente no continente africano e parte de suas peculiaridades como,
por exemplo, a origem do homem, religiosidade, características geográficas,
etc.
d) A canção enaltece a cultura africana
em detrimento das culturas europeias.
2 – Assinale a alternativa correta sobre
a interpretação da canção África, apresentada acima.
a) O continente africano tem como base
religiosa o cristianismo.
b) O continente africano tem como base
religiosa o islamismo.
c) O continente africano apresenta uma
diversidade religiosa, pois temos diversas religiões presentes no território.
d) Os contos africanos são
exclusivamente de origem oral.
3 – Países africanos que falam a língua
portuguesa:
a) Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São
Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Equatorial.
b) Angola, Sudão, São Tomé e Príncipe,
Cabo Verde e Guiné Equatorial.
c) Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São
Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Ruanda.
d) Angola, Serra Leoa, República Centro
Africana e Congo.
4 – No Brasil esse termo significa: “professor,
senhor. Termo usado no Brasil para designar os negros muçulmanos que sabiam ler
e escrever em língua árabe.”
a) Malê
b) Iorubá
c) Baobá
d) Orixá
5 - A construção de estereótipos, na
maioria das vezes negativos, criam empecilhos para que a população brasileira,
majoritariamente descendente de africanos, reconheça uma de suas matrizes formadoras. Assinale a
alternativa que representa os estereótipos mais comuns ao se retratar os países
africanos:
a) Visão estereotipada que apresenta o
território africano como sendo o centro da cultura ocidental em detrimento das
demais culturas ocidentais e orientais
b) Visão estereotipada: três "Ts" (tribo, tambor e Tarzan),
que corresponde ao imaginário criado a um continente supostamente exótico,
primitivo, miserável, ignorante e violento.
c) Visão reducionista que mostra os
povos subsaarianos como superiores aos demais povos africanos.
d) Visão teocrática, pois aborda as
religiões africanas como universais e salvíficas.
6 – Leia o mapa a seguir:
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