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1 - (UnB) A Reforma Protestante rompeu a
unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na
igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esse respeito, julgue os itens
adiante.
a) O combate ao lucro e à usura, bases
da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média,
mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas
na sociedade.
b) As ideias de Lutero centravam-se na
salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além
de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.
c) Exaltando o trabalho e a poupança na
conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela
burguesia mercantil.
d) A Contrarreforma significou a
tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais:
abrandamento da hierarquia clerical e da autoridade papal, tolerância quanto
aos hereges e abandono das práticas de censura.
2 - (UNESP) "Galileu, talvez
mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência
moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para
sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter
expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la
através da observação do mundo real." (Stephen Hawking, "Uma breve
história do tempo") O
"famoso conflito com a Igreja católica" a que se refere o autor
corresponde:
a) à decisão de Galileu de seguir as
ideias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências
modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela
Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater a
autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja. d) à crítica
de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à
observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da cultura
grega da antiguidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências
naturais.
3 - (UERJ) “No meio de pestes
terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas lutas civis, numa Europa
Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas da conjuntura econômica, a
Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o abismo. Mas o século XVI viu-a
recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e mostrar à luz do dia o escandaloso
espetáculo de ódio entre os seus filhos”. (DELUMEAU, J. A Civilização do
Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.)
O texto acima refere-se à conjuntura do seguinte processo histórico:
a) Iluminismo
b) Liberalismo
c) Reforma Religiosa
d) Revolução Filosófica e Científica
4 – (UNB-PAS/2015) O contexto de
afirmação dos Estados nacionais modernos, de que Maquiavel seria intérprete
primoroso, é o de importantes rupturas na história europeia. No campo da
religião, por exemplo, rompe-se a unidade da Cristandade, fato que também terá
repercussões políticas e econômicas. No que se refere à Reforma Protestante e à
reação católica, assinale a opção correta.
a) A Reforma Protestante iniciou-se na
Suíça, com Calvino, um líder religioso tolerante e aberto ao diálogo com as diversas
manifestações cristãs.
b) Mais que líder religioso reformador,
Lutero envolveu-se em lutas revolucionárias ao lado dos camponeses alemães em
luta contra os príncipes.
c) Na Inglaterra, sob Henrique VIII, a
criação da Igreja Anglicana representou um golpe na influência política e econômica
do papado no país.
d) Com a criação da Companhia de Jesus,
a Igreja Católica organizou sua reação ao protestantismo, centrando-a na ação
militar, e não doutrinária
5 - (FCC-SP) – O Ato de Supremacia,
promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:
a) divulgar intensamente a doutrina
calvinista no país, sobretudo na região da Escócia.
b) iniciar a expansão externa, formando,
assim, as bases do império colonial inglês.
c) promover a reforma anglicana, ao
mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.
d) implantar o catolicismo no reino, o
que foi acompanhado de repressão aos reformistas.
e) restaurar os antigos direitos
feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215.
6 - (Puccamp) O contexto no qual se
desenvolve a chamada Reforma Protestante, no século XVI, inclui divergências
entre monarcas, mercadores e o papa da Igreja Católica. O relativo sucesso das
novas tendências religiosas está na maneira como responderam a esses conflitos
em atenção aos interesses emergentes, tais como,
a) o reforço emprestado pelas ideias
luteranas à crença no purgatório e a exclusividade dos príncipes na interpretação
dos textos sagrados pretendida por Calvino.
b) o confisco dos bens da Igreja
Católica, segundo as ideias de Lutero e a posição calvinista em relação à livre
interpretação da Bíblia.
c) a ênfase luterana no culto de imagens
e a condenação de Calvino ao uso de idiomas locais na celebração de missas.
d) a defesa luterana de que a igreja
fosse submetida aos príncipes e a ideia de Calvino de que todo tipo de trabalho
agradaria a Deus.
e) o incentivo de Lutero ao domínio da
leitura entre os fiéis, para que todos interpretassem a Bíblia e o livre
comércio de indulgências.
7 - (UFPR) "Se não existissem leis
e governos, uma vez que o mundo é mau e apenas um ser humano em mil é um
verdadeiro cristão, as pessoas se destruiriam umas às outras e ninguém seria
capaz de sustentar sua mulher e seus filhos, de se alimentar e servir a Deus. O
mundo tornar-se-ia um deserto. E assim Deus instituiu dois governos, o governo
espiritual, que molda os verdadeiros cristãos e as pessoas justas por meio do
Espírito Santo sob Cristo, e o governo secular, que reprime os maus e os não
cristãos e os obriga a conservarem-se exteriormente em paz e permanecerem
quietos, gostem ou não gostem disso." (Martinho Lutero. "Sobre a autoridade
secular: até que ponto se estende a obediência a ela?" Trad. de Hélio M.
L. de Barros e Carlos E. S. Matos. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 16.)
Sobre o contexto da Reforma Protestante
e as ideias de Lutero sobre o poder temporal, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Dando continuidade ao pensamento
político de Santo Agostinho, Lutero reforça a autoridade dos príncipes,
legitima o domínio que exercem sobre os súditos e compartilha com os monarcas
as ideias a respeito da centralização do poder.
b) Lutero, por assumir uma posição de
conservadorismo político e defender a teoria da resistência passiva dos
cristãos, condenou com veemência as revoltas camponesas na Alemanha.
c) Ao fundamentar sua teologia na
justificação pela fé, Lutero desenvolveu uma definição pessimista da
humanidade, que se confrontava com a definição humanista. Isso ficou evidente
na polêmica que manteve com Erasmo, em torno do livre-arbítrio.
d) Apesar de se colocarem em campos
teológicos e doutrinários completamente opostos, a Reforma Protestante e a
Reforma Católica tinham um objetivo comum: responder às demandas espirituais da
época e aplacar as inquietações da consciência cristã.
e) As guerras religiosas do século XVI
uniram católicos e protestantes contra a ameaça turca e o Islã.
8 - (Ufg) "A grande guerra dos anos
posteriores a 1580 trava-se, na verdade, pelo domínio do oceano Atlântico, que
se tornou o centro da terra. Coloca-se a questão de saber se o Oceano
pertencerá à Reforma ou aos Espanhóis, à gente do Norte ou aos Ibéricos, porque
é exatamente do Atlântico que se trata desde então." (BRAUDEL, Fernand.
"O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico". São Paulo: Martins Fontes,
1984. v. II. p. 38.)
O texto acima refere-se às rivalidades
europeias no início da Idade Moderna. O espaço desses embates transfere-se do mar
Mediterrâneo para o Atlântico. Sobre tais disputas, pode-se afirmar:
a) As lutas entre protestantes e
católicos espalharam-se pelo território europeu: os huguenotes na França, os
calvinistas na Suíça, os puritanos e os anglicanos na Inglaterra e os luteranos
no Sacro Império Romano Germânico revoltaram-se contra o princípio da
infalibilidade do papa.
b) No século XVI verificou-se o
progresso da unidade europeia. Os poderes tradicionais, o Papado e o Império
saíram reforçados após os conflitos com as monarquias nacionais.
c) Na luta contra a intolerância
religiosa, a opressão fiscal, a regulamentação mercantilista e a centralização
administrativa, as Províncias Unidas dos Países Baixos combateram a Espanha de
Felipe II.
d) A nobreza e os assalariados sofreram
as consequências da deflação: uma baixa geral dos preços foi sentida em toda a
Europa em decorrência dos fluxos de metais preciosos americanos.
9 - (Unespar 2016) Sobre os elementos
que caracterizaram a Reforma Católica, também conhecida como contrarreforma,
ocorrida no século XVI, é CORRETO afirmar que:
a) A
aproximação com os líderes da reforma religiosa, especialmente Thomas Muntzer,
que defendia uma igreja renovada e mais próxima do povo;
b) A
criação da Companhia de Jesus, o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício e
a criação de uma lista de livros proibidos, chamada de Index Librorum
Prohibitorum;
c) A
expansão da Igreja católica, especialmente pelos continentes da América e Ásia,
contando com as alianças realizadas com luteranos e calvinistas, de modo a
levar ao mundo uma nova Igreja instituída a partir do Concílio de Trento em
1545;
d) A
partir do Concílio de Trento foi definido que a Igreja Católica mudaria suas
ações, aproximando-se da população e abandonando antigas práticas como as
realizadas pela Inquisição, mas buscando a conversão sincera dos pecadores;
e) A
expansão do catolicismo pelo Novo Mundo descoberto pelos ibéricos, reforçando
um dos princípios da Igreja católica renovada com o Concílio de Trento: a
predestinação, responsável por explicar o destino dos homens na Terra.
10 - (ENEM-2003) - Jean de Léry viveu na
França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras de
religião opuseram católicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco
da cidade de Sancerre por tropas católicas.
(...) desde que os canhões começaram a
atirar sobre nós com maior frequência, tornou-se necessário que todos dormissem
nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado
pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens
americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente
imitado por todos os nossos soldados. de tal maneira que a caserna logo ficou
cheia deles. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira
é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas
(...). Neste texto, Jean de Léry
a) despreza a cultura e rejeita o
patrimônio dos indígenas americanos.
b) revela-se constrangido por ter de
recorrer a um invento de “ selvagens”.
c) reconhece a superioridade das
sociedades indígenas americanas com relação aos europeus.
d) valoriza o patrimônio cultural dos
indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades.
e) valoriza os costumes dos indígenas
americanos porque eles também eram perseguidos pelos católicos.
“O verdadeiro pastor tem duas vozes: uma
para chamar as ovelhas e outra para espantar os lobos devoradores”.
João Calvino
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