terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tiradentes: Um herói de todos os governos?

Análise do filme: TIRADENTES, WARNER HOME VÍDEO 1998
Texto: FURTADO, João Pinto. O manto de Penélope. História, mito e memória da Inconfidência Mineira. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

   O filme apresenta uma visão da historiografia oficial sobre Tiradentes. O filme mostra Tiradentes com um homem extremamente ligado ao pensamento de herói e mártir, além de colocar outros inconfidentes como responsáveis pelo pensamento de liberdade em seu sentido nacional, no entanto de acordo com o texto de J. P. Furtado a ideia de liberdade que uniam os conjurados era a liberdade sobre as dívidas para com a Coroa portuguesa. A visão que o filme passa é de que todos os inconfidentes eram e tinham interesses em comum, mas as novas pesquisas apontam para um único interesse em comum entre eles: a questão da derrama, o débito para com Portugal. A Inconfidência Mineira foi, ou seria, um movimento elitista. Por que seria? Seria pelo fato de ter sido abortada antes de sua execução. O filme deixa um pouco vago aspectos que dizem respeito ao patrimônio dos conjurados e é nesse ponto que o mito Tiradentes pode ser desmentido. Tiradentes é colocado como homem pobre e no filme mostra um pouco disso, mas as novas pesquisas indicam um homem com poses consideráveis para seu tempo. No filme Tiradentes é a imagem de Cristo, em uma cena quando está dentro da Igreja, entra uma encenação da Via Sacra de Cristo e fica de frente para ele , a pessoa que interpreta Cristo o fita e os dois passam alguns segundos trocando olhares, com essa cena fica no imaginário popular que Tiradentes era um mártir. outros aspectos não estão presentes no filme e são abordados no texto. No filme, nos parece que somente Tiradentes teria sofrido penalidades, mesmo com alguns dos outros conjurados sendo punidos. Mas vários deles também sofreram punições, porém mais brandas que a figura de Tiradentes que foi condenado pelo crime de Lesa Majestade o que ocasionou em enforcamento e esquartejamento. Após vários anos, a figura de Tiradentes foi resgatada pelo militares da proclamação da república (1889), outrora pelos militares do golpe de 1964, e ainda pela direita que afirma o pensamento de herói para garantir o apoio do povo. Assim a figura de Tiradentes passou de apoio aos de direita e de esquerda dentro do imaginário nacional, mas sua luta era como inconfidente mineiro não buscava essa unidade nacional.





Por Eliphas Bruno

2 comentários:

Adinalzir disse...

Você está corretíssimo nas suas palavras. Prova que cada vez mais os mitos da História precisam ser desvendados. Acredito que está aí a grande chance para os historiadores que querem mudar a escrita da História. Em cada fato, sempre há alguma coisa para se descobrir...
Um grande abraço e valeu pela visita ao Saiba História!

Artigos de História disse...

Acesso sempre!
estou voltando a escrever e produzir!

Vamos desconstruir a história e construir um novo pensamento!!!!!