segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Exercícios sobre o império romano e suas características


1) Sobre o Império Romano assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
a) ( V ) ( F )
Em Roma no tempo do império o termo príncipe significava ser líder do Senado e o mais importante cidadão de Roma.
b) ( V ) ( F )
Além de ser chamado de príncipe, Otávio exigiu ser chamado de Augusto, que significava ser venerado.
c) ( V ) ( F )
Com o imperador Otávio Augusto teve fim a Monarquia e iniciou-se o Império (27 a.C).
d) ( V ) ( F )
A ascensão de Otávio Augusto ao poder deu início ao longo período de paz, denominado Pax Romana.
e) ( V ) ( F )
Otávio Augusto custeava boa parte da alimentação para população romana e isto era suficiente para manter todos bem alimentados.
f) ( V ) ( F )
Nero, um imperador pertencente à dinastia Júlio-Claudiana realizou uma importante reforma monetária.
g) ( V ) ( F )
Nero, Calígula, Tibério e Cláudio faziam parte da mesma dinastia. A dinastia Júlio-Claudiana (14-68 d.C.).
h) ( V ) ( F )
Sob o comando de Tito, em 70 d.C., Jerusalém foi invadida e seu templo destruído
i) ( V ) ( F )
Nerva, Trajano, Adriano, Antonio Pio, Marco Aurélio e Cômodo fazem parte da dinastia Antonina, (96-192).
j) ( V ) ( F )
Na dinastia Severa (93-253) os altos cargos administrativos e o Governo das Províncias eram distribuídos somente aos militares.

2) Sobre o capítulo 15 – Império Romano -  assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e caso julgue o item falso corrija-o em uma folha separada.
a) ( V ) ( F )
O Incêndio de Roma em 64 d.C. oi atribuído totalmente a responsabilidade do Imperador Nero.
b) ( V ) ( F )
Praticamente todos os imperadores romanos, em algum momento de seus governos, recorreram à violência para se manter no poder.
c) ( V ) ( F )
O mediterrâneo, também chamado de Mare Nostrum, era, na época, a principal via de comunicação e uma das principais vias de comércio.  
d) ( V ) ( F )
As Insulae eram em grande parte a moradia da população mais pobre, aonde esses edifício chegavam até 6 andares.
e) ( V ) ( F )
A higiene nos bairros mais pobres era exemplar até para nossas sociedades os dias atuais.
f) ( V ) ( F )
A grande maioria da população vivia em grandes mansões luxuosas e confortáveis.
g) ( V ) ( F )
A partir do século III o Império Romano começou a enfrentar sua maior crise e o único fator que influenciou a crise foi o declínio do escravismo.
h) ( V ) ( F )
O aumento generalizado dos preços dos aluguéis e dos alimentos contribuiu para o empobrecimento da população. 
i) ( V ) ( F )
Diocleciano tentou contornar a crise fazendo uma reforma na administração do Império que passava a ser uma tetrarquia, no entanto sua tentativa não resolveu os problemas.
j) ( V ) ( F )
Tanto o império romano do Ocidente como do Oriente acabaram em tempos próximos um do outro.
3) Explique o sistema de colonato?
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4) O Estado Romano edificou-se, passando por transformações prolongadas no tempo. A Monarquia cedeu lugar à República, que sofreu modificações por cinco séculos. O regime Imperial começou a ser estruturado a partir do ano 27 a.C. Explique de que maneira ocorreu o processo de queda da República Romana e advento do regime Imperial.
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5) As origens do sistema feudal remontam às sociedades romana e germânica. Entre os fatores que possibilitaram a formação desse sistema. Assinale a alternativa que representa estas características:
a. O Benefício, o Colonato, o Patronato e a Villa de origem romana.
b. O Benefício, o Cisma do Oriente e o Islamismo em expansão.
c. O "Comitatus" e a noção de realeza dos germânicos.
d. Os efeitos das várias invasões de povos africanos na Europa Ocidental.
e. O esvaziamento da autoridade real, favorecendo o poder de condes e de duques.

6) Entre os anos 509 e 31 a.C. se situa a segunda fase da história política de Roma, a República, sobre a qual podemos afirmar, corretamente, EXCETO:
a) possui um caráter essencialmente aristocrático.
b) o poder executivo, que antes pertencia ao Rei, passa a ser exercido por dois Cônsules.
c) o Senado se torna o principal órgão da República, e os membros dele vitalícios.
d) os patrícios, desde muito cedo, lutaram pela igualdade de direitos com os plebeus.
7) A República sustentava a população empobrecida de Roma? Justifique sua resposta.
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8) Sobre o Império Romano, até o século III d.C., é correto afirmar que
a) o direito à cidadania era exclusivo dos patrícios.
b) as normas jurídicas baseavam-se na ética do cristianismo.
c) a organização política possibilitou a criação da democracia nas cidades-estados.
d) o sistema econômico baseava-se na escravidão.
e) a cultura romana excluiu a herança do helenismo.
9) Neste depoimento, o Imperador Augusto (30a.C.-14d.C.) descreve a "Paz Romana", realização que assinala o apogeu da expansão do Império no Mediterrâneo:
Estendi os limites de todas as províncias do povo romano fronteiriças de nações que escapavam à obediência ao Império. Restabeleci a ordem nas províncias das Gálias, das Espanhas, na Germânia. Juntei o Egito ao Império, recuperei a Sicília, a Sardenha e as províncias além do Adriático.
(Adaptado de Gustavo Freitas, "900 textos e documentos de História", Lisboa, Plátano, s.d., v. 1, p.96-7.)
a) Qual foi o meio utilizado por Augusto para estabelecer a "Paz Romana"?
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b) Explique a importância do Mar Mediterrâneo para o Império Romano.
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c) Quais as formas de governo que antecederam a ascensão dos imperadores em Roma?
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10) Leia atentamente o texto a seguir:
“Como aquela era uma sociedade urbana, naturalmente a crise se manifestava mais claramente nas cidades, com lutas sociais, a contração do comércio e do artesanato, a retração demográfica, a pressão do banditismo e dos bárbaros. Assim, entende-se que os mais ricos se retirassem para suas grandes propriedades rurais (villae), onde estariam mais seguros e de onde poderiam obter praticamente todo o necessário.”
                                                                               Hilário Franco Junior
O fragmento de texto acima nos oferece elementos que permitem relacioná-lo ao período da História de Roma Antiga denominado:
a) Monarquia.
b) República.
c) Alto Império.
d) Baixo Império.
e) Crise da República.

Bons Estudos!!!
Professores: Eliphas Bruno 

2 comentários:

Lidiane Motta disse...

de que maneira ocorreu o processo de queda da republica romana e advento do regime imperial

Emanuelle Brito disse...

Qual a resposta do 1)?