1 - (Pucsp 2016) “Em termos
constitucionais mais convencionais, [na Atenas antiga] o povo não só era
elegível para cargos públicos e possuía o direito de eleger administradores,
mas também era seu o direito de decidir quanto a todos os assuntos políticos e
o direito de julgar, constituindo-se como tribunal, todos os casos importantes
civis e criminais, públicos e privados. A concentração da autoridade na
Assembleia, a fragmentação e o rodízio dos cargos administrativos, a escolha
por sorteio, a ausência de uma burocracia remunerada, as cortes com júri
popular, tudo isso servia para evitar a criação da máquina partidária e,
portanto, de uma elite política institucionalizada.” (M. I. Finley.
Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 37.)
A partir do texto, pode-se afirmar que a
democracia, na Atenas antiga,
a) limitava a atuação do conjunto da
sociedade nas decisões e nos assuntos políticos, que ficavam restritos à elite
intelectual e econômica.
b) reconhecia a necessidade da tripartição
do poder, com a separação e a isonomia entre o executivo, o legislativo e o
judiciário.
c) dependia do bom funcionamento do
aparato administrativo, composto por funcionários estáveis e por ampla
hierarquia burocrática.
d) permitia a ampla manifestação dos
cidadãos e tinha mecanismos que impediam a perpetuação das mesmas pessoas em
cargos administrativos.
2 -
(Fatec 2016) Em 2015, o noticiário internacional deu grande destaque à
Grécia, país europeu que vivia uma grave crise econômica e convocou a população
para decidir, via referendo, as medidas que deveriam ser adotadas pelo governo
para gerir a crise. Parte da imprensa destacou o caráter democrático de tal
medida e, em muitos textos, lembrou que os gregos foram os criadores da
democracia.
Assinale a alternativa que indica
corretamente quais são as principais diferenças entre as concepções de
democracia na Antiguidade grega e no mundo contemporâneo.
a) Na Antiguidade grega, a democracia
surgiu da necessidade de administrar países cada vez maiores; nas democracias
contemporâneas, a política ajuda a administrar unidades menores, como as
cidades.
b) Na Antiguidade grega, o espaço
reservado à atividade política eram os templos religiosos ou as residências das
pessoas mais importantes; nas democracias contemporâneas, a atividade política
se realiza no espaço público.
c) Na Antiguidade grega, política e
religião eram esferas sociais separadas; nas democracias contemporâneas, a
noção de cidadania vincula-se estreitamente às concepções religiosas.
d) Nas democracias contemporâneas, a
participação política é vinculada à renda, com o voto censitário; na Grécia
Antiga, apenas os proprietários de terras, homens e mulheres, tinham direito à
participação política.
e) Nas democracias contemporâneas, o
direito à participação política se estende a todos os grupos sociais; na Grécia
antiga, apenas os homens livres nascidos na pólis eram considerados cidadãos.
3 - (Uepa 2014) “No tempo de Péricles
(461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o
cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de
atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que
compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia
representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças,
nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes,
na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades
governamentais”. (BRAICK,
Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História: Das cavernas ao terceiro
milênio, 2ª Edição. São Paulo: Editora Moderna, 2010. p. 102). (adaptado)
Com base nesta informação, conclui-se
que, em Atenas, no período de Péricles:
a) a democracia se consolidou e atingiu
sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia[1],
isocracia[2] e
isegoria[3],
que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia
soberana.
b) a cidadania ateniense fundamentava-se
na igualdade de gênero, garantindo aos cidadãos o pleno direito à palavra
independente de sexo, impondo como limite a idade de dezoito anos.
c) a relação de poder entre funcionários
do Estado e a elite política ateniense assegurava a manutenção de um regime de
governo aristocrático no qual somente os homens exerciam o direito de
cidadania.
d) os cidadãos atenienses eram guiados
por uma burocracia estatal que impediu o rodízio dos cargos administrativos, de
modo que a liderança direta e pessoal era exercida por uma minoria de homens
jovens.
e) a concentração da autoridade na
assembleia possibilitou a criação de um regime de governo baseado no poder
pessoal, institucionalizando a oratória como competência mais importante para o
exercício da política nos tempos de Péricles.
4 - (Uece 2014) Tucídides relata em sua
obra “História da Guerra do Peloponeso”, que Péricles teria dito, em um
discurso a respeito da Democracia ateniense, o seguinte:
"Vivemos sob a forma de governo
que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos
de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que
depende não de poucos, mas da maioria, é democracia. Quando se trata de
resolver disputas privadas, todos são iguais perante a lei. Ninguém, na medida
em que é passível de servir o Estado, é mantido à margem da política por conta
da pobreza.” (TUCIDIDES
(c.460-c. 400 a.C.) História da Guerra do Peloponeso, Livro II, 37. Brasília;
Editora Universidade de Brasília, 2001. p.109.)
Sobre a Democracia ateniense, aclamada
por seus contemporâneos e por estudiosos de outras épocas, pode-se afirmar
corretamente que:
a) era representativa, uma vez que os
cidadãos escolhiam representantes que falavam por eles nas decisões políticas.
b) não apresentava caráter excludente,
pois nenhum habitante de Atenas ficava fora da participação nas decisões
políticas.
c) a representação era direta; cada
cidadão se representava independentemente de sua condição econômica.
d) foi um modelo copiado de Esparta,
cidade irmã de Atenas, onde floresciam a filosofia, o conceito de liberdade
individual e a participação popular.
5 - (Fuvest) Leia atentamente a
afirmação de Sólon abaixo:
"Ao povo dei tanto privilégio
quanto lhe bastasse,
nada tirando ou acrescentando à sua
honra;
Quanto aos que tinham poder e eram
famosos por sua riqueza,
também tive cuidado para que não
sofressem nenhum dano...
e não permiti que nenhum dos dois lados
triunfasse injustamente."
Sobre esse texto, é correto afirmar que
seu autor,
a) o dramaturgo Sólon, reproduz um
famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia
ateniense;
b) o demagogo Sólon, recorre à
eloquência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para
alcançar o poder;
c) o tirano Sólon, lembra como,
astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e
pobres às mesmas leis;
d) o filósofo Sólon, evoca de maneira
poética a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia
ateniense;
e) o legislador Sólon, exprime o orgulho
pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando governou a
cidade.
6 - (FGV) Leia o texto abaixo:
“Representando pequeno número em
relação às outras classes, eles estavam constantemente preparados para
enfrentar quaisquer revoltas, daí a total dedicação à arte militar. A
agricultura, o comércio e o artesanato eram considerados indignos para o […],
que desde cedo se dedicava às armas. Aos sete anos deixava a família, sendo
educado pelo Estado que procurava fazer dele um bom guerreiro, ensinando-lhe a
lutar, a manejar armas e a suportar as fadigas e a dor. Sua educação
intelectual era bastante simples […]. Aos vinte anos o […] entrava para o
serviço militar, que só deixaria aos sessenta, passando a viver no acampamento, treinando constantemente para as
coisas da guerra […]. Apesar de ser obrigatório o casamento após os trinta
anos, sua função era simplesmente a de fornecer mais soldados para o Estado.”
A transcrição anterior refere-se aos
cidadãos que habitavam:
a) Atenas.
b) Creta.
c) Esparta.
d) Chipre.
e) Roma.
7 - (UFSC) Assinale a única proposição
correta. Entre os povos indo-europeus, que foram os principais fundadores das
cidades-estado da Grécia clássica, encontram-se os:
a) sumérios, aqueus, eólios e godos.
b) aqueus, jônios, eólios e francos.
c) jônios, persas, aqueus e dórios.
d) eólios, vândalos, jônios e aqueus.
e) aqueus, dórios, jônios e eólios.
8 - (Enem 2012) No contexto da polis
grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo
confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto
esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas. (MAGDALENO, F. S. A
territorialidade da representação política: vínculos territoriais de
compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010). No texto, está relatado um exemplo
de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:
a) Direta.
b) Sindical.
c) Socialista.
d) Corporativista.
e) Representativa.
9 – (UNB-PAS 1ª ETAPA 2014) Considerando
a estrutura do Teatro Grego, assinale os itens em CERTO ou ERRADO:
a) Na Grécia Antiga, os dramaturgos
inspiravam-se no repertório mítico das lendas heroicas, que era transmitido
pela poesia e pela arte figurativa.
b) Na Grécia Antiga, as comédias e as
tragédias eram apresentadas a numerosa multidão em amplo teatro a céu aberto,
como o Teatro Epidauros, e eram consideradas um evento estético, religioso e
cívico.
[1] estado
dos que são governados pelas mesmas leis
[2] é uma
forma de governo em que todos os cidadãos têm igual poder político.
[3] Consiste
no princípio de igualdade do direito de manifestação. A todos os participantes
era dado o mesmo tempo para falar sem ser interrompido.
2 comentários:
Gabarito
1 d
2 e
3 a
4 c
5 e
6 c
7 e
8 a
9 – Letra a (certo) Letra b (certo)
Muito bom, professor!! Valeu
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